A comunidade de mods é uma das mais dedicadas entre os fãs de videogames, mas isso já não é mais segredo para ninguém. Muitos desenvolvedores independentes deixam jogos engessados em versões ainda melhores no PC — mas, infelizmente, nem sempre as grandes publishers deixam isso acontecer. Inclusive, um caso recente envolvendo Counter-Strike acabou sendo um banho de água fria para muitos fãs.
Em mensagem publicada no X (antigo Twitter), os responsáveis pelo mod Classic Offensive, que estava em desenvolvimento há mais de oito anos, revelaram que o projeto foi repentinamente bloqueado pela Valve sem nenhum aviso prévio ou explicação.
— Classic Offensive (@csco_dev) January 11, 2025
"Não entendemos o que aconteceu. Passamos pelo Steam Greenlight lá em 2017, conversamos com o jurídico para saber se era possível lançarmos o projeto na Steam", diz o comunicado. "Depois de algumas alterações legais solicitadas devido ao uso do IP da Valve [...], a Steamworks solicitou que concluíssemos a compilação antes de podermos lançá-la e, agora que fizemos tudo, não podemos publicá-la".
Mod Classic Offensive estava em desenvolvimento há mais de 8 anos
O mod Classic Offensive, aprovado pelo Steam Greenlight em 2017, prometia trazer de volta a atmosfera do clássico CS 1.6 para o Counter-Strike GO (atualmente CS 2), além de combinar elementos de jogos passados com melhorias consideráveis de gameplay.
Conforme ressaltado no comunicado, os criadores consultaram advogados e até fizeram alterações no projeto para cumprir com os requisitos pré-estabelecidos pela Valve. Apesar disso, o mod foi removido da publicação após a equipe enviar a compilação para revisão em dezembro de 2024.
Originalmente, o lançamento do Classic Offensive estava planejado para o dia 25 de dezembro. No entanto, cinco dias antes da data programada, a equipe ainda não havia recebido uma resposta da Steamworks. Em vez disso, eles receberam uma notificação automática de que o mod havia sido "rejeitado sem explicações".
Situação do Classic Offensive levanta alerta para a comunidade de mods
Esse foi um evento inesperado para muitos fãs ansiosos, já que o mod havia sido aprovado em 2017 pelo programa Steam Greenlight e seus criadores trabalharam em estreita colaboração com a Valve para evitar conflitos legais e técnicos em um processo que levou mais de oito anos.
Certamente, a situação com o Classic Offensive levanta questões importantes sobre o suporte de mods feitos por fãs na indústria de games. Projetos criados por entusiastas podem não ser apenas um grande presente para a comunidade, mas também uma maneira de estender a vida útil de franquias icônicas — como o próprio Counter-Strike.
"No futuro, tentaremos entrar em contato novamente com os funcionários da Valve, até mesmo com empresas relacionadas ao Counter-Strike no geral, para tentar fazer as coisas caminharem na direção certa, na esperança de que esse problema possa ser resolvido", conclui o comunicado.
Muito triste ver um projeto de anos ser encerrado dessa forma sem nem ver a luz do dia, não é mesmo? Qual sua opinião sobre o assunto? Comente nas redes sociais do Voxel!
Fontes