Qual o primeiro game que você jogou na vida?

12 min de leitura
Imagem de: Qual o primeiro game que você jogou na vida?

Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo
Se você está lendo esse artigo, com certeza absoluta é um gamer. Afinal de contas, não estaria em um site de jogos se não fosse, a não ser que qualquer desígnio bizarro do destino tenha trazido sua pessoa até aqui. Caso esse não seja o seu caso, então bem vindo a um clube onde todos compartilham o mesmo amor, apesar de nem sempre concordarem.

Todos nós já jogamos diversos jogos na vida. Ficamos apaixonados por alguns, frustrados com outros. Morremos de raiva, choramos de alegria, trememos de emoção e, diversas vezes, tivemos vontade de abraçar o joystick ou jogá-lo na parede. Cada um de nós tem uma história e, da mesma forma que qualquer jornada, ela precisa ter um início.

Por isso, reunimos redatores do BJ e dos outros sites de NZN, além de outras pessoas que também trabalham por aqui, para reviver as memórias gamers mais antigas. O resultado disso você confere agora.

Felipe Demartini – Redator BJTeenage Mutant Ninja Turtles II – The Arcade Game

O primeiro jogo da minha vida, com certeza, foi Keystone Kapers, o famoso “polícia e ladrão” do Atari. Mas a minha memória mais antiga relacionada a gamers é de Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game. Mais precisamente, a cena do vídeo acima. Eu costumava jogar com o meu pai e, após muito custo, finalmente chegamos à dupla de chefes finais: Krang e o Destruidor.

Ou, nesse caso, trio, já que existia toda uma tática para acabar com o inimigo derradeiro do game. Após momentos de desespero com um Destruidor que retornava sempre que era morto, descobrimos a lógica do estágio e, finalmente, salvamos o mundo com as tartarugas mais queridas de todos os tempos.

Ricardo Fadel – Editor BJJogos de Amiga e MS-DOS
Para mim, é impossível apontar o primeiro game com o qual tive contato na vida. Minhas memórias de jogos que experimentei no Amiga são falhas, mas tenho boas recordações de vários títulos prestigiados nos primeiros PCs mesmo. Alguns dos que mais me marcaram são: Blockout, Out of This World (Another World), 4D Sports Boxing, Prince of Persia, Phantasmagoria e vários de aventura da LucasArts. Então pode-se dizer que embarquei fundo nos video games pelo menos desde 1990-91, com 2-3 anos de idade... Ou talvez ainda mais cedo.

Wikerson Landim – Redator TecmundoO Senhor das Trevas

Lembro até hoje do dia que vi um video game pela primeira vez. Era o fantástico Philips Odissey, que vinha com alguns jogos na memória e tinha uma série de outros cartuchos em português. Isso aconteceu na metade da década de 80 - eu devia ter uns cinco anos - e achei incrível o jogo O Senhor das Trevas, uma espécie de Space Invaders, mas com todas as limitações que os gráficos poderiam reproduzir. Só depois de alguns meses pude jogar de novo, quando ganhei o meu próprio Odissey, e "O Senhor das Trevas" se tornou o primeiro vício.
 

Mauricio Tadra – Redator BJBoxing
O primeiro jogo em que coloquei as mãos foi o famigerado e disputado Boxing, do nosso console queridão Atari. Eu era muito pequeno para me lembrar de detalhes técnicos na época, mas é certo que eu ganhava todas as disputas contra minhas irmãs mais novas.

Para quem não se lembra, o game mostra uma visão aérea de um ringue, no qual um lutador composto de uma bola (simulando o corpo) com dois braços precisa enfrentar outro similar. Para acertar seu adversário era necessário atacar antes dele e de uma posição na qual seus punhos pudessem golpear entre os braços do oponente. Haja desafio!

