Por que Xógum não vai ganhar segunda temporada no Disney+?

Imagem de: Por que Xógum não vai ganhar segunda temporada no Disney+?
Imagem: Disney+
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão chegou ao fim nesta terça-feira (23), com a exibição do décimo e último episódio. Ela marca não apenas a conclusão da história de Anjin, Toranaga, Mariko e outros personagens, mas também o desfecho da série.

Sucesso de público e crítica, Xógum provavelmente não terá uma segunda temporada, ao menos da forma que a maior parte do público espera. Isso porque todo o enredo do romance Shogun lançado por James Clavell, livro no qual a história é baseada, foi coberto pelo seriado — sendo que a ideia desde o início era justamente fazer uma obra fechada e limitada.

"Quem leu o livro verá que é exatamente onde ele termina. Estamos empolgados sobre isso, porque é um final surpreendente que o Clavell escreveu, sendo lindamente ambíguo de uma certa forma. Mas, sabe, é esse tipo de história que contamos", diz o co-criador e showrunner da série, Justin Marks.

James Clavell, cineasta e escritor.James Clavell, cineasta e escritor.Fonte:  MUBI 

A produção foi criada pela FX e é exibida no Brasil pelas plataformas Star+ e Disney+, que vão se unir em um só serviço de streaming em breve. O elenco inclui nomes como Hiroyuki Sanada (John Wick 4: Baba Yaga), Anna Sawai (Velozes e Furiosos 9), Cosmo Jarvis (Peaky Blinders) e Tadanobu Asano (Thor).

As alternativas para o futuro de Xógum

Pelas declarações do elenco e de executivos ligados à série, não há interesse em fazer uma segunda temporada original, com uma história que continue de forma inédita o que foi contado por Clavell.

Por mais que Xógum não renda uma segunda temporada, entretanto, esse não é o fim da linha. Isso porque o autor James Clavell escreveu outros livros que podem ser adaptados para o streaming.

Hiroyuki Sanada (Toranaga) e Anna Sawai (Mariko) em cena de Xógum.Hiroyuki Sanada (Toranaga) e Anna Sawai (Mariko) em cena de Xógum.Fonte:  Disney+ 

As obras não são relacionadas com o universo de Xógum, mas ao menos uma delas — Gai-jin, escrita em 1993 — se passa no Japão de 1862 e teria maior semelhança com a produção da FX.

Outros sucessos literários do escritor incluem Tai-Pan, sobre disputas entre europeus e norte-americanos pelo comércio em Hong Kong, e King Rat, que aborda a sobrevivência de prisioneiros em uma prisão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Mesmo que as outras adaptações sejam confirmadas, é possível que a estreia demore. A produção de Xógum levou cinco anos ao todo, em um processo mais meticuloso e demorado que séries tradicionais. "Nós já estaríamos filmando a segunda temporada nessa altura", aponta Marks, dizendo que essa "não é uma série de TV normal".

Com o sucesso do seriado, a equipe está confiante de que seguiria por esse mesmo formato caso outra adaptação seja encomendada.

Assista Xógum no Star Plus

Widget de produto do Hub de Ofertas

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.