Os 11 personagens mais icônicos de filmes de terror
Outubro, o mês do Halloween, é o período ideal para celebrarmos os grandes personagens do cinema de terror. São vilões e heróis cheios de camadas que, há anos, conquistaram um espaço cativo no coração dos fãs do gênero e seguem nos cativando.
- Confira também: 14 melhores filmes de terror de 2023 (até agora)
Confira a seguir os 11 personagens mais marcantes de filmes que adoramos ver (e rever)!
11. Linda Strode, de Halloween
(Fonte: Park Circus)
Para começar, temos a final girl original de todos os filmes de horror: a Laurie Strode de Halloween, papel vivido pela atriz Jamie Lee Curtis. Ela apareceu já no filme original de 1978 e, desde então, nunca deixou de ser a vítima favorita de Michael Myers, embora ela sempre sobreviva aos seus ataques. Pura, bela e virginal, Laurie também é inteligente e bastante hábil para lidar com o seu maior inimigo.
10. Carrie, de Carrie - A Estranha
(Fonte: FOX)
Mais uma revisita aos clássicos: Carrie - A Estranha, de 1976, está entre as adaptações cinematográficas mais icônicas das obras de Stephen King. A personagem é uma garota excluída e oprimida por todos em sua volta, e que acaba caindo uma peça dos seus colegas: eles fingem que Carrie foi escolhida para ser a rainha do baile de formatura, apenas para humilhá-la quando ela estiver em cima do palco, na frente de todos.
Mas eles nem imaginam que a moça tem poderes paranormais. A cena catártica de Carrie coberta de sangue, sem dúvida, permanece na mente de todos que assistem ao filme. Soma-se a isso a interpretação magistral de Sissy Spacek.
9. Norman Bates, de Psicose
(Fonte: Shamley Productions)
Voltando o olhar ao cinema clássico, um dos personagens mais icônicos e assustadores que temos surgiu de um filme de Alfred Hitchcock: o Norman Bates de Psicose, de 1960. Vivido por Anthony Perkins no cinema, Bates tem uma figura bem assustadora (basta olhar o seu sorriso estranho na foto) e claras perturbações mentais causadas por uma relação estranha com a mãe.
Sem dúvida, a história de Norman Bates é fascinante, tanto que ela retornou em uma série, Motel Bates, em que o personagem é interpretado por Freddie Highmore (sua mãe, Norma, é vivida por Vera Farmiga, protagonista da franquia Invocação do Mal).
8. Zé do Caixão, de À Meia-Noite Levarei Sua Alma
(Fonte: Indústria Cinematográfica Apolo/Divulgação)
O brasileiro José Mojica Marins é chamado de pai do cinema de terror brasileiro por um motivo muito justo: foi ele quem criou o personagem Zé do Caixão, um coveiro sádico que, após se desiludir com a fé, torna-se um cético. Ele mente e mata em nome de um objetivo: achar uma "mulher superior" e gerar um filho que leva sua herança.
A figura assustadora de Zé do Caixão - com suas roupas sombrias e suas longas unhas - segue viva no imaginário dos brasileiros, e merece ser sempre lembrada e homenageada como um ícone do nosso cinema.
7. Michael Myers, de Halloween
(Fonte: GettyImages)
Michael Myers é um dos vilões mais antigos dos filmes de terror, e serviu como referência a todos os que vieram depois dele. Sua estreia no cinema foi em Halloween: A Noite do Terror, em 1978, cuja repercussão foi tão forte que fez a obra se estender para uma grande franquia.
Ele nasce como assassino em 1963 quando, durante a noite de Halloween, Michael Myers tem um surto e mata sua irmã mais velha. Ele é enviado para um reformatório e escapa apenas quinze anos depois, quando entra em contato com a babá Laurie Strode, que se torna sua presa favorita. Desde então, o monstro segue buscando novas vítimas para matar.
