Expectativas para a Brasil Game Show 2012

4 min de leitura
Imagem de: Expectativas para a Brasil Game Show 2012


Como você já conferiu no TecMundo Games, a próxima edição da Brasil Game Show acontecerá em São Paulo. O anúncio foi feito pelo próprio organizador do evento, Marcelo Tavares, que explicou algumas das novidades esperadas para a edição de 2012 da maior feita de jogos da América Latina.

No entanto, o que essa mudança irá representar para o público? É claro que levar a BGS para outro estado pode incomodar quem já está acostumado com o Rio de Janeiro, mas é preciso admitir que a ida para a capital paulista pode tornar o evento muito mais acessível, além de aumentar o número de visitantes e de empresas participantes.

Para especular um pouco sobre o que o ano que vem nos reserva, decidimos reunir tudo o que foi dito sobre a edição de 2012. Se tivemos grandes participações e anúncios desta vez, que tal prepararmos terreno para o futuro?

Um breve histórico da BGSEntendendo o que é o evento
Os cariocas irão lembrar melhor do que ninguém da evolução que o evento teve nos últimos anos, principalmente seu início em 2009, quando ainda se chamava Rio Game Show. No ano seguinte, ele teve seu nome reformulado para Brasil Game Show e se mostrou como a maior feira da América do Sul. Como você conferiu na cobertura feita pelo TecMundo Games, foi o início da entrada de nosso país na rota das grandes empresas, principalmente com a visita de Hector Sanchez, produtor de Mortal Kombat.

Como você acompanhou, a edição de 2011 trouxe ainda mais novidades, como a possibilidade de o público testar o PlayStation Vita ou conhecer as principais novidades do Xbox 360. Se você perdeu algo, pode relembrar aqui.

Por que mudar?Nova casa, novas perspectivasNa notícia que informava a ida da BGS para São Paulo, percebemos que houve uma pequena revolta por parte do público carioca, que gostaria que a feira continuasse sendo em sua cidade. Porém, como o organizador do evento explicou durante a coletiva de imprensa, a alteração foi necessária.


De acordo com Tavares, a mudança foi feita pensando na expansão da Brasil Game Show em termos de representatividade da marca. Segundo ele, o fato de a cidade paulista ser o polo comercial do país, é natural que a base de visitantes seja bem maior, o que serve também para atrair as companhias que querem fazer negócios. Ele afirma que, desse modo, é mais fácil convencer nomes como a Nintendo de participar, por exemplo.

O crescimento no número de pessoas também é outro ponto. O organizador afirmou que, para este ano, eram esperadas mais de 50 mil pessoas durante os três dias de evento, algo que deve aumentar para 70 mil em 2012. Com isso, a quantidade de empresas dispostas a estar na BGS apenas aumentaria.

Prova disso é que o Expo Center Norte, local da próxima edição da feira, já possui uma área reservada para cerca de 180 expositores, cem a mais do que neste ano. Para quem quer conferir as últimas novidades em termos de lançamentos, o aumento de 80% é um bom motivo para aprovar a casa nova.


Outra promessa em termos de localização é que, como pode ser visto no mapa abaixo, tudo estará em um único lugar. De acordo com Tavares, a ideia é fazer com que todas as atrações estejam em um único piso, sem a necessidade de fazer com que as pessoas tenham de procurar outros andares. Além disso, ele explicou que a proposta é misturar os principais estandes com os demais, o que tornará o fluxo de visitantes constante e dará a oportunidade de as companhias locais também terem seu lugar ao sol.

2013 é logo ali

Para quem ficou triste com o fato de a próxima Brasil Game Show ser realizada em São Paulo, não desanime. Marcelo Tavares deixou bem claro que a proposta da organização é tornar o evento bienal, ou seja, um ano na capital paulista e, no seguinte, novamente no Rio de Janeiro. Desse modo, teremos a BGS 2013 na Cidade Maravilhosa.

Além disso, foi confirmado que a feira será realizada entre os dias 11 e 14 de outubro e seu preço se manterá o mesmo, ou seja, R$ 60 e R$ 30 a meia-entrada.

O que esperar do futuro?Entre certezas e especulaçõesSe já é possível ter ideia do que a próxima edição da feira irá ter em termos de estrutura, podemos especular em termos de conteúdo. A organização não confirmou nenhuma empresa até o momento, mas garantiu que teremos grandes nomes novamente. Se Sony e Microsoft já marcaram presença neste ano, não é difícil imaginar que elas também estarão em São Paulo.

Quando questionado sobre as possibilidades de vermos a Nintendo na próxima BGS, Tavares explicou que a organização sempre esteve de braços abertos para receber a desenvolvedora e que tudo depende de negociação. Ele também comentou que já começou a conversar com a “Big N” sobre essa possibilidade e que alguns executivos visitaram a edição deste ano para conferir a estrutura de perto.


Com as três grandes disputando a atenção do público, seria a oportunidade perfeita para grandes anúncios. Se, até lá, o PlayStation 3 e o Wii não estiverem sendo fabricados nos país, é possível que a Brasil Game Show seja escolhida para fazer tal revelação.

Talvez ainda seja cedo para imaginar um game sendo anunciado em um evento nacional, mas podemos esperar algo semelhante ao que aconteceu nesta edição do evento, ou seja, versões demonstrativas de jogos esperados, além de uma aparição surpresa de algum console, como o Wii U ou a versão nacional do Vita.

Contudo, uma coisa é certa: o TecMundo Games estará lá!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.