Prefeito de São Paulo suspende 99Moto e diz que serviço é ilegal e perigoso

1 min de leitura
Imagem de: Prefeito de São Paulo suspende 99Moto e diz que serviço é ilegal e perigoso

Um dia depois de voltar a operar em São Paulo, o serviço de transporte 99Moto foi criticado pelo prefeito da cidade, Ricardo Nunes. O político alega que a empresa não tem autorização para o funcionamento dos mototáxis na capital.

"Não é possível que uma empresa venha para a cidade de São Paulo e queira, sem nenhuma autorização, achar que aqui ela vai fazer o que deseja", disse Nunes. Ele ainda chamou a companhia de "assassina" e prevê uma "carnificina" com o aumento da circulação de motos no trânsito de São Paulo, já que esses veículos já são os mais envolvidos em acidentes na cidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Essas empresas são empresas assassinas e irresponsáveis. Elas não vão fazer na cidade de São Paulo aquilo que elas pretendem, só buscando lucro. (...) Elas já ganham tanto dinheiro, não chega? Querem levar a vida das pessoas?", questionou o prefeito em coletiva. O serviço já opera em várias cidades brasileiras, mas seguiu sem conseguir a permissão na capital paulista.

Prefeito criticou o serviço e deve notificar a empresa na Justiça. (Imagem: Ricardo Nunes/X)  Ricardo Nunes/X Prefeito criticou o serviço e deve notificar a empresa na Justiça. (Imagem: Ricardo Nunes/X)

Nunes prometeu ainda acionar judicialmente a 99 e fiscalizar as motos que prestem o serviço de transporte, inclusive com a realização de vistorias pela Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) caso elas sejam paradas no trânsito.

O Comitê Municipal de Uso do Viário de São Paulo notificou a 99 na terça-feira (14) e pede "a imediata suspensão/interrupção de qualquer atividade relativa ao clandestino serviço de utilização de motociclistas para o transporte individual remunerado de passageiros por meio de aplicativos".

O que diz a 99

Em uma nota oficial, a 99 rebateu as críticas do prefeito e defendeu o serviço. Ela alega que a operação ocorre gradualmente fora do centro expandido de São Paulo e não se configura como mototáxi.

A companhia afirma ainda que o decreto de Nunes derrubando o transporte de passageiros por motociclistas é inconstitucional, já que há uma permissão para a atividade a nível nacional que não pode ser revogada por prefeituras, apenas complementada.

A 99 também argumenta que conta com vários mecanismos de segurança para proteger condutor e passageiro, incluindo alerta de velocidade, cursos e bloqueio de profissionais considerados imprudentes. Dados da plataforma indicam que 0,0003% das corridas do 99Moto resultaram em um acidente de trânsito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.