Quando a Electronic Entertainment Expo (E3) é mencionada, normalmente surgem três nomes de peso em nossas mentes: Sony, Nintendo e Microsoft. Mesmo com conferências de outras grandes empresas, esse trio é o que mais causa expectativa no público a na própria imprensa. Afinal, não podia ser diferente, já que a história das três é simplesmente espetacular. Novos consoles, novos jogos e muitas surpresas.
Antes da E3 deste ano, surgiram diversos rumores relacionados a cada uma dessas três companhias. Na Nintendo, o 3DS, que acabou se tornando realidade. Pela parte da Microsoft, tínhamos o Xbox 360 Slim, que também apareceu durante a conferência. Finalmente, a especulação indicava que a Sony anunciaria o sucessor do PSP, o que infelizmente não aconteceu.
A Sony foi a única das três principais companhias do evento que não mostrou nenhum hardware novo. Nem mesmo vestígios do tão especulado PSP2 surgiram no evento,e a companhia, posteriormente, comentou que não pretende falar da próxima geração tão cedo, já que está se focando nos produtos atuais.
Mas, o último hardware anunciado pela companhia, o PlayStation Move, apresentado na E3 do ano passado, ganhou ainda mais força, mostrando ser a opção mais precisa desta geração — e também agradável para o público hardcore.
Fora isso, tivemos alguns jogos exclusivos realmente quentes aparecendo na conferência, como Killzone 3, LittleBigPlanet 2, Gran Turismo 5, inFamous 2 e a grande surpresa da noite: Twisted Metal. Outros títulos de empresas terceirizadas também deram as caras durante a apresentação da Sony, que, sem dúvidas, mostrou muitos jogos.
Além de Twisted Metal, tivemos outra surpresa que deixou todos do evento sem palavras. A aparição de Gabe Newell, da Valve, foi uma das provas de que a Sony realmente está investindo pesado em seu console. Newell, no passado, condenou no PlayStation 3, chegando a considerá-lo como um fracasso. Desde Orange Box, nenhum título da Valve pintava na plataforma. Agora, Portal 2 é revelado e a versão para PlayStation 3 promete ser a melhor dos consoles.
Em suma, a conferência da Sony na E3 de 2010 foi boa. Mesmo sem o anúncio de novos consoles, a companhia mostrou a flexibilidade do Move, que certamente tem potencial para agradar qualquer tipo de público e ainda enfatizou sua liderança em relação à tecnologia 3D — que também aparecerá nos games. Fora isso, também conferimos vários jogos quentes e a revelação de um novo serviço por assinatura da PSN, o PlayStation Plus, assim como maior suporte para o PSP e outras novidades e confirmações. Vamos aos detalhes da conferência.
Um arsenal de gamesA Sony mostrando sua forçaAntes de qualquer coisa, a Sony deixou bem claro que sabe o que é mais importante para os jogadores. Sem ninguém no palco, a companhia começa a conferência exibindo um trailer com dezenas de jogos das plataformas PlayStation. Tudo isso sem deixar de lado seus serviços e as capacidades da PSN. Há uma clara ênfase na tecnologia 3D, na qual a Sony promete ser a líder também no ramo dos video games. O Move, obviamente, também é exibido durante o trailer. A galera ficou muito empolgada.
Logo após o belo trailer, Jack Tretton, CEO da Sony Computer Entertainment of America, sobe ao palco. Vocês provavelmente devem se lembrar de Tretton, que já representou a Sony na E3 várias vezes — e sempre muito bem. O executivo comenta sobre a importância da Sony no ramo do entretenimento eletrônico, elogiando os consoles e o esforço da companhia para oferecer sempre o melhor ao consumidor.
Depois de um discurso inflamado, Tretton convida Kaz Hirai, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment, para comentar um pouco sobre a relação da Sony com a tecnologia 3D com os óculos polarizados. Em seguida, Hirai traz uma boa notícia para os donos do PlayStation 3: não será necessário comprar nenhum acessório para desfrutar da magia 3D no console. O motivo? Todos os video games receberão uma atualização via software, que possibilitará o suporte ao 3D. É claro que, mesmo assim, você terá que desembolsar cerca de 10 mil reais para comprar uma TV 3D, mas esta é outra história.
