Quando é que a Apple vai lançar seu console? Esta é uma pergunta feita por muitos, principalmente por jogadores que também são fãs da maçã. Desde o Pippin, falido console da Apple lançado em 1996, a companhia simplesmente não apostou mais nos video games. Mesmo assim, diversos rumores envolvendo a criação de uma nova plataforma de mesa surgiram, alimentando a vontade do público e, ao mesmo tempo, alfinetando a maçã.
Mas, mesmo sem ter um próprio console, não há como negar: a Apple gosta dos jogos. Uma grande prova disto são os games lançados na App Store, a loja virtual da companhia que alimenta seus periféricos com diversos tipos de software. É claro que quem visita a loja encontra, também, centenas de jogos.
No iPhone, por exemplo, diversos títulos foram um enorme sucesso, superando até mesmo grandes produções. Um dos exemplos é Flight Control — vendido a US$0,99 —, game que, em pouco tempo, atingiu a marca de quase um milhão de downloads na App Store.
Sem dúvidas, lançar games para os periféricos da Apple é uma excelente alternativa para os desenvolvedores independentes, pois, mesmo sendo produções de baixo custo — se comparadas aos games para consoles — o retorno é excelente.
Agora, o iPad chega às mãos do mundo. O público gamer, obviamente, está curioso para saber como é jogar neste pequeno gigante da Apple. Quais as diferenças em relação ao iPhone? Os gráficos estão bacanas? E como é a jogabilidade?
Para responder algumas de suas perguntas, o TecMundo Games resolveu testar diversos games no iPad, trazendo o resultado em primeira mão para nossos usuários. Pode até não ser um periférico exclusivo para jogos, mas mesmo assim esbanja títulos extremamente divertidos.
O que é o iPad? Conhecendo o aparelho antes de jogarVocê já deve ter ouvido falar da mais recente novidade da Apple, o iPad. Basicamente, trata-se de um tablet — uma nova leva de PCs em formato de prancheta e com tela sensível ao toque — com diversas funções. O periférico oferece Wi-Fi, Bluetooth, 3G (somente em alguns modelos), acelerômetros, tela multitoque e até mesmo bússola. Tudo isso em um aparelho com 0,5 cm de largura, 0,86 kg de peso e uma tela de 9,7 cm com 1024x768 pixels de resolução.
Achou muito? O iPad ainda conta com um processador de 1 GHz da Apple e uma bateria que dura aproximadamente 10 horas. Mas, é claro que tudo isto não seria nada se não fosse a App Store, que fornece softwares de todo o tipo para os usuários. A loja é o motor dos periféricos da Apple, e, com a chegada do iPad, muitas novidades surgiram para os compradores.
Agora, diversos aplicativos estão em alta definição, de acordo com a resolução máxima permitida pelo iPad — 720p. Sendo assim, games e outras utilidades agora estão muito mais belos, e alguns ganharam até novos recursos. Mas, vamos ao que interessa: como é jogar no iPad?
O poderoso “iPhonão” Maior e melhor
O iPad é como um iPhone tamanho família. Além de ser maior que os periféricos anteriores, o aparelho também traz novos recursos, mas também suporta boa parte dos aplicativos já disponibilizados para seus irmãos menores. Ou seja, quem já comprou jogos para o iPhone poderá tranquilamente desfrutar destes títulos no tablet da Apple.
E, basicamente, o esquema de jogo não muda. Quem já se divertiu com qualquer um dos milhares de jogos lançados na App Store provavelmente não terá problemas com o iPad. Muitos dos jogos são os mesmos, ganhando apenas aprimoramentos no visual (suporte à alta definição) e, em algumas ocasiões, novos recursos.
Para diferenciar os jogos comuns dos games para iPad, muitas desenvolvedoras simplesmente atribuíram o termo HD (High Definition, ou alta definição, numa tradução livre) aos títulos dos games. Ou seja, Flight Control se tornou Flight Control HD, por exemplo.
Além disso, o preço também cresceu. Alguns jogos passaram de 0,99 para até 5,99 dólares, enquanto outros tiveram aumentos ainda maiores. É claro que, nem mesmo assim, o preço é abusivo, pois diversos games oferecem bastante conteúdo e boas horas de entretenimento.
