Consoles mais recentes, o Xbox Series S e o Xbox Series X possuem retrocompatibilidade com os jogos das antigas gerações do videogame da Microsoft. Por meio do recurso, é possível mergulhar em uma imensa biblioteca de games.
Isso significa que além dos títulos novos, como o Starfield, proprietários do Series S e do Series X também podem se divertir com os games do Xbox One, Xbox 360 e do Xbox original. Alguns deles, inclusive, são oferecidos no Xbox Game Pass.
Apresentando pequenas diferenças, os aparelhos de última geração trabalham com a retrocompatibilidade de formas ligeiramente distintas. Saiba, a seguir, como aproveitar esta ferramenta em cada console para rodar os jogos antigos.
Como funciona a retrocompatibilidade do Xbox?
O Xbox Series X e o Series S são as versões mais recentes da linha.Fonte: Microsoft/Divulgação
Para rodar jogos das versões anteriores do Xbox nos modelos da atual geração, a Microsoft utiliza um software de emulação no console mais moderno. Ao iniciar um game clássico compatível, o programa entra em ação fazendo os ajustes necessários para que o título seja executado.
Oferecida gratuitamente, a retrocompatibilidade abrange tanto os jogos digitais quanto os disponíveis em mídia física. Basta escolher o game na sua biblioteca digital ou inserir o disco do jogo no videogame e aguardar o seu início, da mesma forma que você faz com os títulos mais recentes.
É importante salientar que como o Xbox Series S não possui leitor de disco, a retrocompabilidade fica restrita aos jogos digitais, neste caso. Já o Series X tem suporte à mídia física, permitindo rodar os games nos formatos digital e físico, sendo a opção adequada para quem possui uma coleção de CDs de jogos.
Há melhorias nos jogos antigos?
Os jogos mais velhos podem apresentar melhorias na imagem.Fonte: Microsoft/Divulgação
Todo o poder de processamento da nova geração é utilizado para gerar melhorias nos games do passado. Ao rodar um jogo antigo no Xbox Series X, você notará maior nitidez e cores mais reais do que na versão original, além de aproveitar resolução até 4K.
No Series S, a resolução é limitada a 1440p, mas as melhorias proporcionadas pelo HDR automático e a maior velocidade de carregamento, devido ao armazenamento em SSD, estão disponíveis. Há ainda a função FPS Boost, aumentando a taxa de quadros por segundo para 60 FPS, em vez de 30 FPS.
O usuário também pode acionar recursos como a captura de tela, gravação e compartilhamento de imagens ao jogar os títulos antigos. Mas vale ressaltar que, em alguns games retrocompatíveis, nem todas as melhorias estão disponíveis.
Acessórios
Controles antigos também são retrocompatíveis.Fonte: Getty Images/Reprodução
A retrocompatibilidade do Xbox Series S e do Series X também é válida para os acessórios. Dessa forma, controles e fones de ouvido, bem como headsets, volantes e outros, que funcionavam com a geração anterior, podem ser usados nos consoles mais recentes.
O suporte vale principalmente para os acessórios do Xbox One, que são compatíveis com a atual geração. Uma das exceções fica por conta do Kinect e o seu adaptador, descontinuados pela Microsoft, não sendo suportados no Series X/S.
Lista de jogos retrocompatíveis
Segundo a fabricante, há milhares de jogos do Xbox retrocompatíveis. A gigante da tecnologia afirma ter realizado mais de 500 mil horas de testes para que os jogos das gerações passadas obtivessem padrões de qualidade semelhantes aos novos, mantendo a jogabilidade esperada.
A lista dos games com retrocompatibilidade do Xbox Series X/S está disponível no site da Microsoft.
Compre seu Xbox
Console Xbox Series S
Console Xbox Series X
Fontes
Categorias