Trend do TikTok estava ensinando pessoas a ganhar 'dinheiro infinito' com fraude bancária

1 min de leitura
Imagem de:  Trend do TikTok estava ensinando pessoas a ganhar 'dinheiro infinito' com fraude bancária
Imagem: GettyImages

Uma modalidade de fraude bancária virou brincadeira do TikTok nos Estados Unidos. Uma série de vídeos que viralizaram entre usuários do país mostrava como correntistas do Chase Bank poderiam sacar dinheiro "de graça" — obviamente, é um crime.

A estratégia é muito simples: clientes do Chase Bank precisam preencher um cheque de depósito com uma quantidade absurda de dinheiro, inseri-lo em um caixa eletrônico e sacar os valores antes que o banco perceba que não há fundos suficientes.

Essa estratégia, porém, não é um "glitch", como é divulgado na trend do TikTok: é uma modalidade de fraude bancária. Contudo, aparentemente o nome "moderno" fez com que muitas pessoas não percebesse a prática como crime que, por curiosidade, experimentaram o esquema.

O esquema consistia em fazer depósitos com um cheque sem fundo e sacar os valores antes que o banco percebesse o desfalque. (Imagem: Getty Images)O esquema consistia em fazer depósitos com um cheque sem fundo e sacar os valores antes que o banco percebesse o desfalque. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Obviamente, o banco percebeu o comportamento incomum, e não demorou para que o público tivesse contas bloqueadas ou saldo negativados com os valores sacados indevidamente, conforme mostram os relatos nas redes sociais.

Banco corrigiu o problema e pediu o dinheiro de volta

"Estamos cientes do incidente e o problema já foi corrigido", comunicou o Chase Bank. "Independente do que você vê na internet, sacar dinheiro depositado por cheque sem fundo é uma fraude pura e simples", continuou.

É difícil descobrir como a trend do "glitch" de cheques sem fundo começou, tampouco apurar quantas pessoas foram vítimas do "método milagroso". O Chase Bank se negou a compartilhar informações.

Além disso, sempre há a possibilidade de as vítimas também estarem forjando os próprios relatos. Prints compartilhados na internet podem ser facilmente adulterados.

De toda forma, essa não seria a primeira vez que trends no TikTok colocam pessoas em situações perigosas (ou criminosas). Em janeiro do ano passado, por exemplo, surgiram vídeos que descaradamente ensinavam a roubar carros da Hyundai.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.