Conforme mencionamos, você também pode jogar os games do iPhone, por exemplo, em seu iPad. Para isso, basta instalá-lo e iniciar o game normalmente. Depois disso, o jogador poderá escolher se deseja jogar na resolução nativa, o que deixa bordas pretas na tela, ou em tela cheia. A segunda opção, entretanto, distorce um pouco a imagem, já que ela é “esticada”.
A jogabilidade continua a mesma. Mesmo nos games ampliados, você terá os mesmos comandos disponibilizados da mesma maneira na tela. Os games mais novos também oferecem controles parecidos com os jogos já conhecidos, mantendo a tradição dos títulos para as plataformas que dependem das telas sensíveis ao toque.
Durante nossos testes, experimentamos diversos jogos diferentes, variando desde os games mais simples aos mais hardcores. Mesmo com alguns bons títulos para os jogadores que gostam de desafio e controles mais elaborados, não há como negar: o iPad é recomendando para o público casual. E, quando falamos em casualidade, o tablet dá um show. Vamos aos detalhes dos games.
O Wii que se cuide Um novo modo de interagir
Certamente, o Nintendo Wii é o console mais adequado para o público casual. Jogos simples com mini games rápidos dominam o console. Mas, sem dúvidas, o que mais chama a atenção no console são seus controles. A interação com os games é sem precedentes, graças aos joysticks intuitivos e a nova maneira de se jogar.
No iPad, ocorre algo semelhante. A interatividade também é grande, facilmente comparada com a do Nintendo DS, pela tela sensível ao toque. Entretanto, a grande diferença em relação ao DS, e o que mais o aproxima do Wii, é o potencial gráfico.
Jogos como N.O.V.A. HD possuem visuais muito belos, chegando ao mesmo patamar do Nintendo Wii. Outros exemplos, como Need for Speed Shift HD, também esbanjam texturas detalhadas e outras maravilhas gráficas.
Mas, são nos jogos simples que o iPad se destaca. Quebra-cabeças, Tower Defenses e derivados são a grande diversão do tablet. É praticamente impossível, por exemplo, ficar apenas alguns minutos jogando Plants vs. Zombies HD, um dos games mais divertidos da App Store.
Toda esta interação faz do iPad uma excelente plataforma para os gamers casuais. Aqueles que procuram por FPS e outros jogos mais intensos, provavelmente notarão que o periférico ainda sofre com algumas dificuldades, principalmente pela restrição à tela sensível ao toque.
Agora, vamos aos detalhes de alguns games testados para que você conheça melhor cada um deles.
Games e mais games! O que bomba no iPad
Geometry Wars: Touch for iPad
O primeiro jogo que testamos no iPad foi Geometry Wars: Touch for iPad. Por quê? Basicamente por ser um sucesso da Xbox Live, e também por já ter sido testado pelo TecMundo Games. Quando colocamos as mãos na versão para iPad, nos surpreendemos imediatamente.
O game é construído na estrutura de Geometry Wars: Retro Evolved 2, incluindo diversos modos e introduzindo também a modalidade Titãs. Mas, o bacana é mesmo a jogabilidade. Incrivelmente, os analógicos virtuais — que são “criados” em qualquer lugar da tela quando o jogador a toca — funcionam extremamente bem. E, com uma jogabilidade boa, não há motivos para não desfrutar desta destruição espacial completamente viciante.
Nota Final: 9
Angry Birds HD
Angry Birds pode até parecer um jogo bobinho, mas não devemos julgar um livro pela capa, não é mesmo? Este game, também disponível no iPhone, traz uma proposta simples: acabar com as criaturas verdes. O jogador encarna pássaros insanos que servem como munição para uma espécie de catapulta que os lança até as odiadas criaturas verdes. O título relembra um pouco Gunbound, exigindo que o jogador calcule a trajetória de seu projétil e também possui uma boa física nos objetos. Mesmo sendo simples — você pode usar só uma mão —, Angry Birds é viciante e altamente indicado.
