Evento catastrófico causou extinção em massa e reduziu oxigênio dos oceanos

Imagem de: Evento catastrófico causou extinção em massa e reduziu oxigênio dos oceanos

Em um novo estudo publicado na revista científica Nature Geoscience, um grupo de geólogos afirma ter encontrado uma nova explicação para problemas ambientais que ocorreram na Terra entre 185 milhões e 85 milhões de anos atrás. Esses eventos ficaram conhecidos como eventos anóxicos oceânicos, pois os oceanos ficaram significativamente sem oxigênio — eventos anóxicos não ocorrem há milhões de anos.

Conforme explicam os autores, esses eventos influenciaram significativamente o desenvolvimento biológico da Terra e, na época, causaram extinções em massa de animais marinhos. Segundo a equipe internacional de cientistas, foi como se o planeta tivesse 'resetado' seu ecossistema. Por isso, o estudo buscou entender o que poderia ter ocorrido para resultar nesses eventos.

Os pesquisadores utilizaram análises estatísticas e modelos computacionais para compreender como os ciclos químicos do oceano poderiam ter respondido à separação do supercontinente Gondwana. Além disso, eles estudaram o impacto das placas tectônicas durante a era Mesozoica, que abrange os períodos Jurássico e Cretáceo da nossa história.

"Os eventos anóxicos duravam tipicamente cerca de um a dois milhões de anos e tinham impactos profundos nos ecossistemas marinhos, cujo legado é sentido até hoje. As rochas ricas em matéria orgânica que se acumularam durante esses eventos são de longe a maior fonte de reservas comerciais de petróleo e gás globalmente", disse um dos autores do estudo e professor de evolução do sistema terrestre na Universidade de Leeds, Benjamin Mills.

Redução do oxigênio e extinção em massa

O artigo sugere que a redução de oxigênio nos oceanos pode ter sido causada pela separação do supercontinente, resultando na extinção em massa. Durante esse processo, ocorreu uma intensa atividade vulcânica em todo o planeta, e as placas tectônicas podem ter liberado uma alta quantidade de fósforo.

Mas não foi tão simples assim. Na realidade, o fósforo pode ter atuado como um fertilizante natural nos oceanos, o que possibilitou o florescimento de organismos marinhos.

O evento catastrófico pode ter causado extinção em massa de espécies marinhas.O evento catastrófico pode ter causado extinção em massa de espécies marinhas.Fonte:  Universidade de Southampton

Ao mesmo tempo, isso também aumentou a atividade biológica e a quantidade de matéria orgânica no fundo do oceano; foi exatamente esse processo que consumiu o oxigênio. Inclusive, algumas partes do oceano tinham tão pouco oxigênio que parte da vida marinha nessas regiões não sobreviveu.

“Estudar eventos geológicos oferece insights valiosos que podem nos ajudar a entender como a Terra pode responder a futuros estresses climáticos e ambientais. É notável como uma cadeia de eventos dentro da Terra pode impactar a superfície, frequentemente com efeitos devastadores. Separar continentes pode ter repercussões profundas no curso da evolução”, disse principal autor do artigo e professor de ciências da Terra da Universidade de Southampton, Tom Gernon.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe a matéria com seus amigos nas redes sociais e aproveite para descobrir como a salinidade dos Oceanos afeta o clima na Terra. Até a próxima!