YouTube testa 'Notas da Comunidade' para esclarecer vídeos enganosos

1 min de leitura
Imagem de: YouTube testa 'Notas da Comunidade' para esclarecer vídeos enganosos
Imagem: GettyImages

O YouTube começou a experimentar uma ferramenta para que a comunidade esclareça informações confusas ou imprecisas. A plataforma convidou alguns usuários para participar do programa piloto do recurso.

A solução do YouTube é bem parecida com as "Notas da Comunidade" do X, antigo Twitter. Na rede social baseada em texto, a própria comunidade de usuários pode explicar, ou até desmentir, publicações e vincular o texto a um artigo com mais informações.

No caso do YouTube, o recurso foi anunciado em junho deste ano, mas só entrou em testes recentemente. Usuários compartilham nas redes sociais prints do convite da plataforma.

"Nós estamos convidando você para ser um dos primeiros a experimentar um recurso do YouTube que permite adicionar anotações importantes a vídeos. Essas notas oferecem informações adicionais e criam uma comunidade do YouTube mais bem informada", explica a empresa.

Observações úteis em vídeos

Os participantes do projeto podem adicionar anotações para esclarecer vídeos confusos, imprecisos ou até totalmente enganosos. Todas as contribuições passam pelo crivo de outros avaliadores da comunidade, que devem votar e escolher qual texto deve ser destacado em um painel informativo.

Assim como no X, a observação mais votada é anexada à parte de baixo da publicação. Assim, todos os usuários que passam pelo conteúdo conferem a informação logo de cara.

A citação de fontes não é obrigatória, mas é uma boa prática, segundo o Google. A anotação, por sua vez, deve ser elaborada com as palavras do próprio usuário, e deve ser o mais neutra possível.

Quando a contribuição é escolhida para estampar o painel informativo, o autor do conteúdo recebe uma notificação. Por enquanto, não há previsão para o lançamento definitivo da ferramenta. Não está claro também quando a função será liberada para mais pessoas.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.