Notal Final: 8
Cogs HD
Quem gosta de quebra-cabeças não pode deixar de conferir Cogs HD, um desafio que se encaixa perfeitamente ao iPad. O jogo permite que os jogadores construam e reparem máquinas que se tornam cada vez mais complexas. Para isto, é necessário deslizar componentes e manipular os objetos em 3D. Canos, balões e engrenagens são alguns dos elementos-chave para resolver os puzzles do game.
E mais: há ainda o modo Inventor, que permite ao jogador criar sua própria máquina. Além disso, o jogo também oferece modalidades que limitam o tempo ou o número de movimentos. Cogs HD ainda possui gráficos belos e uma excelente temática Steampunk. Um dos quebra-cabeças mais relaxantes para a plataforma.
Nota Final: 8,5
Fieldrunners for iPad
Fieldrunners é um Tower Defense clássico, que também pode ser encontrado no iPhone. Em seu lançamento original, o game foi abraçado pela crítica, gerando uma nova legião de jogos do gênero na App Store. Com isso, era inevitável uma edição para iPad. Assim como na original, a versão HD exige que o jogador posicione armas para evitar uma invasão inimiga à sua base. Mas, agora, tudo isto em uma tela grande e com gráficos muito mais bonitos. Uma nova atualização ainda deve presentear os jogadores com mapas maiores em breve.
Nota Final: 8,5
Flight Control HD
Provavelmente, quem possui um iPhone também possui Flight Control. Este é um dos jogos mais famosos da plataforma. É claro que este sucesso não veio à toa, já que controlar um aeroporto é algo extremamente divertido — pelo menos em Flight Control. O jogador deve observar atentamente as cores das aeronaves que sobrevoam seu aeroporto e traçar o trajeto até a pista de pouso da mesma cor, evitando colisões. Na teoria, pode até parecer ser chato, mas quando dezenas de aviões surgem em sua tela você perceberá o quão divertido este game é.
A versão para iPad ainda conta com suporte ao 3D, através de óculos especiais e diversos modos multiplayer, incluindo tela dividida e cooperativo. Além disso, os gráficos estão mais bacanas, e o jogador tem uma visão melhor do ambiente. Compra certa.
Nota Final: 9,5
Harbor Master HD
Harbor Master é uma das provas do sucesso de Flight Control, o jogo supracitado. Basicamente, temos o mesmo jogo, mas com barcos e um pequeno ajuste nos objetivos. Aqui, o jogador deve observar os botes e guiá-los até o porto da mesma cor. Entretanto, depois disto é necessário levá-los para longe do porto. Mesmo sem grande diferenças em relação à versão para iPhone, Harbor Master HD deve ser conferido. Ainda mais por ser gratuito.
Nota Final: 8
Intellivision Lives!
Intellivision Lives! não é exatemente um jogo, mas uma plataforma. Trata-se de uma espécie de emulador virtual, com novos jogos sendo disponibilizados após um tempo. Ao comprar o aplicativo, o jogador ganha seis games, incluindo Astrosmash, Night Stalker e Skiing. Todos os jogos podem ser exibidos em tela cheia ou em seu formato original, através de uma moldura que relembra as televisões antigas. Se você já jogava games durante a década de 1970, então Intellivision Lives! merece ser conferido. Caso contrário, pense duas vezes.
Nota Final: 7
Labyrinth 2 HD
O famoso game para iPhone está de volta. Agora, você realmente poderá se sentir como se estivesse segurando uma tábua cheia de furos enquanto guia uma esfera até seu objetivo. Diversos desafios constam no game, incluindo pistas com várias esferas e muito mais. Tudo isto em alta definição, é claro, o que deixa a experiência ainda mais atraente.
Nota Final: 8,5
Mirror's Edge for iPad
A versão para iPad do excelente jogo de parkour em primeira pessoa da Electronic Arts é um pouco diferente. Aqui, o jogador desfruta de uma perspectiva lateral, semelhante aos jogos clássicos de aventura. Mesmo assim, os ambientes são tridimensionais e a sensação de velocidade continua firme e forte. O modo campanha exige que o gamer passe por vários obstáculos através de controles sólidos, mas é o multiplayer que realmente empolga.
