O Baixaki Jogos testou o Steam no Mac!

5 min de leitura
Imagem de: O Baixaki Jogos testou o Steam no Mac!

Jogar no Mac nunca foi algo muito natural, principalmente no começo de sua existência. A plataforma da Apple, ao contrário do PC, não conta com um robusto arsenal de games, e muitas vezes acaba sendo deixada de lado pelo público aficionado aos jogos eletrônicos. Além disso, os títulos que chegam ao pomar normalmente demoram mais tempo do que suas versões para PC.

Então, jogar no Mac não é uma boa ideia, certo? Não exatamente. Até pouco tempo, muitos acreditavam que a plataforma realmente não servia para jogos, principalmente o público hardcore. Felizmente, isto está mudando. E deve mudar ainda mais com a chegada de um dos maiores distribuidores de conteúdo digital: o Steam.

O famoso programa finalmente chega ao Mac. Com isso, os jogadores que contam com esta plataforma agora têm mais um motivo para sorrir, já que, possivelmente, o Steam irá revolucionar a forma de jogar assim como revolucionou no PC.

O TecMundo Games não perdeu tempo e foi conferir de perto se este sonho realmente se tornou realidade. E, incrivelmente, tudo era como esperávamos. O Steam funciona perfeitamente no Mac, com todos os recursos e opções que os usuários do PC já conheciam. Ainda estamos no início, com pouco mais de 60 jogos, mas as coisas só tendem a melhorar. Confira os detalhes.

A todo vapor!

Bem, antes de qualquer coisa vamos às informações para instalação. O Steam, que pode ser baixado gratuitamente através do Baixaki, requer o Mac OS X 10.5.8 (Leopard), 10.6.3 (Snow Leopard) ou superior para ser executado. O procedimento de instalação é padrão para quem conhece o Mac: basta baixar o arquivo DMG (de 2,7MB) e arrastá-lo até a pasta Applications. Feito isso, você está pronto para utilizar o Steam.

Uma vez iniciado, você perceberá que esta versão compartilha muitas semelhanças com o Steam para PC. A interface é basicamente a mesma, com diversos links para os recursos do programa. A Loja está lá, e nela você pode adquirir os jogos disponibilizados pelo serviço. Há também a Biblioteca, que mostra os games que o jogador já adquiriu e também informa se eles já estão instalados em seu Mac. Ao lado, Notícias, que, como o nome sugere, exibe as últimas novidades da Valve em relação aos jogos e ao próprio Steam. Por fim, mas não menos importante, Comunidade, exibindo detalhes sobre os usuários e permitindo que o jogador estabeleça grupos e jogue com seus amigos.

Aparentemente, o Steam no Mac é exatamente igual à versão para PC, trazendo até mesmo o mesmo esquema de cores. Além disso, a Valve recomenda mouses com dois botões para quem irá utilizar o programa, já que o segundo clique é constantemente utilizado para configurações e atualizações de jogos.

Contudo, existem sim algumas diferenças. Talvez a mais notável, em termos de visual, seja a barra principal de navegação (Steam, View, Friends, Games, Help e Account), que aparece no famoso estilo da Mac OS X. Sem dúvidas, um detalhe pequeno, mas que faz com que se sintamos em casa utilizando ao utilizar o Steam no Mac.

O início de uma jornada

A outra grande diferença, contudo, não é das mais agradáveis. O número de jogos, até o momento, é 64, contando com games de gêneros variados. O foco, contudo, é nos games clássicos, como Indiana Jones and the Last Crusade (1989), Fate of Atlantis (1992), Loom (1990) e The Dig (1995), e nos joguinhos casuais, Zuma Deluxe, Peggle Nights, Bejeweled 2, Bookworm, Chuzzle e outros da PopCap.

Mas, onde estão games como Call of Duty: Modern Warfare e até mesmo o próprio Counter-Strike 1.6, que estreou o Steam no PC? Infelizmente, os jogos mais “hardcores” ainda não estão disponíveis no Mac. Apenas três títulos para jogadores deste estilo encontram-se no Steam. São eles Portal, totalmente grátis até o dia 24 de maio, o RPG Torchlight e Football Manager 2010.

A Valve prometeu que irá lançar novos jogos todas as quartas-feiras, em coleções que prometem demonstrar as novidades do Steam para Mac. Nesta semana, tivemos os três games supracitados exibindo o Steam Play, uma nova classificação para os jogos. Trata-se de uma função que permite ao jogador comprar apenas um jogo e jogá-lo tanto no Mac quanto no PC, sem precisar adquirir o título duas vezes.

Futuramente, diversos outros games devem trazer esta opção, incluindo os jogos já lançados, que sem dúvidas serão muito bem-vindos para quem já de jogava no PC. Possivelmente, haverá uma interação entre as duas plataformas, permitindo jogatinas online entre jogadores de Mac e PC. Isto, contudo, ainda não foi confirmado.

Mac, uma plataforma para os gamers?

E como os jogos se comportam? Assim como o próprio Steam, que parece mais responsivo e ágil, os títulos também rodam perfeitamente. A performance é como o jogador espera, sem problemas referentes à taxa de quadros por segundo e a outros detalhes técnicos.

Nem todos os Macs contam com um conjunto de hardware equivalente aos PCs tops de linha. Contudo, os MacBooks Pro comportam tranquilamente o jogo Portal e sua ação tridimensional e rápida com todos os detalhes no máximo e sem quaisquer problemas. Torchlight, mais leve que o game em que o bolo é uma mentira, é ainda mais tranquilo.

Um dos pequenos problemas encontrados durante os jogos está relacionado ao acesso à comunidade em game. No PC, os gamers podem simplesmente pressionar Shift+Tab, ou qualquer outro comando personalizado, para acessar o navegador de internet, seus amigos e outros recursos sem deixar o game. No Mac, o recurso também está disponível, mas o jogador deve acessar a opção “Enable Access for assistive devices” no painel Universal Access. Felizmente, antes do início de cada jogo há uma notificação que relembra o jogador.

Nenhum destes problemas consegue afetar a promessa do Steam no Mac. Um serviço de qualidade e que chegou muito bem ao pomar da Apple, agradando aos jogadores que querem desfrutar de seus títulos preferidos sem precisar ligar o PC. E isso é apenas o começo.

A Valve poderá, posteriormente, alterar o visual do programa, tornando-o ainda mais amigável para os usuários que estão acostumados com o estilo do Mac. A previsão é extremamente positiva, já que, logo de cara, o Steam surpreendeu no Mac. Resta esperar por mais novidades e atualizações do serviço. Fique ligado aqui no TecMundo Games!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.