Ahsoka Tano e outras personagens femininas que marcaram Star Wars
Na década de 1970, George Lucas era um diretor de cinema iniciante com grandes ideias e lutando para conseguir reconhecimento. Apaixonado por Flash Gordon, George tentou adquirir seus direitos para fazer um filme sobre o personagem que influenciou sua infância. Sem sucesso, o diretor decidiu escrever sua própria ópera espacial, que mesmo com um orçamento considerado baixo, se tornou um grande sucesso e um fenômeno cultural.
De lá pra cá, Star Wars virou um império e o universo foi expandido para novas trilogias de filmes, séries animadas, séries em live-action, jogos, livros, quadrinhos etc. E com tantas histórias, várias personagens femininas deixaram sua marca nas sagas, entre elas Ahsoka Tano, que ganhou sua própria série.
Conheça um pouco mais sobre Ahsoka e outras 6 personagens femininas fundamentais para Star Wars.
Ahsoka Tano
Fonte: (Fonte: Disney+/Divulgação)
Ahsoka surge pela primeira vez no universo Star Wars no filme animado Star Wars: A Guerra dos Clones (2008). Inicialmente ela aparece como uma jovem aprendiz de Anakin, que ainda não tem noção das consequências de suas ações.
A personagem foi desenvolvida e ganhou espaço no time principal da série animada de mesmo título, que durou de 2008 a 2014. Foi lá que ela se tornou uma favorita dos fãs, tornando-se uma figura central na luta contra o surgimento do Império.
A força da personagem foi tanta que ela ganhou sua própria série em Live-Action, exibida pelo Disney Plus, onde é interpretada pela atriz Rosario Dawson.
Leia Organa
Fonte: (Fonte: IMDb/Reprodução)
Quem vê o filme original de Star Wars (1977) pode até achar que a história será um clássico conto de heróis que vão resgatar uma princesa indefesa. Mas isto só dura até a Princesa Leia roubar a cena e se mostrar como uma líder na hora de salvar os heróis.
Vivida pela atriz Carrie Fisher, Leia Organa foi crucial para sedimentar o caminho para heróis femininas no mundo da ficção científica, até então, dominado por homens. A atriz reprisou o papel como a princesa na trilogia original e apareceu na trilogia de sequels, quando infelizmente faleceu. Para complementar sua participação na história, cenas deletadas e efeitos especiais foram utilizados.
Padmé Amidala
Fonte: (Fonte: IMDb/Reprodução)
Quando foi anunciado o Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), muitas questões foram levantadas sobre os personagens e o rumo da história. Por ser um prequel (se passar antes da história original) os acontecimentos teriam que, invariavelmente, caminhar em uma direção. Mas isso não significou que eles não foram inventivos.
Natalie Portman foi escolhida para dar vida a Padmé Amidala, mãe de Luke e Leia, e Rainha de Naboo. Mas, seguindo os passos dos filmes originais, a personagem foi instrumental em cenas de ação e principalmente nos conflitos políticos retratados na trilogia prequel.
Rey
Fonte: (Fonte: IMDb/Reprodução)
Vivida pela atriz Deisy Ridley, Rey é a protagonista da trilogia sequel de Star Wars. Ela é apresentada inicialmente como uma órfã que sobrevive coletando e vendendo peças de lixo espacial em um planeta distante. Mas acontecimentos fazem ela perceber sua conexão com a força e levantar a questão sobre sua relação com alguns dos personagens mais poderosos da galáxia.
Rey aparece em Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015), Episódio VIII – Os Últimos Jedi (2018) e Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019).
Mon Mothma
Fonte: (Fonte: Disney+/Divulgação)
Mon Mothma apareceu inicialmente com um pequeno papel com uma das líderes da Aliança Rebelde no filme Retorno de Jedi (1986), interpretada pela atriz Caroline Blakiston. A personagem, porém, voltou a ganhar importância no universo expandido de Star Wars, tanto na série animada A Guerra dos Clones quanto na Série Star Wars Rebels.
Ela também apareceu nos filmes Rogue One: Uma História Star Wars, e nas séries live action Andor e Ahsoka, nestes casos a personagem é interpretada pela atriz Genevieve O'Reilly.
Maz Kanata
Fonte: (Fonte: IMDb/Reprodução)
Apesar de ser gerada por computador, a personagem de Maz Kanata foi interpretada por Lupita Nyong'o através da captura de movimentos e da dublagem. Ela aparece no filme O Despertar da Força e nos filmes subsequentes da nova trilogia, apesar de inicialmente aparentar ter um grande importância, a personagem acabou “esquecida” entre tantos outros caminhos que a história da saga tomou.
Jyn Erso
Fonte: (Fonte: IMDb/Reprodução)
Vivida pela atriz Felicity Jones, Jyn Erso é a protagonista do filme Rogue One: Uma História Star Wars (2016). O filme foi o primeiro a ser lançado nos cinemas sem fazer parte das trilogias e foi um grande sucesso, ultrapassando US$ 1 bilhão nas bilheterias.
A história se passa entre o Episódio III e o Episódio IV, conectando duas eras diferentes do universo. No filme, Erso lidera um grupo de rebeldes em busca dos planos para destruir a maior arma que o Império já construiu.
Filmes e Séries Star Wars no Disney Plus
O Disney Plus possui o catálogo completo de filmes e séries do universo Star Wars. Então, se você é fã e quer maratonar as produções, ou ainda não conhece e ficou curioso, assine o streaming e aproveite!
Fontes
Categorias