Não só traz os erros das demais versões, como apresenta novas falhas

3 min de leitura
Imagem de: Não só traz os erros das demais versões, como apresenta novas falhas

Pokémon TCG Online é um jogo para iOS que funciona apenas no iPad, visto que seria impossível jogar em uma tela menor, pois o game requer muito espaço para funcionar adequadamente. O aplicativo simula o jogo de cartas físico da franquia Pokémon, no qual você troca cartas e monta baralhos para batalhar contra outros jogadores. Na versão online, você tem a oportunidade de também jogar contra NPCs.

O aplicativo funciona exatamente como a versão de PC e apresenta a mesma interface: já existente há vários anos no mercado, a primeira versão do game rodava apenas pelo navegador. Certo dia, porém, tiraram-na do ar e impuseram aos jogadores a versão que requer instalação; visto a extrema instabilidade causada no jogo pelo plugin em Flash. Essa instalação já chegou a exigir quase 2 GB de armazenamento; porém, hoje ocupa apenas 500 MB de espaço, em média.

Herdando os problemas

Como se trata da mesma versão, a única diferença entre aquela que roda no Windows e no iOS é apenas a plataforma. A diminuição de tamanho, mencionada acima, acarretou em um grande problema: a sua velocidade de conexão pode atrapalhar bastante o desempenho das partidas, pois absolutamente todas as cartas devem ser baixadas individualmente conforme são jogadas. Ou seja, aquilo instalado no iPad, Windows ou Mac é apenas o motor do jogo, sem as imagens.

Mesmo com as alterações realizadas pela Pokémon Company, ao longo dos anos, o game continua bastante instável e com quedas constantes de conexão durante as partidas (contando como derrotas para você). Não apenas isso, mas sua Loja Online não é nada confiável, por exemplo: ao tentar usar as suadas 500 moedas reunidas ao longo de anos de partidas esporádicas, o deck comprado nunca ficou acessível e as simplesmente desapareceram.

Especificamente na versão para iPad, basta a tela ser travada ou você abrir outro aplicativo para que Pokémon TCG Online trave e seja reiniciado, fazendo você perder qualquer progresso na partida realizada. Sobre elas, mesmo desativar as opções de animação para aumentar a velocidade das jogadas se mostra inútil: os servidores são muito lentos, obrigando você a esperar alguns segundos de processamento para cada carta jogada.

Mais devagar que uma lesma

Sobre a jogabilidade em si, o iPad apresenta uma grande desvantagem em relação ao uso do mouse para jogar, o que pode prejudicar tremendamente o seu desempenho: cartas de energia anexadas a pokémons são quase impossíveis de selecionar (quando uma carta de treinador assim o exige) e, também, visualizar uma carta requer dois toques.

Ou seja, dar apenas um toque, por engano, pode estragar os seus planos para a partida, pois coloca a carta em jogo. Além disso, o fato de usar WiFi para o carregamento dos cards pode ser prejudicial: caso o sinal esteja ruim, você pode ficar sem saber o que o oponente tem em campo – tornando a partida algo impraticável. Ainda sobre a conexão, absolutamente toda opção selecionada requer um tempo considerável para ser carregada, obrigando o jogador a ser muito paciente.

Tudo se resume a jogar sem parar

A dificuldade apresentada pelos inimigos é variável, mudando conforme a sua escolha ou de acordo com o torneio em que você estiver participando. O tipo de oponente também limita as suas cartas usadas: enquanto é possível editar um deck para melhorá-lo para batalhar contra um jogador, o computador lhe obriga a usar baralhos iniciais básicos (infinitamente mais fracos do que aquilo usado pelo computador).

Existem várias conquistas para realizar no game, algo que pode incentivar-lhe a continuar jogando continuamente. Entretanto, a instabilidade constante e os baixos valores arrecadados por partidas (em média, ganha-se 20 moedas por vitória, com cada batalha podendo levar 20 minutos) são algo desolador que rapidamente desanimam de continuar. Caso você jogue a versão física do TCG, a história muda; afinal, há baralhos que, quando comprados, ficam disponíveis também online, basta resgatar o código na caixa.

Em suma, jogar Pokémon TCG Online no iPad é bem similar às versões de Desktop, mas apresenta algumas falhas significativas na jogabilidade e ainda consegue potencializar alguns problemas vistos no computador – sem mencionar o fato de trazer outros consigo, próprios do sistema utilizado. Em outras palavras, você pode jogá-lo casualmente, mas não fique muito apegado à ideia de ganhar as partidas ou conseguir fazer o que você deseja com as cartas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.