Eclipses, chuvas de meteoros e muito mais: um guia completo para o céu de 2025

3 min de leitura
Imagem de: Eclipses, chuvas de meteoros e muito mais: um guia completo para o céu de 2025
Imagem: Getty Images

O céu noturno sempre foi uma fonte inesgotável de fascínio para a humanidade e em 2025 ele não será diferente! As noites de 2025 prometem ser ainda mais especiais, trazendo eventos astronômicos que não apenas embelezarão o firmamento, mas também conectarão as pessoas ao Cosmos de maneira única.

Para os amantes da astronomia residentes no Brasil, muitas dessas oportunidades serão visíveis em excelentes condições, permitindo que todos, mesmo sem equipamentos sofisticados, possam se maravilhar.

Preparamos um resumo com os melhores espetáculos celestes do próximo ano para você marcar no seu calendário e preparar seus instrumentos de observação. Confira alguns dos principais eventos astronômicos de 2025!

Observações astronômicas podem ser feitas a olho nu ou com auxílio de pequenos telescópios e binóculos.
Observações astronômicas podem ser feitas a olho nu ou com auxílio de pequenos telescópios e binóculos. (Fonte: Getty Images)

Calendário Astronômico 2025

Chuvas de meteoros Quadrântidas – 3 e 4 de janeiro

Logo nos primeiros dias do ano, na noite e madrugada de 3 e 4 de janeiro, respectivamente, ocorrerá o pico de atividade da chuva de meteoros Quadrântidas, um evento de porte médio capaz de produzir cerca de 40 meteoros por hora.

A chuva é produzida pelos detritos de um cometa extinto chamado de 2003 EH1 e ocorre todos os anos de 1 a 5 de janeiro.

Eclipse Lunar total – 14 de março

Lua durante um eclipse lunar total, fenômeno conhecido como
Lua durante um eclipse lunar total, fenômeno conhecido como "Lua de Sangue". (Fonte: Getty Images)

Em março, o céu será adornado pela famosa "Lua de Sangue". O fenômeno é, na verdade, um eclipse lunar total, em que a Terra bloqueará a luz solar que atinge a Lua, fazendo com que o satélite adquira um tom avermelhado devido à refração da luz na atmosfera terrestre. O espetáculo poderá ser visto de todo o Brasil (contanto que não esteja chovendo, é claro).

Eclipse Solar parcial – 29 de março

Um eclipse solar parcial ocorre quando a Lua cobre apenas uma parte do Sol, às vezes parecendo uma mordida em um biscoito. Um eclipse solar parcial só pode ser observado com segurança com um filtro solar especial ou olhando para o reflexo do Sol.

Este eclipse parcial, infelizmente, não será visto do Brasil, ficando visível em toda a Groenlândia e na maior parte do norte da Europa e da Rússia. Sua melhor cobertura será do Canadá, onde a Lua encobrirá cerca 93% do disco solar.

Leia mais:

Chuva de meteoros Perseidas – 12 e 13 de agosto

Essa famosa chuva de meteoros, causada por detritos da cometa Swift-Tuttle, ilumina o céu com meteoros rápidos e brilhantes. Apesar de seu pico ser mais intenso no Hemisfério Norte, as Perseidas poderão ser observadas também no Brasil, especialmente após a meia-noite, em locais afastados de grandes cidades.

Saturno em Oposição – 23 de agosto

Saturno em diferentes noites do ano.
Saturno em diferentes noites do ano. (Fonte: Andy Casely)

O planeta anelado estará em sua aproximação mais próxima da Terra e sua face estará totalmente iluminada pelo Sol. Ele estará mais brilhante do que em qualquer outra época do ano e será visível a noite toda.

Este é o melhor momento para ver e fotografar Saturno e suas luas. Um telescópio de médio ou grande porte permitirá que você veja os anéis de Saturno e algumas de suas luas mais brilhantes.

Chuva de meteoros Orionídeas – 21 e 22 de outubro

As Orionídeas, produzida pelos resquícios espaciais deixados pelo cometa Halley, será visível em locais com céus escuros ao redor de todo o mundo. Embora a taxa de meteoros seja moderada (cerca de 20 por hora), a beleza de suas trajetórias longas e brilhantes compensa qualquer espera paciente!

Chuva de meteoros Geminídas – 13 e 14 de dezembro

Chuva de meteoros Gemínidas, a mais poderosa de todas.
Chuva de meteoros Gemínidas, a mais poderosa de todas. (Fonte: Wang Jin)

Encerrando o ano, a chuva de meteoros Geminídas prometem ser um dos eventos mais intensos de 2025, produzido até 120 meteoros por hora nas noites de pico.

Produzidos por detritos deixados por um asteroide conhecido como 3200 Phaethon, as cores vibrantes e trajetórias lentas dos seus meteoros são algumas de suas características marcantes, tornando essa chuva imperdível para os entusiastas.

Superluas

Em 2025, infelizmente não teremos muitas superluas, mas segue abaixo as datas para você não perder estes espetáculos celestes.

  • 05 de novembro de 2025;
  • 04 de dezembro de 2025.

Mantenha-se sempre atualizado sobre todos os eventos celestes de 2025 aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário do ano com seus amigos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.