Rafael Gazzarrini – Redator TecmundoSpace Invaders
Quando eu tinha três ou quatro anos, meu pai e um amigo dele tinham um locadora voltada para video games - ou seja, eles permitiam que as pessoas alugassem diferentes cartuchos, atividade que deve parecer um absurdo para o pessoal mais novo. Por conta disso, o primeiro game que eu joguei foi Space Invaders para Super Nintendo, sendo que o meu irmão mais novo sempre serviu como companheiro de jogatina.

Fernando D’Aquino – Redator Tecmundo/BaixakiFreeway
Eram meados da década de 90 quando meu pai comprou seu primeiro computador. Não demorou muito e ele apareceu com alguns disquetes (se você não sabe o que é isso, clique aqui) que continham uma seleção de jogos para PC. As minhas primeiras recordações no mundo dos games são com o clássico Freeway, título no qual você tinha que ajudar uma galinha a atravessar a rua sem ser esmagada pelos carros e caminhões. Foram horas a fio na frente de pixels e cores distorcidas.

Nilton Kleina – Redator Tecmundo/BJIce Climbers
O primeiro jogo que guardei na memória (e provavelmente o primeiro que joguei) foi Ice Climbers, para o Nintendinho. Apesar de não ser nada complexo, ele só envolvia saltar para subir a montanha e dar uma ou outra martelada no cenário, o que já era um desafio para mim na época. Troquei ele pouco tempo depois por títulos mais famosos, como Mario, The Legend of Zelda e Excitebike, mas vibrei bastante quando vi Popo e Nana como lutadores de Super Smash Bros. Melee, no GameCube.

Dani Starck – Redatora BaixakiSafari Hunt/Alex Kidd
O primeiro game que eu joguei exatamente eu não lembro, mas jogava muito aquele de matar patos no Master System, com a arminha (Safari Hunt)... Agora o primeiro game que eu joguei de verdade mesmo, que marcou de ficar madrugadas jogando pra fechar e jogar de novo (e levando bronca da mãe pq tinha aula no dia seguinte) foi Alex Kidd. <3 <3 <3

Paulo Guilherme – Redator BJRambo 3
Jogar este game foi uma questão de pura sorte: como ganhei meu Mega-Drive com um cartucho japonês de “10 em 1”, não tinha a menor ideia do que estava fazendo até selecionar o título na lista incompreensível.

Por mais que gostasse do jogo – o que foi uma surpresa, visto que não gostei dos filmes –, nunca consegui passar da terceira fase, graças à uma enorme falta de coordenação e minha pouca experiência no mundo dos games. Mas até hoje rever o título me traz bons momentos de nostalgia.

Vinicius Karasinski – Cientista do Área 42MegamaniaFonte da imagem: Baixaki
Não tenho certeza absoluta de ter sido esse o primeiro jogo que eu joguei na vida, mas é uma das memórias mais antigas que eu tenho. Eu tinha pouco mais de dois anos de idade, em 1982, quando joguei Megamania pela primeira vez na casa de um tio. Poucas semanas depois, lembro de ir com meu pai até uma loja para comprar um Atari 2600 e, com ele, uma cópia do jogo, junto com Pac-man, Asteroids, River Raid, Enduro e outros clássicos do console.

Lembro bem da sensação de poder “assumir o controle” da nave que matava os alienígenas na tela da televisão. Aquele console infelizmente não existe mais, mas o cartucho está bem guardado, assim como as boas lembranças que tenho do início da minha vida gamer. Quem poderia imaginar que os jogos iriam evoluir tanto em 30 anos?

Bárbara Brasileiro Leal – Editora Minha SérieFórmula 1
O primeiro jogo que eu me lembro de ter foi um de Fórmula 1, que cabia num disquete e se jogava em MS-DOS, se não me engano. O jogo era em preto e branco, oferecia opções de várias pistas e você acumulava pontos conforme se saía em cada competição. Os controles eram os mais simples do mundo: as setas. Eu devia ter uns 10 anos de idade e jogava muito com meu irmão mais novo: a disputa era acirrada e a hora que nossa mãe nos deixava jogar era a mais divertida do dia!