Diversos jogos compatíveis com a tecnologia 3D foram confirmados. Dentre eles, Motorstorm Pacific Rift, Wipeout HD, Super Stardust HD e muitos outros. Hirai comentou que até o final de março de 2011, o PS3 deve receber mais 20 jogos com total suporte a este recurso. E um deles é uma sequência muito esperada: Killzone 3.
Em seguida, quem sobe ao palco é Hermen Hulst, que comenta um pouco sobre o próximo jogo da Guerrilla Games, dizendo que “Killzone 3 é um dos projetos mais ambiciosos até hoje”. A plateia novamente coloca seus óculos especiais para conferir o game em ação. E que ação!
Três dimensões e açãoAlgumas das palavras favoritas da SonyMesmo em versão pré-alfa, Killzone 3 traz gráficos realmente impressionantes e a experiência deve ser ainda mais espetacular com o efeito 3D. Além disso, também é possível perceber que a iluminação está fantástica, criando visuais extremamente realistas — e não podia ser diferente, pois Killzone 2 é um dos jogos mais visualmente impressionantes desta geração.
A grande novidade demonstrada envolve os combates aéreos. Com o auxílio dos famosos jetpacks, os jogadores embarcam em conflitos ainda mais dinâmicos e empolgantes. E, ao contrário do que muitos pensam, os jetpacks de Killzone 3 não são apenas “mochilas voadoras”. Os equipamentos possuem armas acopladas e vários níveis de potência, algo que, sem sombra de dúvidas, deixará o game mais profundo.
Os inimigos do título também fazem bom uso deste recurso, o que deve tornar as coisas ainda mais interessantes. Basicamente, o jetpack não será uma vantagem exclusiva do jogador, mesmo que em alguns momentos seja possível eliminar quem está no solo com mais facilidade. Mas pense que o mesmo pode acontecer com você: seu personagem sofrendo em terra firme e ainda sendo surpreendido por oponentes voadores.
Killzone 3 também merece elogios pelos seus ambientes, que agora apresentam ainda mais detalhes e são mais convincentes — graças, também, à interação entre os NPCs que perambulam os locais. Tudo isso faz do game uma das experiências mais autênticas do gênero.
Em um dos momentos do título, o personagem embarca em uma nave e utiliza uma metralhadora giratória para mandar bala nos oponentes. Esta sessão demonstra que a terceira edição do game promete ainda mais diversidade na jogabilidade, algo que deve agradar os fãs. Detalhe para os efeitos causados pelos disparos da arma no ambiente.
Killzone 3 chega às lojas em fevereiro de 2011, dois anos após o lançamento do primeiro jogo da série para PlayStation 3, Killzone 2. Outra novidade exibida após o trailer é que o game terá suporte total ao PlayStation Move, provando que a Sony não criou o periférico apenas para os jogadores casuais. Infelizmente, não foram revelados detalhes ou trechos de como será a jogabilidade do título com o novo controle sensível a movimentos do PS3.
Hermen Hulst então deixa o palco com aplausos e Hirai retorna para aproveitar a empolgação causada por Killzone 3 em 3D. O CEO comenta que o que Avatar fez em 3D no cinema, Killzone 3 fará nos video games. Em seguida, Hirai defende o PlayStation 3 como a única plataforma que permite uma experiência completa em 3D. Depois, mais jogos com suporte para o recurso são revelados.
Entre eles, temos Gran Turismo 5, Crysis 2, Mortal Kombat, Shaun White Skateboarding, Ghost Recon, Tron Evolution, NBA 2K11 e vários outros. A plateia é convidada a recolocar os óculos especiais para se preparar para mais uma avalanche de games 3D. A Sony realmente parece estar apostando nesta tecnologia e os usuários do PlayStation 3 serão privilegiados pelo esforço.
Posteriormente, Tretton retorna ao palco, comentando brevemente sobre o enorme sucesso do PlayStation 2, que alcançou o título de console mais vendido no mundo. Tretton também reforça sua importância em diversos países da América Latina atual. O executivo então comenta sobre as fases da indústria dos games e faz um gancho para o novo controle do PlayStation 3: o Move.