Nota Final: 8,5
Need for Speed: Shift for iPad
“Os gráficos HD mais quentes da App Store.” É isso que a EA vem dizendo por aí. Shift é mesmo muito belo, principalmente por contar com um visual do cockpit, o que deixa as coisas ainda mais emocionantes. Além disso, oito novos carros foram inseridos ao game, totalizando 28 veículos. A jogabilidade continua a mesma do iPhone, fazendo com que o jogador tenha de inclinar o iPad, como se fosse um volante, para controlar seu veículo. O grande problema é se acostumar com a jogabilidade.
Nota Final: 8,5
New York 3D Rollercoast Rush HD
O nome é grande, e a diversão também. Seu objetivo neste é bem simples: fazer com que os clientes de sua montanha russa se divirtam. O jogador deve simplesmente controlar a velocidade dos carrinhos, virando o iPad ou tocando na tela, para evitar colisões e adicionar mais emoção às subidas. Uma proposta simples, mas cativante.
Nota Final: 8
N.O.V.A. HD
Um dos FPS mais populares do iPhone está de volta, e agora em alta definição. Fãs de Halo notarão muitas semelhanças, mas N.O.V.A. HD merece destaque por trazer um dos visuais mais belos já vistos no iPad. Além disso, esta versão traz um deathmatch online para até quatro jogadores. Infelizmente, fora os gráficos, não existem grandes novidades, e os controles ainda exigem algum tempo de prática. Mas vale a pena conferir este FPS em alta definição.
Nota Final: 9
Ocean Blue
Este jogo também não é exatamente um game, mas nem por isso deixa de ser interessante. Trata-se de uma espécie de simulador de mergulho, incluindo dados sobre diversos peixes encontrados durante a experiência. O jogador ainda pode ligar seu iPad a outro aparelho, através do Bluetooth, para criar um ambiente único. Uma bela visão do mundo submarino, que relaxa e ainda traz algumas informações bacanas.
Nota Final: 7
Pocket Legends
Este MMO grátis da Spacetime Studios merece destaque justamente por ser um MMO grátis. O jogo foi desenvolvido especialmente para o iPad, e possui ambientes 3D ricos em detalhes e personagens que interagem uns com os outros. Basta um cadastro rápido no site oficial e você já está pronto para jogar.
Nota Final: 8
Plants vs. Zombies HD
A versão para iPad conta com um minigame chamado Buttered Popcorn e suporta até 11 toques simultâneos na tela, permitindo que vários jogadores joguem ao mesmo tempo. Fora isso, temos o excelente e velho Plants vs. Zombies em HD, game que dispensa apresentações.
Nota Final: 9
Real Racing HD
Outro game de corrida com gráficos de tirar o fôlego. A versão para iPad traz visuais ainda mais atraentes que a original, lançada para iPhone, e ainda conta com replays, carros customizados e a habilidade de competir contra os fantasmas dos outros jogadores. Ainda é possível configurar os controles de várias maneiras, incluindo aceleração automática e volante na tela. Essencial para quem gosta de corridas.
Nota Final: 9
Tetris for iPad
Tetris é Tetris! A EA já lançou seu game para quase todas as plataformas do mundo, mas, mesmo assim, não nos cansamos de desfrutar deste excelente quebra-cabeça. A tela grande do iPad torna as coisas mais fáceis, mas seu preço não é nada atraente: US$7,99.
Nota Final: 9
Touchgrind HD
Outro game que também estava disponível no iPhone volta para a mão dos usuários. Agora, graças ao visor de quase 10 polegadas do iPad, o game fornece uma experiência muito mais bacana. Se você ainda não conhece Touchgrind, trata-se de um jogo no qual você deve fazer manobras utilizando um skate de dedos — nada mais adequado. A jogabilidade pode não ser o que você espera, mas logo você se acostuma e parte para alguns flips irados.
Nota Final: 8
Worms HD
Dos mesmos criadores do clássico Worms Armaggedon, a Team 17, a versão para iPad traz tudo que um fã do game procura: muitas armas, destruição e sotaques engraçados. O título apresenta-se com visuais bacanas e característicos da série, oferecendo a jogabilidade focada na estratégia que consolidou a franquia. Há ainda um modo multiplayer para até 4 jogadores.
Nota Final: 9
Categorias