Cassio Barbosa – Redator BJKing’s Valley

Quando eu era pequeno, meu pai tinha um MSX e alguns jogos, como King’s Valley, Knightmare e Galaga. Com três anos de idade, eu não tinha muita ideia do que eu estava fazendo, e apenas algum tempo depois que eu pude de fato jogá-los de verdade. Apesar de já fazer muito tempo desde a última vez que eu me diverti com King’s Valley, até hoje a sua trilha sonora ainda está marcada na minha memória.


Felipe Gugelmin – Redator BJContra
Não é exatamente o primeiro game que joguei, mas sim o primeiro do qual me lembro do nome. Tinha esse jogo em um daqueles cartuchos com centenas de títulos (muitos deles meras repetições) e passava horas em frente à televisão matando os monstros que surgiam. Embora na época eu conseguisse finalizar o jogo facilmente, com a falta de prática hoje em dia eu sequer consigo passar da primeira fase sem morrer várias vezes.

Douglas Ciriaco – Redator Tecmundo/BJKeystone Kapers
Provavelmente não foi o primeiro, mas é o que me lembro com clareza. Eu devia ter uns 4 ou 5 anos e meus pais compraram um Mini Atari 2600 com trocentos jogos na memória. Um dos que me chamou a atenção logo de cara foi Keystone Kapers (na verdade, eu descobri o nome dele apenas há alguns dias, quando o Demartini pediu para contarmos qual foi o primeiro game que jogamos).

No jogo, um ladrão assaltava uma espécie de loja de departamento e você, na pele do policial, devia capturá-lo. Correr pelo local e subir escadas rolantes e elevadores para prender o bandido não eram tarefas simples, mas era bem divertido. Bons tempos.

Durval Ramos – Redator BJSuper Mario Bros. 3
Tenho certeza de que deve ter sido algum game de Atari que joguei na casa do meu primo, mas não tenho nenhuma lembrança de qual ou como ele era. Eu era muito novo para isso, então a primeira recordação que tenho de um video game é com Super Mario Bros. 3, ainda no Nintendinho. Esse mesmo primo ganhou o console e, para mim, aquilo era algo mágico, tanto que ia todos os dias na casa dele jogar e tentar passar daquelas fases que pareciam impossíveis de ser passadas.

Não lembro se chegamos a terminar todos os mundos ou até que ponto fomos, mas sei que meu tio uma vez me expulsou da casa dele de tanto que eu ia lá para jogar e isso me motivou a ser um maníaco consumista que precisa ter todos os consoles em casa.

Hiniro No – ModeradorKeystone Kapers
Meu primeiro jogo foi Keystone Kapers, ou simplesmente "Pega Ladrão", como eu e meus colegas chamavámos. As melhores lembranças nem são tanto o jogo em si, mas da reunião da galera em uma tarde de sábado, se divertindo e tentando um quebrar o recorde do outro para conseguir uma Coca de garrafa de vidro no fim da jogatina... Ah! Aquele refrigerante tinha um sabor sem igual!

Natalie Rosa – LeitoraPitfallFonte da imagem: Acervo pessoal
Eu sempre achei que o primeiro jogo que eu joguei na vida fosse Doom, porque tenho muitas lembranças disso. Mas essa foto prova o contrário. Óbvio que eu não estava jogando de fato, pois eu tinha apenas 2 anos de idade, mas ainda lembro perfeitamente do jogo Pitfall, para Atari. Lembro do console e dos botões que eu apertava com o dedão pensando "I have no idea what I'm doing". Lembro até mesmo de assistir o meu irmão jogando e perdendo para o jacaré. Claro, com a minha regatinha do Bozo.

Adriano Ferreira Lopes – LeitorSuper Mario Bros.
Lembro que foi a primeira vez que fiquei acordado até tarde por causa de um jogo. Infelizmente foi meu irmão quem conseguiu terminar primeiro, uma façanha que eu nunca fui capaz. Na verdade, eu passava as fases mais difíceis e meu irmão tinha sorte em derrotar o Bowser. Hoje sei que na época já existiam consoles muito melhores, mas não trocaria os momentos que passei jogando naqueles videogames "velhos" por jogos atuais!