O PlayStation MoveA aposta nos controles sensíveis a movimentoPeter Dille, gerente de marketing da empresa, então chega para comentar sobre as novidades do controle sensível a movimentos da Sony. Logo de cara, Dille comenta algo que muitos desejavam ouvir: “O PlayStation Move é um apelo para a família, mas também deve agradar os jogadores hardcores”. Após a revelação, é exibido um vídeo com vários desenvolvedores comentando sobre as vantagens do Move, todos elogiando a incrível precisão e a fidelidade nos movimentos.
Após outro trailer, que mais parece um comercial, mostrando o Move e suas funcionalidades, assim como alguns jogos, Christian Busic sobe ao palco para anunciar um novo game: Sorcery. O game, desenvolvido para o uso do Move, traz um jovem bruxo em uma perspectiva em terceira pessoa — não, não estamos falando de Harry Potter, embora as semelhanças sejam explícitas.
Quando o jogo é demonstrado, notamos Christian movimentando o braço do protagonista com o Move. Praticamente não existe atraso em relação aos movimentos reais de Christian e os do protagonista, o que é realmente impressionante.
O jogador poderá brincar com vários feitiços, todos lançados através de movimentos que imitam a ação. Dentre eles, temos a possibilidade de soltar raios e até mesmo congelar os oponentes. O conceito do jogo pode até não ser muito original, mas é a interação com o Move que o deixa interessante, já que muitos dos movimentos executados são perfeitamente captados pelo periférico.
Depois de Sorcery, a Electronic Arts começa a mostrar alguns de seus jogos de esportes que serão compatíveis com o controle sensível a movimentos. O game exibido é Tiger Woods PGA Tour 11, de golfe. Aqui, conferimos novamente a precisão do Move, que captura as ações mais minuciosas. Contudo, na hora da tacada, percebemos que nem tudo é tão maravilhoso: Move também conta com um pequeno atraso — mas nada muito gritante. O representante da EA ainda enfatiza, discretamente, a necessidade de utilizar os botões do console.
Em seguida, Heroes of the Move, um título ainda provisório, aparece na tela. Trata-se de um jogo de aventura estrelado pelos personagens mais famosos da Sony, como Rachet, Sly, Jak, Bentley, Clank e Daxter.
Humor e bons preçosAs apostas da SonyPeter Dille então reaparece no palco para comentar sobre algumas parcerias da Sony. A primeira delas é com a Coca-Cola, embora poucos detalhes tenham sido revelados. Em seguida, outro “parceiro” da Sony surge nos palcos: Kevin Butler. O famoso garoto propaganda da companhia tira sarro dos ponchos utilizados no evento da Microsoft dedicado ao Kinect e começa um discurso de tom épico e bem humorado.
Butler faz um panorama geral sobre a indústria e comenta sobre a importância de se divertir com os jogos e sobre o espírito dos jogadores. Depois de muito sarcasmo e várias brincadeiras, Butler deixa o palco em meio a aplausos.
Dille volta para revelar algo extremamente esperado: os preços do PlayStation Move. O Move Controller (aquele com a esfera luminosa na ponta) sairá por US$ 49,99. Já o pseudo-nunchuk será vendido pela bagatela de US$ 29,99. Um pacote com o EyeToy, o Move Controller e o jogo Sports Champions também aparece nos telões por US$ 99,99. Por fim, temos um pacotão especial, contendo o PlayStation 3, o Move Controller, o jogo Sports Champions e a EyeToy por US$ 399,99. Achou muito? Surpreendentemente, a data também é anunciada: 15 de setembro na Europa, 19 de setembro na América do Norte e 21 de outubro no Japão.
Em seguida, mais um trailer com os jogos do Move e a novidade de que vários títulos já lançados também receberão suporte para o periférico — seja através de atualizações ou de relançamentos.
PSP e PSNNovidades quentesQuando o PSP aparece nos telões, muitos achavam que a hora do PSP2 ser anunciado havia chegado. Contudo, nada disto ocorreu e a Sony deixou bem claro que ainda acredita bastante no potencial de seu portátil. Para divulgar o console de bolso para todo o mundo, a companhia revela uma nova campanha publicitária estrelada pelo pequeno Marcus.
