Nem sempre os jogos conseguem acertar ao criar um personagem. E isso é totalmente normal. Afinal de contas, games normalmente possuem dezenas deles, entre heróis, vilões e outros de menor importância, o que torna extremamente difícil ter apenas personagens perfeitos, com bons trejeitos e uma história profunda.
O problema, é claro, não está quando os desenvolvedores erram naquele NPC que terá importância em uma ou duas cenas durante toda a história, e sim quando eles fazem isso com o protagonista. Infelizmente, esse não é um erro comum: muitos, mas muitos jogos no mercado acabam falhando miseravelmente pela falta de um personagem principal forte.
Felizmente, alguns games conseguem se salvar disso com uma ótima jogabilidade, uma trama muito boa ou mesmo outros personagens que tiram o foco de nosso protagonista blasé. O que não muda o fato de que jogos como os listados abaixo provavelmente seriam muito melhores se não os tivéssemos como personagens principais.
1- Baby Mario
Mario pode ser um dos personagens mais carismáticos e adorados do mundo dos games, mas sua versão mais nova definitivamente já deixou muita gente com dor de cabeça. E quem já jogou algo da série Yoshi’s Island sabe bem o motivo: aquele. Maldito. Choro.
2- Cloud Strife
Calma gente, calma... Antes que vocês comecem a atirar as pedras, deixem-me explicar meu ponto. Em primeiro lugar, não acho que nosso protagonista de cabelo pontudo tenha sido um mal personagem – ao menos não de início. Em Final Fantasy VII, Cloud parecia apenas o que ele dizia ser desde o começo: um mercenário sério, cuja maior prioridade é cumprir a missão. Não há nada de ruim nisso.
O ex-SOLDIER fez sucesso, contudo, e resolveram trazê-lo para outros games (além de um ótimo filme, diga-se de passagem). Foi aí que a história pareceu perder a mão, pois todo o crescimento pessoal pelo qual ele passou durante toda a aventura de VII não apenas desapareceu, como tomou o caminho oposto. O resultado foi que Cloud se tornou um personagem ridiculamente melancólico e depressivo, como em Dissidia, Crisis Core e Kingdom Hearts.
3- Connor
Dividindo a posição com o próximo personagem da lista, o protagonista de Assassin’s Creed 3 mais parece alguém simplesmente insatisfeito com tudo a sua volta; incluindo até mesmo com seu mestre e muitos de seus aliados. A impressão que o assassino deixa durante toda a aventura é: “Quem será a próxima pessoa que ele vai criticar na próxima cena?”.
4- Desmond Miles
Como uma das poucas pessoas corajosas e pacientes o suficiente para terminar Assassin’s Creed 1 com absolutamente tudo, devo dizer que sempre achei Desmond um personagem um tanto injustiçado. Mas acima de tudo, ele parecia ter um enorme potencial.
Veio AC2, AC: Brotherhood... E então AC3, que prometia mostrar Desmond como todos sempre esperavam. Terminei o game e, no lugar de um fechamento digno, vejo o exato oposto daquilo que esperava. Depois disso, preciso admitir: Miles é um personagem teve um início médio, enfraqueceu com o seguir da aventura e terminou pior do que qualquer um podia imaginar.
5- Kratos
Fãs de God of War, digam o que quiserem, mas Kratos é talvez o pior exemplo de personagem de toda a lista. Basta observar com um mínimo de frieza para ficar claro que ele é, na verdade, o verdadeiro vilão da trama, chegando ao ponto de destruir o mundo simplesmente para ter sua vingança. Se matar praticamente todos que ele encontra no caminho, sejam amigos ou inimigos, da maneira mais gratuita possível não for suficiente para você, não sei mais o que é.
6- Raiden
Raiden talvez não fosse um personagem tão ruim, visto em um primeiro momento. Mas, quando o colocamos em uma comparação lado a lado com Solid Snake, o qual todos pensavam que seria o protagonista de MGS2, o espião novato acaba se mostrando uma enorme decepção.
O fato aqui é: Raiden é praticamente o extremo oposto de Snake. No lugar daquele veterano canastrão, temos um homem de aparência andrógina, que é constantemente criticado por outros personagens da aventura pela falta de qualquer personalidade. Junte isso ao fato de que todos esperavam ver Solid Snake como protagonista no game e temos uma enorme decepção.
7- Squall Leonhart
Para alguns, Squall e sua pose silenciosa (para não dizer “carrancuda”) podem até ser estilosos. Mas há um limite para isso – e quando seu protagonista de um RPG “das antigas” com dezenas de horas de duração tem menos falas durante toda a aventura do que alguns NPCs, você definitivamente cruzou a linha do aceitável.
8- Tidus
Mesmo todas as críticas feitas pelo público a Cloud e Squall não são nada perto do que o público criticou o protagonista de Final Fantasy X. Exagerado, falastrão e ridiculamente ingênuo, Tidus parece estar constantemente “fora de sintonia” com o resto do grupo, se recusando a acreditar em tudo o que os outros personagens lhe dizem.
Caso os pontos acima não sirvam, fica então a conhecida cena em que Tidus ri; um dos maiores exemplos das piores interpretações a aparecerem no mundo dos jogos. Isso certamente é suficiente para fazer você odiá-lo.
9- Vaan
Achou que a crítica aos protagonistas de Final Fantasy tinham acabado? Não sem falar de Vaan. Apesar de ser supostamente o personagem principal, por toda a aventura ele apenas parece ser um coadjuvante, vendo uma trama intrincada de uma guerra política da qual ele não tem o menor controle – e pior: que ele nem mesmo parece tentar ajudar a enfrentar.
Não há como falar de nosso “protagonista” de FFXII sem um último comentário: dava para ter uma roupa mais ridícula?
Categorias