Existe até uma ligação na minha memória quanto a isso. Se ouço uma trilha sonora de algum game que jogava, logo me vem algo que vivi naquele tempo, principalmente a lembrança de amigos que nunca mais vi.

Ariel Ayres - LeitorSonic The Hedgedog
Eu ainda lembro de estar ao lado de meu irmão vendo o Master System apoiado no chão e com a fita de Sonic The Hedgedog encaixada. Eu, pequeno, pulando que nem um maluco enquanto coletava as argolas. São poucas imagens, realmente, que eu guardo em minha cabeça dessa época, porque eu era muito pequeno, mas lembro da trilha sonora de Green Hills, uma fase do lado de fora de um dirigível e da última batalha contra o Robotnik.

E a fase do lado de fora de um dirigível me marca muito por razões que desconheço. Vez ou outra a memória me ataca e o sentimento de nostalgia é forte. E a última fase de Sonic também me deixou marcas porque eu só a via quando meu irmão chegava nela, já que eu nunca fui capaz de zerar o jogo...

Fabio Dantas - LeitorPele’s Soccer
O meu foi um game do Pelé para Atari (Pele’s Soccer). Infelizmente este game, em vez de me deixar alegre com uma ótima experiência oitentista, fez bem o contrário. Era muito problemático, e outra: não sabia que Pelé era camaleão nos games, quem jogou sabe.Como gostaria de que Super Mario World fosse meu primeiro game...

Vitor Prado – LeitorToki: Going Ape Spit

Por um bom tempo eu pensava que o primeiro jogo que joguei foi Goof Troop, do gênio Shinji Mikami. Aí descobri que, na verdade, foi um jogo bem antigo que meu irmao e minha irmã jogavam chamado Toki: Going Ape Spit, do Mega Drive (ou Legend of Juju nos arcades).  Transformavam um homem em macaco e sequestravam sua namorada. Só de lembrar da música e introdução desse jogo já me dá um surto de nostalgia.
 

Nícolas Oliveira – LeitorTop Gear
Lembro bem que a primeira vez que joguei foi no SNES da minha prima, as principais memórias que tenho do momento eram do meu irmão falando para eu parar de virar o joystick e começar apertar os direcionais. Para mim o que fazia virar era a movimentação do controle. Só consigo imaginar eu lá segurando o botão de acelerar com o carro parado e virando o joystick igual a um "retardado".

Izael Junior – LeitorResident Evil
Meu primo chego na minha casa com um PSX e o jogo falando que era tipo um Super Mario 3D. Como eu nunca tinha jogado vídeo game antes, só vi assisti e acreditei. O maldito me deu o controle e apagou a luz bem na hora que os cachorros pulam da janela. Nem preciso dizer que quase enfartei.

Alessandro Pistorello – LeitorEnduro
Joguei na casa de uma tia (eu ainda não tinha o console). Lembro que o jogo me marcou muito na época, principalmente pela sensação "realista" que as mudanças de clima e de tempo causavam. O supercarro corria até na neve, e por incrível que pareça, o gelo deixava o veículo mais pesado e difícil de controlar. E à noite só era possível visualizar as sinaleiras.

Na neblina, então, uma pancada atrás da outra! Bons tempos. Hoje, quando me aventuro a jogar Enduro em algum emulador, tenho a sensação de que os carros vêm contra mim, e não de que eu os ultrapasso!!!

Darth Gama - LeitorPong
Comecei no Telejogo, aos sete anos de idade. Não me lembro o dia exato, mas me lembro que meu pai foi até São Paulo comprar o aparelho. Quando ele chegou e foi instalar na TV, fiquei ao lado pra ver do que se tratava e me lembro bem o quanto fiquei emocionado de verdade ao ver aquelas duas barrinhas na TV, rebatendo um quadradinho pra lá e pra cá. Meu coração disparou e tudo, e daquele dia em diante os videogames se tornaram minha grande paixão, que já dura mais de 30 anos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.