Em seguida, outro vídeo é exibido, agora demonstrando algumas bombas do PlayStation Portable que devem aterrissar no console em breve — e mostrando também algumas já lançadas. Destaque para God of War: Ghost of Sparta, The Third Birthday e Invizimals, que deve trazer suporte para uma câmera e para o recurso de realidade aumentada. Por fim, a companhia promete 70 títulos para o portátil até o final de dezembro.
A apresentação do PSP então se encerra e quem assume o lugar nos telões é LittleBigPlanet 2, que impressiona pelas suas possibilidades. Aparentemente, toda a promessa realmente se tornará realidade, já que vários jogos criados dentro do jogo foram exibidos. Sim, LittleBigPlanet 2 é um plataforma para criação e compartilhamento de games.
Conferimos várias demonstrações de games e minigames que podem ser concebidos dentro do universo da sequência do aclamado LBP. Dentre os exemplos, o público conferiu uma espécie de sumo com veículos, um jogo em que o objetivo é pressionar rapidamente os botões círculo e xis na ordem correta, e outro que relembra Super Smash Bros.
Após a belíssima demonstração de LBP, que nos deixou realmente ansiosos, John Schappert aparece para comentar sobre a PlayStation Network. Logo de cara, o executivo deixa claro que a PSN é grátis e que isso não deverá mudar. Em seguida, o serviço PlayStation Plus é revelado. Trata-se de uma assinatura opcional que dará várias vantagens, como jogos da PSN gratuitos a todo mês e outros conteúdos. Vale ressaltar, contudo, que estes arquivos só duram enquanto sua assinatura estiver válida — a taxa anual é de 50 dólares.
Depois disso, chega a hora de revelar uma parceria com a Electronic Arts, que trará vários conteúdos exclusivos para o PlayStation 3. Trechos do multiplayer de Medal of Honor e da campanha de Dead Space então são exibidos, acompanhados pelo anúncio de benefícios exclusivos para a versão do console da Sony.
Não acredito!A Sony surpreendendoFinalmente, chega o momento mais surpreendente da conferência. Tretton retorna aos palcos e começa a comentar sobre um designer importante no mundo dos games, até ser subitamente interrompido por uma convidada inesperada: GLaDOs. Tretton então deixa o palco e quem assume é Gabe Newell, da Valve.
O público não disfarça: todos estão impressionados. Newell comenta um pouco sobre o poder do PlayStation 3 — por incrível que pareça — e elogia bastante a Sony. Finalmente, o empregado da Valve revela Portal 2, que vem acompanhado de um trailer. Por fim, Newell comenta que a versão para PlayStation 3 será a melhor dos consoles e ainda terá suporte para o Steamworks.
Quando Newell deixa o palco, Tretton aproveita para mostrar ainda mais exclusividade de jogos multiplataforma no PlayStation 3. Dentre eles, temos Assassin’s Creed: Brotherhood, Mafia II e outros. Depois disso, mais um vídeo exibindo vários jogos, incluindo Gran Turismo 5, que finalmente ganha uma data de lançamento: 2 de novembro de 2010.
inFamous 2 aparece nos telões, mesmo que por pouco tempo, mas o suficiente para conferirmos algumas novidades quentes do game. Além da aparência diferente de Cole, protagonista também do primeiro jogo, notamos novas armas e poderes para o herói. inFamous 2 chega em 2011.
No final, outra surpresa espetacular. Em um vídeo interpretado por atores reais, conferimos uma conversa entre dois taxistas, que reclamam da ausência de um jogo com combates entre carros na atual geração. Um deles joga seu charuto no chão e ninguém menos que Sweet Tooth aparece para aproveitar a brasa e acender sua própria cabeça. Twisted Metal é revelado.
O palhaço assustador ainda aparece com sua van no palco da E3, onde conferimos um vídeo exibindo vários trechos da jogabilidade do game. Desta vez, até mesmo helicópteros farão parte da matança, assim como motosserras, câmeras em primeira pessoa, suporte para 16 jogadores online e muito mais. Realmente promissor.
A conferência da Sony se encerra com muita classe, mostrando que a companhia está cada vez mais poderosa. As concorrentes provavelmente sentiram o “hit”, já que a gigante do PlayStation conta com o Move, tecnologia 3D e muitas parcerias. Em suma, uma das grandes conferências da noite. Fique ligado aqui no TecMundo Games para mais informações sobre cada um dos jogos revelados durante a E3!
Categorias