Por que algumas pessoas passam mal ao jogar games FPS?

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Imagine-se sentado jogando um jogo de tiro, corrida ou simulação próximo à televisão ou ao monitor por cerca de uma hora. A câmera balança constantemente e passeia pelo cenário, enquanto os efeitos de luz mudam a cada hora. De repente, você começa a sentir enjoo, suor, sensação de vômito, dores de cabeça — algo que normalmente aconteceria em longos passeios de carro ou em uma montanha-russa.

Não se assuste nem chame a ambulância: os jogos podem ser realmente culpados por causar um efeito que afeta a visão, o cérebro e o equilíbrio. E, acredite se quiser, isso é um efeito passageiro que afeta muito mais gente do que você imagina.

Qual o diagnóstico, doutor?

O nome disso é cinetose (ou motion sickness, em inglês). Trata-se de um "bug" no nosso sistema vestibular, que não tem nada a ver com a prova para entrar na faculdade. Ele é formado pelos órgãos que compõem o ouvido interno, responsáveis por manter o equilíbrio. Nesse espaço, estão canais semicirculares que são tubos ósseos cheios de líquido, a endolinfa.

Quando você faz um movimento, a endolinfa mexe no sentido contrário, algo que cria uma reação em cadeia que chega até o sistema nervoso central, "avisando" que o seu corpo não está parado.

Se você está em um carro (ou seja, parado, mas dentro de uma estrutura em movimento), a endolinfa não envia estímulos, mas o seu corpo está em deslocamento e seus olhos confirmam isso, o que dá um nó nos seus sentidos. Além disso, o cérebro percebe a discrepância e conclui que há algo errado, como a ocorrência de um envenenamento ou alucinação, e tenta resolver o caso ao eliminar possíveis toxinas do corpo — daí a sensação de vômito e as náuseas.

O que meu jogo tem a ver com isso?

O cenário criado por um jogo, especialmente nos de primeira pessoa, tenta simular exatamente algo que seria capturado pelo olho e processado pelo cérebro. O problema é, no game, você faz movimentos frenéticos para os lados com a câmera, corre a altas velocidades e pula de alturas inimagináveis — enquanto a realidade é que você está praticamente imóvel.

Mas não é só isso que está em jogo. A taxa de quadros exibidos por segundo também influencia bastante. Um jogo em 60 frames por segundo (fps) parece mais dinâmico, fluído, de maior qualidade graficamente — não "em câmera lenta" ou com rastros de objetos que se mexem na tela, algo comum quando essa taxa cai ou é naturalmente baixa.

O problema é que esse aumento de velocidade contribui para os enjoos, já que tudo fica acelerado demais, sendo que o seu cérebro não estava acostumado com tudo isso. Quando ele está lento demais, também é um problema, já que há alteração na agilidade normal (ou, neste caso, a falta dela).

Blur

O efeito de motion blur, que causa desfocamento e simula a movimentação rápida de objetos, também pode contribuir para a cinetose. Isso porque monitores com baixa taxa de atualização demoram até processar um movimento muito rápido, deixando borrões na tela e deixando seu cérebro ainda mais confuso.

Blur BustersAcima, uma taxa de refresh de 60 Hz. Abaixo, em 120 Hz, note como os rastros ficam muito menores.

Um monitor com taxa de 1 milissegundo e atualização (refresh rate) de 60 Hz é considerado comum, mas taxas maiores também podem ser a solução — além de aumentarem ainda mais sua experiência e precisão em games de tiro, por exemplo.

FoV

O problema também pode estar no campo de visão (field of view, ou FoV). Quando esse valor é muito pequeno, detalhes das bordas do cenário aparecem de menos na tela e você tem a sensação de claustrofobia, que agrava a cinetose.

Epic Games

Jogos como Titanfall trazem ângulos satisfatórios de câmera e um campo de visão o mais aberto possível, para evitar esse tipo de efeito. Isso indica que as desenvolvedora sabem do problema e buscam amenizá-lo em títulos mais recentes.

E aí, tem cura?

Não há um jeito milagroso de acabar com um efeito do cérebro de uma hora para a outra. Só que isso não significa que alguns cuidados possam ser tomados para ao menos diminuir o efeito desse problema e poder jogar por mais tempo e em paz com o corpo.

Confira algumas dicas:

  • Ajustar campo de visão nas opções gráficas do game para deixá-lo mais largo (90 é um bom valor);
  • Procurar um  monitor de no mínimo 60 Hz;
  • Jogar em maior quantidade os games que causam tonturas para "treinar" o cérebro, porém com intervalos de descanso após cerca de meia hora;
  • Deixe alguma luz ligada enquanto você joga, nem que seja uma fonte fraca apontada para o teto;
  • Consuma uma quantidade regular e mais saudável de alimentos antes e durante a jogatina;
  • Coloque um ponto preto no centro da TV, nem que seja um pedaço de papel pintado, para criar um ponto de referência para o cérebro;
  • Existem medicações que combatem os enjoos causados pelo movimento, mas evite remédios desnecessários e sempre consulte um médico antes.

Agradecimentos ao leitor Diogo Otavio, que relatou o problema e sugeriu o artigo. Esperamos que a dúvida esteja solucionada!

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