WandaVision: diretor e roteirista falam dos momentos finais
O último episódio de WandaVision respondeu muitas das perguntas que foram abertas durante a série, mas também criou novas questões. Confira o que o diretor e o roteirista do seriado, Matt Shakman e Jac Schaeffer, têm a dizer sobre essas perguntas e os momentos finais da produção.
Atenção! Este texto contém spoilers de WandaVision
Os 5 estágios do luto
Fonte: Marvel Studios/ReproduçãoFonte: Marvel Studios/Reprodução
Em entrevista para a Entertainment Weekly, Matt Shakman afirma que a série completou a sua história principal, o luto de Wanda. De acordo com o diretor, eles tiveram como base os 5 estágios desse momento de dor: negação, raiva, barganha, depressão e finalmente, aceitação.
É isso que a Vingadora faz no final. Ela aceita que não pode mais continuar com essa fantasia e que precisa dizer adeus ao Visão. Além disso, ela também aceita o seu papel como Feiticeira Escarlate e o seu lugar no mundo.
WandaVision e as pistas para o futuro da Marvel
Fonte: Marvel Studios/ReproduçãoFonte: Marvel Studios/Reprodução
As cenas pós-crédito do último episódio deixaram claro que a série se conecta diretamente com Capitã Marvel 2 e Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura.
Segundo Shakman, ele trabalhou bem próximo dos times criativos dos dois longas. Inclusive, alguns produtores e roteiristas de WandaVision fazem parte da equipe que irá continuar a história de Carol Danvers no cinema.
>>> Saiba mais: WandaVision: entenda o final da série e próximos passos da Marvel
Cenas deletadas
Fonte: Marvel Studios/ReproduçãoFonte: Marvel Studios/Reprodução
Quanto às cenas que não foram ao ar, o diretor afirma que gravar um episódio final é muito difícil, pois existem muitos arcos para resolver. Como, no fim, a história era sobre Wanda e Visão, eles não quiseram fugir muito disso.
Contudo, Shakman conta que uma das cenas deletadas era muito engraçada. Envolvia o coelho de Agatha, Señor Scratchy, se transformando em um demônio e perseguindo as crianças, Monica e Ralph no porão da bruxa.
Por que Wanda estava transmitindo sua série?
Fonte: Marvel Studios/ReproduçãoFonte: Marvel Studios/Reprodução
Uma das perguntas que ficaram sem resposta é por que a Wanda transmitiu a sua vida com Visão, em formato de sitcom, se ela queria ser deixada sozinha? Em entrevista para TV Insider o roteirista, Jac Schaeffer, teoriza que a Feiticeira Escarlate queria uma testemunha para o que estava fazendo, quase que como um grito por ajuda.
Agatha presa em Westview
Fonte: Marvel Studios/ReproduçãoFonte: Marvel Studios/Reprodução
Com Wanda sendo uma Vingadora, muitos fãs ficaram em choque quando ela decidiu “prender” a Agatha ao seu papel de vizinha enxerida em Westview.
Schaeffer acredita que as duas bruxas são mais do que apenas antagonistas. Segundo ele, nas cenas da dupla é possível perceber a mentoria, amizade e uma ligação de irmãs. Sendo assim, o roteirista acha que, em algum nível, Wanda quer manter a vilã congelada, só para garantir.
Paradoxo do Navio de Teseu
Fonte: Marvel Studios/ReproduçãoFonte: Marvel Studios/Reprodução
Após algumas trocas de porradas, Visão e Visão Branco terminam a sua batalha discutindo um paradoxo antigo.
Como os dois têm poderes similares, a luta não poderia continuar para sempre. Então, Schaeffer e sua equipe de roteiristas decidiram encerrar a luta de maneira lógica. De acordo com ele, quem trouxe a ideia do paradoxo do Navio de Teseu foi Megan McDonnell, que agora escreve para Capitã Marvel 2. Já o diretor, decidiu gravar a cena em uma biblioteca, o que torna tudo mais bonito.
“O que é o luto, se não o amor que perdura?”
Fonte: Marvel Studios/ReproduçãoFonte: Marvel Studios/Reprodução
Visão é conhecido por dizer algumas frases impactantes ao longo do Universo Marvel. Contudo, nenhuma foi tão comentada quanto a dita para Wanda enquanto ela lida com a morte do irmão, Pietro. Na ocasião, ele diz: “O que é o luto, se não o amor que perdura?”.
Em entrevista para a Comic Book, Schaeffer conta um pouco mais sobre como eles chegaram nessa frase. De acordo com ele, um dos pedidos de Paul Bettany, ator que interpreta o Visão, é que na cena dele com a Wanda tivesse uma frase bonita, significativa e marcante.
Schaeffer e sua equipe começaram a trabalhar na frase, tendo em mente que o objetivo dela era dar ferramentas o suficiente para Wanda seguir em frente. Então, surgiu a primeira versão: “O que é luto, se não o amor que sobrevive?”. Apesar de bonita, eles não gostaram do “sobrevive” no final.
De acordo com o roteirista, quem deu a ideia de trocar a palavra por “perdura” foi a sua assistente, Laura Monti. A mudança se encaixou perfeitamente na mensagem que eles gostariam de passar e no pedido de Bettany.
Você pode assistir todos os episódios de WandaVision no Disney+.
Categorias