Harry Potter: 10 fatos e curiosidades sobre o personagem

Imagem de: Harry Potter: 10 fatos e curiosidades sobre o personagem
Imagem: Warner Bros
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Dia 31 de julho marca a data de aniversário do bruxinho mais famoso do mundo. Harry Potter teria nascido neste dia no ano de 1980 — o que significa que o personagem mais célebre da autora britânica J.K. Rowling completa hoje 43 anos de idade.

Para celebrar esta data especial para os fãs da franquia, compartilhamos aqui 10 curiosidades sobre Harry Potter. Confira mais detalhes sobre o icônico personagem que protagonista a saga de fantasia, que ganhará uma série no HBO Max.

1. Harry Potter e Voldemort são parentes distantes

(Fonte: Warner Bros.)(Fonte: Warner Bros.)Fonte:  Warner Bros. 

Sim, segundo a história, Harry tem um parentesco distante com o seu pior inimigo. O sobrenome Potter descende da família bruxa de Ignotus Peverell e Linfred Stinchcombe. A relação entre Harry e Voldemort vem do lado da família Peverell.

A Casa de Gaunt era composta por uma família descendente de Cadmo, irmão de Ignotus Peverell, e de Salazar Sonserina. É nesta casa em que as duas linguagens se encontram. Voldemort, como todos sabem, é um herdeiro da Sonserina. Por isso, eles têm alguma ligação.

2. Originalmente, Draco seria amigo de Harry

A autora J.K. Rowling compartilhou em uma de suas palestras que, inicialmente, Draco queria ser amigo de Harry. Aparentemente, a família de Draco e os Comensais da Morte pensaram que Harry Potter seria um grande bruxo das trevas por ele ter sobrevivido a um ataque de Voldemort. Eles ficaram profundamente decepcionados quando descobriram que Harry não tinha essa índole, e transformaram esse sentimento em raiva.

3. J.K. Rowling aniversaria junto com o bruxinho

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

J.K. Rowling, a autora de de toda a série Harry Potter, nasceu em 31 de julho de 1965 em Bristol, na Inglaterra. Ou seja, a criadora fez a "criatura" nascer no dia do seu aniversário. Ambos, portanto, são do signo de Leão.

Rowling contou que, inicialmente, imaginou que Harry Potter nasceria em outra data, mas acabou vinculando-se ao personagem principal de sua saga compartilhando com ele sua data de nascimento.

4. Haley Joel Osment quase viveu Harry Potter

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

É quase impossível imaginar Harry Potter sem pensar no rosto do ator britânico Daniel Radcliffe. Mas saiba que ele quase foi vivido por Haley Joel Osment, que fez o menininho do filme O Sexto Sentido.

A ideia era de Steven Spielberg. J.K. Rowling vendeu os direitos de Harry Potter para a Warner Bros em 1998, e Spielberg foi cogitado para dirigir o filme. Sua ideia era juntar vários livros em uma única história e colocar Haley Joel Osment para estrelar. Mas Rowling foi inflexível: disse que a história precisava de um elenco britânico.

5. Harry Potter recebeu o nome dos vizinhos de J.K. Rowling

Perguntada sobre de onde tirou o nome do bruxinho, J.K. Rowling já deu a real: ela se inspirou em seus vizinhos. Sua declaração foi: “Harry sempre foi meu nome de menino favorito, então se minha filha fosse um filho, ele seria Harry Rowling. Aí eu teria que escolher um nome diferente para 'Harry' nos livros porque seria muito cruel dar a ele o nome do meu próprio filho. 'Potter' era o sobrenome de uma família que morava perto de mim quando eu tinha sete anos, e sempre gostei do nome, então peguei emprestado".

6. Michael Jackson queria fazer um musical sobre Harry Potter

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

J.K. Rowling já contou que Michael Jackson tentou convencê-la a transformar seus romances em um musical completo. No entanto, a escritora não achou que a ideia funcionaria e recusou a proposta.

Em entrevista para Oprah Winfrey, ela declarou: “Michael Jackson queria fazer um musical. Eu disse não para muitas coisas, pois só queria fazer o que sabia que seria incrível". No fim, a ideia nunca saiu do papel.

7. Harry e Hermione quase ficaram juntos

Em uma entrevista, J.K. Rowling disse que se arrependeu de não ter criado um romance de Hermione com Harry, ao invés de Ron. Ela explicou: “eu escrevi a relação Hermione/Ron como uma forma de realização de desejo. Por razões que têm muito pouco a ver com literatura e muito mais a ver com eu me apegando ao enredo como eu o imaginei, Hermione acabou com Ron. Eu sei, desculpe, posso ouvir a raiva e a fúria que isso causou em alguns fãs. Foi uma escolha que fiz por motivos muito pessoais, não por motivos de credibilidade".

8. Harry Potter e Dudley Dursley conviveriam até hoje

(Fonte: Warner Bros.)(Fonte: Warner Bros.)Fonte:  Warner Bros. 

É até estranho imaginar Harry Potter na idade adulta compartilhando algum tipo de amizade com seu primo mimado Dudley Dursley. Mas, segundo J.K. Rowling, se a história continuasse, isso provavelmente aconteceria.

Em uma entrevista de 2007, Rowling explicou o que imaginava para o futuro deles: “Harry e Dudley ainda se veriam o suficiente para se enviar cartões no Natal, mas eles se visitariam mais por um senso de dever e sentariam em silêncio para que seus filhos pudessem ver seus primos". Ou seja, não seriam exatamente amigos, mas conviveriam pacificamente.

9. A morte da coruja Edwiges foi um marco na infância de Harry Potter

Quando a coruja Edwiges foi morta acidentalmente no filme As Relíquias da Morte, todos ficaram chocados - incluindo Harry Potter. Isso porque o vínculo entre dois era muito forte. Por isso, muitos fãs consideraram este desfecho cruel.

Em uma entrevista, J.K. Rowling pontuou que quis marcar a morte trágica de Edwiges como o ponto do fim da inocência infantil do bruxo, encerrando de vez a sua infância. Assim, Harry pode amadurecer na sequência da história.

10. O ator que o interpretou teve problemas com álcool

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Harry Potter parece ser tão bonzinho que parece até difícil imaginar que seu intérprete, o ator Daniel Radcliffe, teve um sério problema de abuso de álcool. Ele disse que o consumo da bebida foi potencializado pela timidez e ansiedade: “eu vivia em constante medo de quem eu encontraria, o que eu poderia ter dito a eles, o que eu poderia ter feito com eles, então eu ficava em meu apartamento por dias e bebia sozinho. Eu era um recluso aos 20".

Uma das pessoas que o ajudou para superar a dependência de álcool foi o ator Gary Oldman, que faz o personagem Sirius Black nos filmes.

--

Box Harry Potter Edição Premium, J. K. Rowling

Widget de produto do Hub de Ofertas

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.