Coluna: games que definiram quem você é como jogador

3 min de leitura
Imagem de: Coluna: games que definiram quem você é como jogador

Fonte da imagem: Reprodução/Final Fantasy Online
Chega um momento na vida de todos que têm contato constante com os video games em que surge um título que se torna um verdadeiro marco. Seja pela presença de elementos inovadores, uma trama excepcional, uma jogabilidade excelente ou simplesmente porque não há nada mais disponível no momento, dezenas de horas são gastas em frente à televisão aproveitando a experiência.

A partir desse momento, não há como voltar atrás: a busca por games que provoquem as mesmas sensações é incessante. Certos jogos são capazes não só divertir, como servem de base para a construção dos gostos que uma pessoa vai conservar até o final da vida.

Títulos desse tipo não precisam necessariamente possuir nomes conhecidos, como Mario, Zelda, Final Fantasy ou Gears of War. Até mesmo franquias pertencentes ao segundo ou terceiro escalão são capazes de surtir esse efeito e influenciar de maneira definitiva o que você joga e, o mais importante, a maneira como isso acontece.

Experiência pessoal

Como a maioria das pessoas nascidas no final dos anos 80, minha primeira experiência com video games aconteceu durante a geração 16 Bits, auge da guerra travada entre a SEGA e Nintendo. Não por escolha própria, tive que optar pelo lado daqueles que curtiam somente as experiências restritas ao clássico Super Nintendo.

Fonte da imagem: Reprodução/The Cover ProjectEsse período ajudou a moldar tanto minha noção do que é um bom jogo, como impediu que eu criasse preconceitos contra conteúdos bidimensionais (algo que me parece bastante comum entre quem só teve contato com as gerações pós-PlayStation). Nesse período, tive contato com Super Mario World, título que considero o responsável pela fascinação que nutro há quase duas décadas pelos jogos eletrônicos.

Cada leva de consoles subsequente trouxe sensações semelhantes, na forma de títulos que merecem um lugar especial na memória. Exemplo disso é Final Fantasy VII, que gerou um vício em RPGs ocidentais que só foi diminuir depois de um tempo considerável.

Também me lembro com carinho do primeiro Sonic Adventure, do falecido DreamCast, que me forçou a realizar uma maratona de quase 10 horas de jogatina contínua simplesmente para conseguir ver a versão especial do personagem principal em ação.

Img_normal
Mais recentemente, títulos como The Elder Scrolls V: Skyrim e Deus EX: Human Revolution me mostraram o quanto a evolução tecnológica contribuiu para a criação de títulos ainda mais imersivos e divertidos, assim como Bastion provou que o meio ainda tem muito a explorar quando o assunto são técnicas narrativas.

Independente do estilo ou data de lançamento, todos esses jogos permanecem como base para avaliar novos games ou decidir pela compra de um título. Por mais que eles obviamente tenham defeitos, são alguns dos títulos que sem dúvida teria que recomendar para quem nunca teve contato com o mundo dos video games.

Experiência que se renova a cada dia

Gosto de pensar que o que define a importância que um game vai ter para uma pessoa não é só a sua qualidade (critério que obviamente tem seu peso), mas sim as condições em que ele foi jogado. Mesmo um título ruim pode se tornar inesquecível caso tenha sido aproveitado na companhia de amigos, ou tenha sido recebido como presente de alguém especial.

Img_normal
Esse tipo de jogo emblemático muitas vezes se prova a razão pela qual muitos se atém a um único estilo durante anos, ou até por uma vida toda. Quem não conhece alguém que ainda hoje joga diversas partidas de Counter-Strike ou dedica dezenas de horas a aprimorar suas habilidades no primeiro StarCraft? O que para alguns parece simples loucura ou falta de vontade de evoluir, na visão de outros é a simples reprodução de uma experiência extremamente prazerosa e que não precisa de substitutos.

Indicar um único elemento responsável por tornar um jogo eletrônico algo memorável é impossível, já que isso depende muito de subjetividade. Entender isso permite compreender porque há tanta gente viciada em games de futebol que não veem qual a graça em passar dezenas de horas viajando pelo espaço e conversando com raças alienígenas.

O que é especial para você?

O BJ abre a seção de comentários para que nossos leitores deixem o testemunho dos games que mais influenciaram em suas vidas como jogadores. Sejam eles novos ou antigos, conhecidos ou desconhecidos, o importante é que eles ocupem algum lugar especial na lembrança, por mais que sua qualidade seja considerável duvidosa por outros jogadores.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.