Tim Schafer: saiba mais sobre o lendário criador de games de aventura

8 min de leitura
Imagem de: Tim Schafer: saiba mais sobre o lendário criador de games de aventura

Timothy Schafer, nascido em 26 de julho de 1967, na cidade de Sonoma, na Califórnia (EUA). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Berkeley em 1989, no mesmo ano ingressou na desenvolvedora LucasArts (nessa época chamada Lucasfilms Games). Começou com participações secundárias e menores no desenvolvimento de games, até que participou efetivamente do design de Day of the Tentacle (a continuação do sucesso Maniac Mansion).

A partir de então despontou com a criação da lendária história de motoqueiros, Full Throttle, seguido da brilhante história do dia dos mortos, Grim Fandango. Sucesso enorme entre os críticos, não obteve a mesma repercussão no mercado de vendas. Tim, então, resolve fundar sua própria desenvolvedora de games. Surge a Double Fine Productions, que, até os dias de hoje continua inovando ativamente a indústria dos games.

Fonte: loyalkng
Desenvolvendo A não tão breve biografia

No final dos anos 80, o estudante de computação, terminando o curso na Universidade de Berkley, inscreveu-se para o emprego de seus sonhos. Uma vaga no concorridíssimo estúdio da Lucasfilms Games, como então era denominada a companhia de video games de George Lucas (o criador da colossal saga Star Wars).

No teste, perguntaram se Tim havia testado algum dos produtos da empresa. Ele respondeu que sim, que havia gostado muito, e se interessara principalmente por “Ball Blaster”. O entrevistador logo respondeu, dizendo que o jogo é “Ball Blazer”, e que “Ball Blaster” era a versão pirata do game...

Para qualquer mortal seria o fim de um sonho; a chance havia ido para o espaço. Porém, o jovem Timothy Schafer enviou, assim mesmo, seu currículo. Foram as referências pessoais mais inovadoras na história dos currículos. Tratava-se de uma história em quadrinhos, desenhada a mão, sobre conseguir o emprego que ele sempre desejou (claro, na Lucasfilms Games).

Os desenhos foram tão criativos e a coragem do rapaz foi tão grande, que mesmo contra todas as expectativas, a empresa contratou o seu mais novo funcionário, que viria se tornar uma lenda: Tim Schafer.

Na Lucasfilms Games


Depois de trabalhar em vários cargos menores em diferentes jogos da empresa, Tim conseguiu uma vaga de designer e co-roteirista em um novo projeto, o qual enfatizaria exploração e solução de puzzles — The Secret of Monkey Island. Uma vez que a Lucasfilm Games estava mais preocupada em ganhar notoriedade através de jogos, os escritores ganharam liberdade total para soltar a criatividade.

O game foi recebido com ótimas críticas e excelente vendagem. Tanto que rendeu mais três continuações. Em sequência, Tim coproduziu a sequência Maniac Mansion: Day of the Tentacle e o primeiro projeto de sua autoria: Full Throttle. O criador foi ganhando cada vez mais fama e credibilidade.

Porém, quando uma de suas obras primas, Grim Fandango, foi lançada, o mercado deixou-a de lado. As críticas foram excelentes, só que as vendagens não tiveram a mesma sorte. Era iniciada a era de Half-Life e outros FPS, que ganhavam todas as atenções. A queda foi tão forte, que a LucasArts resolveu fechar definitivamente a sua divisão de games de aventura.

A Double Fine


O fechamento da divisão em que Tim trabalhava acabou por se tornar o empurrão que faltava para ele abrir sua própria desenvolvedora. No ano 2000, ele deixou a LucasArts para trás e fundou a Double Fine Productions.

O primeiro projeto da nova empreitada foi o auspicioso Psychonauts, que levou quase 4 anos para ser desenvolvido. O game foi lançado no dia 19 de abril de 2005, nos EUA, para Xbox. Mesmo tendo ótimas referências, o sucesso não foi alcançado facilmente. Foi necessário muito esforço da desenvolvedora para emplacar o jogo no primeiro console da Microsoft.


Psychonauts recebeu uma série de prêmios, inclusive de jogo do ano, pela EuroGamer. Foi quando o próprio Tim Schafer iniciou uma campanha para disponibilizar o jogo na LIVE, compatível para o Xbox 360. Deu certo. O game ficou um considerável tempo entre os mais baixados da rede. Aproveitando a onda de sucesso, a Double Fine realiza uma tacada de mestre: lança Brütal Legend.

O megassucesso conta como protagonista com o carismático e engraçado Jack Black, além da forte temática musical e da participação de várias personalidades relevantes do cenário musical (por exemplo, Ozzy Osbourne). A partir deste jogo, a desenvolvedora deu um passo a frente e deixou de realizar apenas um projeto por vez. A agência foi dividida em 4 partes que trabalhariam em obras diferentes.

Completando as evoluções, uma parceria com a distribuidora THQ foi firmada. Os resultados começaram a aparecer recentemente, com o curioso Stacking e Costume Quest, para ambas as plataformas da Sony e Microsoft. Focar jogos de aventura para download tem sido uma solução muito eficiente para a empresa.

As principais obrasConheça um pouco sobre os maiores sucessos do criador

A série: The Monkey Island

Talvez a seja a série de maior sucesso entre todos os games da Lucas Arts, pela quantidade de continuações. São quarto jogos, ao todo, sendo os seguintes: The Secret of Monkey Island, Monkey Island 2: LeChuck's Revenge, The Curse of Monkey Island e, finalmente, Tales of Monkey Island.

