AXIS quer projetar artistas gamers brasileiros com leque de cursos na área

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Desnecessário dizer que a indústria de video games movimenta mais dinheiro que o cinema. E que o mercado está cada vez mais carente de mão de obra especializada, ainda mais no Brasil, em que essa indústria vai na contramão da economia – isto é, enxerga um gradativo crescimento.

Diversas opções de cursos estão à disposição dos aspirantes a artistas de games, mas poucos são tão focados e bem filtrados como os da AXIS, primeiro campus da Gnomon School of Visual Effects, que agora está com localização nova em São Paulo: Avenida Paulista, 568, 2º andar. Um ponto muito mais acessível que está no hub da cidade.

A Gnomon, para quem ainda não conhece, é tida como uma das melhores escolas de efeitos visuais do mundo, com profissionais renomados que atuaram em diversas áreas do entretenimento e lecionam vários cursos relacionados.

Criação de personagens, modelagem de cenários e mais

O BJ deu um pulo no novo endereço para conferir de perto as mudanças e checar os novos cursos que a escola periodicamente oferece para atender à demanda. Conversamos com Fred Saddi-Naccache, diretor-geral, para saber as novidades, que abrangem cursos focados na criação de personagens e criaturas para games, design e modelagem digital de cenários para jogos, game design, programação na engine Unreal e mais.

Os cursos são ideais para uma formação profissional especializada em games e também são ótimos para compor um portfólio versátil, que pode ser destacado em carreiras de cinema, publicidade, design e outros campos correlatos. Os novos cursos começaram em 18 de abril e têm duração de seis meses cada, sempre aos sábados, já no novo endereço.

Quem começa “do zero” está apto a fazer?

“É exatamente assim que preferimos”, diz Fred ao BJ. “São cursos que atendem aos dois públicos [novatos e veteranos]. Já chegamos a 50 cursos. Eles cobrem softwares como Photoshop, ZBrush, Maya, After Effects e por aí vai. Temos do zero todos esses programas. É muito mais importante que nós possamos dar a base a esses alunos e então desenvolver suas habilidades com a nossa filosofia. Nas primeiras cinco semanas aqui, o aluno já sente um grande progresso”, contou o diretor.

Quem quiser se especializar em diferentes segmentos da criação de jogos e se tornar um designer versátil pode escolher entre fazer todos os cursos ou apenas aqueles que interessarem, seja simultânea ou sequencialmente. Para se matricular, o interessado, conforme enaltecido por Fred, não precisa ter qualificações prévias e nem domínio da língua inglesa.

“Não há atalhos ou alternativa ao estudo se você deseja uma carreira sólida tanto em games quanto em efeitos visuais, 3D, ilustração ou concept art. É preciso que a nova geração transcenda às passadas, que são autodidatas não por opção, mas por falta de uma formação e de escolas como a AXIS. (...) Rigging, dynamics, ambientes, cenários, personagens... São fundamentos do design, e queremos passar esses fundamentos, doar quatro, cinco aulas que sejam, só para trabalhar com alguns aspectos. Gostamos de passar as ferramentas do zero”, explicou.

Conheça os três módulos do programa acadêmico Games Track, da AXIS

Os cursos iniciados no dia 18 de abril, cada qual com duração de seis meses, abordam aspectos que podem agradar a diferentes objetivos. Confira só os conceitos e a prática discutidos na grade:

  • Character Creation for Games: o curso aborda o desenvolvimento de personagens e criaturas, desde o conceito inicial até o modelo finalizado e pronto para uso em jogos. Neste curso, os alunos aprendem os conceitos de character design, estudo de anatomia, blocking, modelagem no Maya, escultura no ZBrush, uso do Photoshop para manipulação e criação de texturas, mapeamento e criação de concept art, real-time rendering com Marmoset Toolbag, game geometry e game asset creation. Character Creation for Games e o preparo de um Character Artist profissional. O aluno conclui o curso com modelos que podem ser animados e deformados para games, seja em consoles ou plataformas móveis. Mais informações sobre o curso podem ser encontradas no site da AXIS clicando aqui.

