Conheça o radar inteligente nas vias brasileiras que multa a 100 metros de distância

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está funcionando no Brasil um tipo de radar inteligente capaz de identificar infrações de trânsito a uma distância máxima de até 100 metros. O equipamento é conhecido como doppler e pode detectar se o veículo estava, ou arrancou, acima da velocidade limite, mesmo que tenha freado ao se aproximar do aparelho.

Já operando em 24 estados brasileiros, o doppler calcula a velocidade dos veículos por meio da emissão contínua de ondas eletromagnéticas. Quando rebatidas pelos carros, a frequência original das ondas sofre alteração, para cima ou para baixo.

O radar com tecnologia doppler começou a ser testado no Brasil em meados de 2023. (Imagem: Prefeitura de Curitiba/Reprodução)O radar com tecnologia doppler começou a ser testado no Brasil em meados de 2023. (Imagem: Prefeitura de Curitiba/Reprodução)Fonte:  Prefeitura de Curitiba (PR)/Reprodução 

Além da velocidade acima do limite permitido, o radar inteligente é capaz de detectar outras infrações como:

  • Avanço do sinal vermelho;
  • Uso de celular ao volante;
  • Conversão proibida;
  • Tráfego pela contramão;
  • Parada em cima da faixa de pedestres.

Mais multas e menos interrupções no trânsito

O radar doppler começou a ser testado em Curitiba (PR) e São Paulo (SP) em meados de 2023. Atualmente, já há 730 equipamentos operando no país, com cerca de 1.700 faixas monitoradas.

Além de flagrar os infratores com mais eficiência, os novos radares têm implantação e manutenção mais simples em relação aos radares convencionais. Eles não requerem a instalação de itens físicos no asfalto, o que poderá ajudar na redução de engarrafamentos.

Radar com tecnologia mais avançada permite implantação e manutenção sem obstrução das vias. (Imagem: Getty Images)Radar com tecnologia mais avançada permite implantação e manutenção sem obstrução das vias. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

O controle de qualidade dos novos aparelhos também parece mais rigoroso. Os equipamentos foram homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Periodicamente, eles também passam por testes controlados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

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