O enredo da quadrilogia gira em torno do jovem Guybrush Threepwood. No primeiro game, a história é de como Guybrush se torna um pirata, passando por várias dificuldades, das quais o pirata Le Chuck é a maior delas. A partir do segundo título, Guybrush já é um cão dos mares e enfrenta a ira do seu arqui-inimigo, agora na forma de zumbi.

Img_normal

O game é baseado fortemente no conteúdo dos diálogos para solução dos puzzles e enigmas. O que merece ser realmente destacado, as falas dos personagens, que são o ponto mais alto da série. Expressões engraçadas, batalhas de rimas e várias possibilidades, às vezes beirando o absurdo, prendem o jogador de forma quase única, mesmo nos dias de hoje.

Full Throttle

Img_normal

Full Throttle foi o primeiro projeto de total responsabilidade de Tim Schafer. O game, da LucasArts, conta a história de Ben, líder de uma gangue de motoqueiros, conhecida como The Polecats. O anti-herói precisa provar sua inocência do suposto assassinato do dono da última fábrica de motos customizadas, Malcom Corley.

O jogo é um Point and Click, no qual se joga exclusivamente com o mouse, possui gráficos característicos de desenho animado, e merece receber um destaque especial na resolução de sua trama. Dessa vez os diálogos são mais importantes do que nunca, para guiar o gamer até a solução final desse impasse.

Grim Fandango

Grim Fandango é a última obra de Tim Schafer sob a batuta da LucasArts. Ambientado em meio a um cenário de eterna festa do Dia dos Mortos, o gamer encarna o papel do ceifador de almas Manuel Calavera. Cansado de só receber clientes de pouca importância, Manny resolve roubar um contrato de um agente rival.

Durante a tentativa de furto, ele descobre que está em meio a uma grande rede de corrupção, envolvendo seu chefe e várias autoridades dentro do mundo dos mortos. Com destaque para a direção de arte, remetendo filmes Noir, e os sempre característicos diálogos de primeira categoria, o jogo é uma obra-prima.

Psychonauts

Psychonauts conta a história de Raz, um cadete que resiste à dominação mental de um cientista louco, que está abduzindo a mente dos jovens para fora de seus cérebros. O cadete, que possui uma infinidade de poderes paranormais, deve enfrentar o vilão dentro da própria mente do algoz.

Brütal Legend

Em Brütal Legend, o jogador conhece Eddie Riggs, um roadie de uma famosa banda. Em meio a uma apresentação da banda, Eddie se machuca gravemente ao salvar o guitarrista banda de uma queda do palco. Quando seu sangue escorre sobre a fivela amaldiçoada de seu cinto, um demônio gigantesco aparece e transporta-o para uma dimensão que aprisiona almas de seres humanos.

Eddie é dublado por ninguém mais, ninguém menos, que Jack Black. Durante o jogo, várias outras celebridades do mundo musical aparecem como dubladores, por exemplo, Lemmy Kilmister (vocalista da banda Mötörhead) e Rob Halford (vocalista da banda Judas Priest). A história cativante e os solos de guitarra mortais fazem desse game mais uma obra de arte de Tim Schafer.

Costume Quest

Costume Quest leva o gamer ao Hallowen, assumindo o controle de um dos irmãos gêmeos, Wren ou Reynold, no intuito de impedir que monstros invadam a cidade e roubem os doces que eles ganhariam. Durante o game serão criadas vestes e fantasias, conforme os itens coletados.

Durante as batalhas, os personagens assumem a forma de suas fantasias. Por exemplo, se Wren estiver fantasiado de robô, na luta ele se transformará de fato em uma grande máquina cibernética. Como de costume, os diálogos são uma das partes fortes do jogo.

Stacking

Stacking é fruto da experimentação da Double Fine, em produzir games menores, exclusivos para download. Obra da revelação da empresa, Lee Petty, o jogador assume o papel de Charlie, o filho mais novo de uma família de “bonecas russas” (matrioskas), na tentativa de resgatar sua família das mãos do malvado Barão, que os escravizou como pagamento de dívidas.

O jogo se ambienta em plena era de industrialização e não possui nenhuma dublagem. É exatamente como um filme mudo de antigamente. Inclusive, sua qualidade gráfica é surpreendente, bem como a direção de arte.

E agora?O que esperar do futuro

Infelizmente, segundo o próprio site da desenvolvedora, possíveis sequências de Grim Fandango, Full Throtlle ou Day of Tentacle estão praticamente descartadas, uma vez que os direitos dos games não pertencem à Double Fine.

Com a entrada do talentoso Ron Gilbert na empresa, podemos esperar novidades, que cmo certeza, movimentarão o cenário de games diferenciados. A próxima expectativa recai sobre Trenched, que será lançado este mês de junho.

Conclusão

Inegavelmente Tim Schafer é um nome de peso e respeito na indústria dos games. Ele, literalmente, deixou seu nome escrito. Suas obras conseguem atingir tanto gamers mais novos, quanto os que já têm bastante experiência no assunto. Seu estilo desenhado e colorido de ainda tem muito para oferecer.

Para finalizar, sucinta e diretamente, se você nunca teve a experiência de vivenciar as aventuras do poderoso pirata Guybrush Threepwood, Ben — o líder dos Polecats —, ou de Manuel Calavera (Viva La Revoluciòn, Calavera!) está mais do que na hora de fazê-lo. São jogos que vão ficar marcados para sempre na vida dos jogadores.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.