6. Sidney Prescott, de Pânico
Divulgação/ParamountFonte: Cinepop
Sidney Prescott é uma exceção: uma final girl que sobreviveu. A personagem de Neve Campbell em Pânico se tornou realmente icônica desde o primeiro filme da série, por questionar os clichês dos filmes de terror e bater de frente com o assassino Ghostface de uma forma muito corajosa.
Ou seja, Sidney vai além da vítima e se tornou uma sobrevivente que consegue dar as cartas para o seu maior inimigo, tornando-se alguém digno de nota dentro do gênero.
5. Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo
(Fonte: Playartte Pictures)
Obviamente, é impossível pensar em personagens de terror sem mencionar Freddie Krueger, o sujeito monstruoso que mata dentro dos sonhos na franquia A Hora do Pesadelo, de Wes Craven. Depois de ser queimado vivo, Freddie "reviveu" em outro plano e agora busca novas vítimas.
É até engraçado imaginar que um assassino cruel possa ter se tornado até querido pelos fãs. Mas, com Freddie Krueger, isso foi possível. Também ajuda o fato de que ele tem uma caracterização icônica: está sempre com o mesmo chapéu, um blusão listrado e sua famosa luva equipada com lâminas. O ator Robert Englund também conseguiu interpretar a figura sempre de forma marcante e mesmo divertida.
4. Ash Williams, de Uma Noite Alucinante
(Fonte: Renaissance Pictures)
Vivido pelo ator Bruce Campbell, Ash Williams é o protagonista de Uma Noite Alucinante, filme dirigido por Sam Raimi em 1981. O personagem é uma espécie de anti-herói que equilibra humor, ação e terror dentro dessa franquia que também ganhou uma série.
Ash é cativante e atrapalhado na medida certa, e sua personalidade vai evoluindo à medida que os filmes da franquia Evil Dead foram produzidos. Por isso, ganhou uma cadeira cativa entre os grandes personagens do terror.
3. Hannibal Lecter, de O Silêncio dos Inocentes
(Fonte: GettyImages)
E no que diz respeito a serial killers, poucos se tornaram tão conhecidos e assustadores quanto o doutor Hannibal Lecter, o psiquiatra canibal de O Silêncio dos Inocentes. O personagem ganhou vida nos romances de Thomas Harris, e encontrou sua interpretação mais marcante com Anthony Hopkins, que ganhou o Oscar de melhor ator por sua performance.
Com sua elegância, inteligência e erudição, o doutor Lecter é igualmente fascinante e assustador. Para completar, o personagem encontrou na TV uma outra interpretação tão magnética quanto a feita por Anthony Hopkins, na interpretação dada pelo ator dinamarquês Mads Mikkelsen na série Hannibal.
2. Chucky, de Boneco Assassino
(Fonte: Universal/Divulgação)
O boneco Chucky chegou ao mundo no filme Brinquedo Assassino, de 1988. Desde então, ele virou um personagem icônico de terror. Seu surgimento trouxe uma nova faceta ao gênero: a existência de monstros com aspecto infantil e inocente.
O sucesso foi tanto que Chucky ganhou vários filmes e até uma noiva. Recentemente, recebeu também uma série, que tem sido elogiada. O boneco macabro se tornou a marca de uma das franquias de terror mais longevas de todos os tempos, e tem fãs no mundo todo.
1. Patrick Bateman, de Psicopata Americano
(Fonte: Lionsgate/Divulgação)
Por fim, temos Patrick Bateman, o protagonista de Psicopata Americano, adaptação cinematográfica do livro escrito por Bret Easton Ellis em 1991. Vivido por Christian Bale, o personagem é um yuppie que mora em Manhattan e trabalha em Wall Street.
Obcecado por dinheiro, status e sua aparência, Bateman parece ser, à primeira vista, apenas mais um executivo ambicioso dos anos 1980. Mas ele tem um lado sombrio: nos tempos livres, é um serial killer capaz de fazer coisas horríveis com suas vítimas.
Vai aproveitar o Halloween com aquele amigo que não é fã de terror? Então confira 9 filmes para assistir com quem odeia terror!
--
Teste Grátis o Amazon Prime
Categorias