A nave Starship lançada pela empresa de exploração espacial SpaceX na última quinta-feira (16) explodiu poucos minutos depois da separação do segundo estágio do foguete. Essa foi a sétima decolagem do projeto, que pretende fazer viagens de transporte de carga e tripulantes até mesmo para a Lua dentro de alguns anos.
Por um provável erro no funcionamento do segundo estágio, a Starship se desintegrou e os destroços foram vistos no céu.
O lançamento aconteceu em uma base no litoral do estado norte-americano do Texas, mas registros até em países próximos do Caribe mostram os feixes de luz com os pedaços da nave fazendo a reentrada na atmosfera da Terra.
"O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!", comentou Elon Musk, o bilionário dono da SpaceX, ao compartilhar um vídeo do momento. Ele ainda garantiu que versões atualizadas da nave e do foguete estão em fase de preparo para novos lançamentos.
Success is uncertain, but entertainment is guaranteed! ?
pic.twitter.com/nn3PiP8XwG— Elon Musk (@elonmusk) January 16, 2025
A falha, porém, teve consequências até mesmo na aviação comercial. Como mostrou o monitoramento do Flightradar24, foram várias as aeronaves que circulavam na região do Golfo do México desviando da rota original para "evitar possíveis destroços" no caminho.
Além disso, voos foram cancelados no Aeroporto Internacional de Miami por causa dos desvios e das alterações de rota. Depois de algumas horas, o tráfego aéreo voltou ao normal.
O que diz a SpaceX
Em um comunicado publicado na rede social X, o antigo Twitter, a empresa confirmou o incidente.
"A Starship sofreu uma rápida desmontagem não programada durante sua queima de ascensão. As equipes continuarão a revisar os dados do teste de voo de hoje para entender melhor a causa original", diz o texto.
Starship experienced a rapid unscheduled disassembly during its ascent burn. Teams will continue to review data from today"s flight test to better understand root cause.
With a test like this, success comes from what we learn, and today’s flight will help us improve Starship’s…— SpaceX (@SpaceX) January 16, 2025
A SpaceX ainda alega que os testes são realizados porque "o sucesso vem do que aprendemos" e o voo em questão "ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship".
Por outro lado, a companhia comemorou parte da missão: ela foi bem sucedida ao fazer com que o propulsor do estágio inicial da nave fosse recuperado novamente, o que permite que ele seja utilizado em futuros testes.
Fontes
Categorias