Dia da semana e horário: sábados, das 10h às 12h30.

Instrutor: Fábio Doná

Duração: 20 semanas/50 horas.

Investimento: seis parcelas de R$ 550 cada no boleto bancário ou cartão de crédito.

  • Environment Creation for Games: curso focado na criação de cenários interativos, desde o conceito original inicial até o refinamento de luz e texturização final. O curso explora as diversas fases do processo de desenvolvimento de environments e aborda as mais atuais e avançadas técnicas e softwares envolvidos no processo de criação de cenários e ambientes para games. A ideia do Environment Creation for Games é guiar o aluno a transformar sua visão artística – como designer e “criador de mundos” – em níveis interativos, desenvolvendo suas habilidades como diretor de arte, produtor e designer e ensinando as mais modernas e avançadas técnicas e ferramentas específicas. Mais informações sobre o curso podem ser encontradas no site da AXIS clicando aqui.

Dia da semana e horário: sábados, das 13h às 16h30.

Instrutor: Daniel Monastero

Duração: 20 semanas/50 horas.

Investimento: seis parcelas de R$ 550 cada no boleto bancário ou cartão de crédito.

  • Unreal Game Production: curso que prepara o aluno para lidar com todas as etapas do processo de produção de games, incluindo level design, storytelling, artwork e valores de produção. Cada estudante termina o curso tendo criado, desenvolvido e programado seus próprios jogos, além de aprendido sobre todos os elementos do Unreal Editor, como level layout, brush modeling, iluminação, efeitos, shaders, game design e cinematics, tudo com uma abordagem que equilibra técnica e arte aplicadas em game design. Mais informações podem ser encontradas no site da AXIS clicando aqui.

Dia da semana e horário: sábados, das 16h às 18h30.

Instrutor: Rafael Medeiros

Duração: 20 semanas/50 horas.

Investimento: seis parcelas de R$ 550 cada no boleto bancário ou cartão de crédito

Estrutura disponível para uso a todo momento

As salas são arejadas, confortáveis e equipadas com todo o material necessário para o aprendizado, isto é, computadores com hardware atualizado e todas as licenças de software – que são caríssimas, diga-se. Tudo isso fica à disposição dos alunos a todo momento, inclusive quando eles não estão na aula.

“Temos toda essa estrutura à disposição dos alunos o tempo todo. Se preciso, fazemos um acompanhamento mais minucioso do aluno. O importante é que todos tenham a nossa base e sejam desenvolvidos aqui, com a nossa filosofia. (...) Em 40 semanas aqui com a gente, o aluno já tem tanta coisa que sai com um portfólio cheio”, disse Fred.

Contato com o mercado de trabalho

O networking é outro aspecto bacana da AXIS. O diretor enalteceu a importância de se criar um ambiente em que todos estejam conectados para que, assim, a entrada no mercado de trabalho – que só cresce no Brasil – seja facilitado. “Todos aqui têm objetivos, e é legal que se conheçam, troquem contatos e conhecimentos. Todo e qualquer instrutor aqui dentro tem trabalhos profissionais, estúdio, portfólio. Então há toda uma rotatividade de profissionais. Temos também encontros com a galera da indústria, inclusive a imprensa especializada. Temos como prover o ambiente, entregar o conteúdo e trazer o pessoal aqui para dentro para que você possa ser visto antes que outros”, explicou.

O perfil dos alunos é variado, entre homens e mulheres de várias idades, sem qualquer tipo de restrição. “A criatividade depende de cada um. É por isso que gostamos de dar toda a base e desenvolver o cara aqui”, pontuou Fred.

Reforçando o que já foi dito: o novo endereço da AXIS é na Avenida Paulista, 568, 2º andar, no bairro Bela Vista, em São Paulo. Para mais informações, ligue (11) 5541-8893 ou acesse www.axis.art.br.

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