Ninguém está seguro: Marvel Rivals realiza demissões mesmo com sucesso

2 min de leitura
Imagem de: Ninguém está seguro: Marvel Rivals realiza demissões mesmo com sucesso

Atualização em 19/02 - A NetEase lançou um comunicado oficial sobre o assunto dizendo que apenas uma equipe dos Estados Unidos foi afetada pelas demissões. A empresa disse que fazer os cortes foi uma "decisão difícil", mas que está ligada a um processo de otimização na empresa — veja o comunicado completo.

Notícia original - A NetEase demitiu parte da equipe de Marvel Rivals, mesmo após o sucesso do jogo. Pelo menos é essa a informação que está rolando na web após uma publicação realizada no LinkedIn. Thaddeus Sasser, que trabalhou como diretor na NetEase Games, disse que ele e outros profissionais foram dispensados recentemente.

O shooter PvP da Marvel, lançado em dezembro do ano passado, tem sido bem recebido pela crítica e já acumula uma base sólida de jogadores. O sucesso do game é tão grande que até mesmo influenciou mudanças em Overwatch 2, da Blizzard.

taddeus-linkedin.jpg
Publicação no LinkedIn indica demissões no time de Marvel Rivals.

“Meu time estelar e talentoso acabou de ajudar a entregar uma franquia nova de incrível sucesso em Marvel Rivals para a NetEase Games… e nós acabamos de ser demitidos”, diz a publicação.

NetEase não explica demissões

Apesar dos bons números e recepção, a empresa não deu explicações sobre os cortes. Sasser classificou a situação como "uma indústria estranha" e usou a postagem para ajudar seus colegas a encontrarem novas oportunidades. A decisão levanta novamente o debate sobre os layoffs na indústria dos games, que continuam afetando estúdios mesmo diante de lançamentos bem-sucedidos.

Sem um comunicado oficial da NetEase, ainda não se sabe quantos profissionais perderam seus empregos, nem quais setores foram afetados. No entanto, a demissão do diretor e de parte da equipe criativa gera incerteza sobre o futuro do jogo.

Download Marvel Rivals Microsoft Store
MArvel Rivals está disponível de graça no PC e consoles.

Demissões ocorreram nos Estados Unidos

A NetEase parece ter focado as demissões nas equipes ocidentais que trabalharam no desenvolvimento de Marvel Rivals. Segundo Jack Burrows, designer de fases do jogo que também foi afetado pela demissão, a publisher chinesa desligou diversos membros do time norte-americano, mas deixou intactas as equipes que atuam no suporte e atualização do game.

John Ebenger, diretor que trabalha na Bungie, publicou sobre o caso no Bluesky dizendo que "ouviu falar" sobre a NetEase reatirar todos os seus investimentos dos Estados Unidos. Segundo as fontes do desenvolvedor, o processo teria começado já no ano passado.

The only insight I can possibly add is that I’d heard NetEase is pulling ALL investments out of NA. Started last year. Are these layoffs all the NA design team? If so then it appears no, it doesn’t matter how successful your game is, corporate policy created by geopolitics and trade relationships do

[image or embed]

— John Ebenger (@johnebenger.bsky.social) February 18, 2025 at 4:42 PM

Embora o jogo continue recebendo novos conteúdos, incluindo heróis como Tocha Humana e Coisa, a saída de parte do time criativo pode impactar a qualidade das próximas atualizações e do suporte oferecido aos jogadores.

Sucesso no mercado de jogos online

Mesmo diante da situação conturbada, Marvel Rivals segue como um dos grandes sucessos recentes da indústria. Com mais de 80% de aprovação do público no PC, o jogo atrai diariamente mais de 300 mil jogadores no computador, de acordo com dados da Steam.

Resta agora aguardar mais detalhes vindos da NetEase sobre a situação. E aí, qual sua opinião sobre o caso? Comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.