Bigodudo, rechonchudo, ex-carpinteiro e ex-encanador - Mario é, sem dúvidas, um dos personagens mais conhecido dos videogames. Mas, depois de tantos anos, é claro que tem algumas coisas que a gente não sabe sobre ele!
Jogo do... Popeye?
Shigeru Miyamoto tinha a tarefa de criar um jogo que alavancasse as vendas dos arcades. Ele queria fazer um jogo do Popeye, com o triângulo amoroso Brutus-Olivia-Popeye, mas a Nintendo não conseguiu os direitos autorais. No final, Miyamoto foi obrigado a criar seus próprios personagens - Donkey Kong, Jumpman e Pauline - para o jogo dos arcade Donkey Kong, e a história estava escrita.
A origem do "Mario"
O nome Mario veio do dono do antigo imóvel da Nintendo Of America, Mario Segale. Dizem que estava acontecendo uma reunião para decidir qual seria o nome do personagem "Jumpman". Nessa hora, Mario Segale entrou na sala para cobrar o aluguel, e dái veio a a ídeia - chama-lo de Mario.
Estado da arte
A primeira fase do Super Mario Bros. é uma aula de level design, e o jogador, sem ler nenhum manual, entende e aprende como o jogo funciona. A ideia original de Shigeru Miyamoto era que o primeiro inimigo fosse um Koopa Troopa, mas decidiu que seria muito difícil pro jogador logo de cara ter que pular no inimigo e ainda por cima chutar o casco.
Goomba
Foi aí que o Goomba foi criado. Originalmente ele seria um “cogumelo do mal”, todo preto. Um programador viu o desenho e disse que parecia muito com uma castanha. Em japonês, castanha é Kuri, e é por isso que ele é chamado de Kuribo no Japão. Ironicamente, apesar de ser o primeiro inimigo do jogo, ele foi o último a ser criado.
Mario = vilão
Nem sempre Mario foi um herói. Se na sua primeira aparição ele tentava salvar sua namorada das mãos do terrível Donkey Kong, no segundo jogo dos arcades ele virou o sequestrador, prendeu Donkey Kong e tentou matar o pobre Donkey Kong Jr., que só queria salvar seu pai. Mario, Mario, você devia saber que a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.
O "pai" do Sonic
O primeiro conceito de Sonic surgiu depois do criador do jogo, Yuji Naka, sempre tentar terminar a primeira fase do Super Mario Bros. o mais rápido possível. O jogo não tinha save, então ele conhecia a fase de cor, além de estar quase entediado de passar dela várias vezes.
Cachorro?
O inimigo chomp chomp surgiu de um trauma de infância do Shigeru Miyamoto. Quando ele era pequeno, o cachorro do vizinho avançou em cima dele, mas pra sorte do criado do Mario, ele estava preso por uma corrente.
Ficando pistola
Os boos também foram inspirados na vida real - mais especificamente, na esposa do designer Takashi Tezuka. Ela era uma mulher bem quietinha, mas um dia ficou louca da vida com o marido pelo tempo que ele passava no trabalho. Daí veio a ideia - um inimigo que fica todo encolhido quando o Mario olha pra ele, mas que é ameaçador quando o ele não está olhando. O que será que a mulher dele achou disso?
Lendas japonesas
Já os Whomps do foram inspirados na figura do folclore japonês Nurikabe, uma parede que impede a passagem dos aventureiros
Super Mario 128
Durante a Nintendo Space World de 2000, Shigeru Miyamoto fez a primeira demonstração do Gamecube usando uma fase com muitos, mas muitos Marios andando em uma superfície levemente curvada. Essa demo ficou conhecida como “Super Mario 128” e no final das contas, acabou servindo de inspiração para Super Mario Galaxy.
O jogo perdido
A Nintendo planejava uma sequência para Super Mario 64, que sairia para o Nintendo 64DD, mas, depois do fracasso de vendas do acessório, que não passou de 15.000 unidades, eles desistiram do projeto. Assim Super Mario 64 2 estava perdido para sempre.
Calvice
Todo mundo sabe que o Mario ostenta uma cabeleira por baixo do chapéu, mas lá no início, muitas artes promocionais americanas para o jogo Donkey Kong traziam um Mario careca! Então já sabe, se tiver com cabelo caindo, pergunta pro Mario como ele resolveu o problema!