Starship da SpaceX explode em teste e faz até voos comerciais mudarem rota

2 min de leitura
Imagem de: Starship da SpaceX explode em teste e faz até voos comerciais mudarem rota

A nave Starship lançada pela empresa de exploração espacial SpaceX na última quinta-feira (16) explodiu poucos minutos depois da separação do segundo estágio do foguete. Essa foi a sétima decolagem do projeto, que pretende fazer viagens de transporte de carga e tripulantes até mesmo para a Lua dentro de alguns anos.

Por um provável erro no funcionamento do segundo estágio, a Starship se desintegrou e os destroços foram vistos no céu.

O lançamento aconteceu em uma base no litoral do estado norte-americano do Texas, mas registros até em países próximos do Caribe mostram os feixes de luz com os pedaços da nave fazendo a reentrada na atmosfera da Terra.

"O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!", comentou Elon Musk, o bilionário dono da SpaceX, ao compartilhar um vídeo do momento. Ele ainda garantiu que versões atualizadas da nave e do foguete estão em fase de preparo para novos lançamentos.

A falha, porém, teve consequências até mesmo na aviação comercial. Como mostrou o monitoramento do Flightradar24, foram várias as aeronaves que circulavam na região do Golfo do México desviando da rota original para "evitar possíveis destroços" no caminho.

O espaço aéreo com um
O espaço aéreo com um "buraco" no momento em que aeronaves evitavam passar pela região da explosão. (Imagem: Reprodução/Flightradar24)

Além disso, voos foram cancelados no Aeroporto Internacional de Miami por causa dos desvios e das alterações de rota. Depois de algumas horas, o tráfego aéreo voltou ao normal.

O que diz a SpaceX

Em um comunicado publicado na rede social X, o antigo Twitter, a empresa confirmou o incidente.

"A Starship sofreu uma rápida desmontagem não programada durante sua queima de ascensão. As equipes continuarão a revisar os dados do teste de voo de hoje para entender melhor a causa original", diz o texto.

A SpaceX ainda alega que os testes são realizados porque "o sucesso vem do que aprendemos" e o voo em questão "ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship".

Por outro lado, a companhia comemorou parte da missão: ela foi bem sucedida ao fazer com que o propulsor do estágio inicial da nave fosse recuperado novamente, o que permite que ele seja utilizado em futuros testes.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.