Vendas e participação de mercado são números importantes para as grandes corporações do mundo, mas percepção de valor por parte do consumidor é outro aspecto importante para as marcas dos mais diversos segmentos.
Todos os anos, a FutureBrand realiza uma pesquisa para conferir como está a imagem das principais companhias do mundo perante os consumidores, realizando assim um top 100 para classificar o favoritismo das marcas.
No ano passado, a Google havia tomado o lugar da Apple na primeira posição, uma tendência natural, uma vez que a companhia vinha se popularizando bastante em vários ramos. Todavia, neste ano, a Apple conquista novamente o primeiro lugar e, para o espanto de alguns, a Google sequer aparece no ranking.
Isso mesmo, a gigante das buscas não está entre as favoritas do mundo, mas o motivo é mais do que óbvio. Após a decisão de mudança na estruturação da empresa, a Google Inc. mudou seu nome para Alphabet, de modo que o nome Google só é usado para fazer referência a uma parte específica da companhia.
Como o nome Alphabet é pouco conhecido, as pessoas muitas vezes nem se lembram da existência da companhia, de modo que ela conquistou o 21º lugar. A posição ainda é bem surpreendente, já que estamos tratando de uma “nova” empresa no ranking. Outras grandes marcas — incluindo Coca Cola, Nestlé, IBM e McDonalds — ficaram bem abaixo desta posição.
O top 10 ficou assim:
1 – Apple (subiu uma posição)
2 – Microsoft (subiu uma posição)
3 – Samsung (subiu 4 posições)
4 – Walt Disney (sem alterações no posicionamento)
5 – AbbVie (sem alterações no posicionamento)
6 – Facebook (subiu 15 posições)
7 – Toyota (subiu quatro posições)
8 – Amazon (subiu 26 posições)
9 – Celgene (sem alterações no posicionamento)
10 – Gilead (desceu 4 posições)
Para você, qual é a companhia número 1 do mundo? Você mudaria muito o ranking?
Fontes
Categorias