Dentre tantos jogos fantásticos que vimos nesse ano, um gênero que se destacou demais foi o RPG. O melhor é que mesmo sendo do mesmo gênero, a maioria dos games foi bem variada e eles conseguem entregar experiências totalmente diferentes.
A verdade é que foram tantos títulos excelentes que até deu pena de deixar tantos de fora dessa lista, mas a gente queria indicar o melhor do melhor que 2024 teve a oferecer em RPGs. Confira a seguir os principais títulos que brilharam nesse segmento durante o ano.
1. Metaphor ReFantazio
Considerado como o jogo do ano para muita gente, Metaphor ReFantazio é pelo menos o melhor RPG de 2024. Seguindo nas fórmulas que amamos de Persona e Shin Megami Tensei, o game consegue encontrar sua personalidade e características próprias para contar uma trama envolvente, com personagens carismáticos e cheia de batalhas desafiantes. Mesmo que não seja fã das outras franquias da Atlus, esse é um título que vale a pena conferir.
2. Dragon"s Dogma 2
Lançado ainda no começo do ano, Dragon"s Dogma 2 realizou um sonho que parecia impossível para os fãs do game original, que era realmente ver essa sequência sair do papel. O título entregou uma aventura brutal, com combates contra monstros enormes, muita andança e aquele terror que é explorar as estradas durante a noite nessa franquia. Apesar de ter se envolvido com as polêmicas má decisões da Capcom sobre microtransações na sua loja, o jogo em si não pode ser culpado por isso e não depende disso para ser aproveitado ao máximo.
3. Dragon Quest III HD-2D
Dragon Quest III HD-2D pode não ser tão gradioso ou inédito como os outros games dessa lista, mas definitivamente foi uma excelente surpresa no finalzinho de 2024. Esse remake foi chave para que muitos pudessem experimentar um dos maiores clássicos da Square Enix pela primeira vez, além de permitir que fãs veteranos pudessem aproveitá-lo de forma totalmente diferente. Mesmo três décadas após seu lançamento original, Dragon Quest III continua muito divertido e surpreende com o já oferecia tantos anos atrás.
4. Dragon Age: The Veilguard
Prometemos que esse vai ser o último jogo com dragão no nome nessa lista. Dragon Age: The Veilguard era, sem dúvidas, um dos games mais aguardados por finalmente dar sequência ao tão bem sucedido Dragon Age: Inquisition, lançado ainda em 2014. Após 10 anos de espera, é bem difícil de suprir tantas expectativas, mas mesmo com alguns tropeços na sua escrita e diálogos, o jogo é realmente muito bom e nos deixou ansiosos para o próximo capítulo da saga.
5. Final Fantasy VII: Rebirth
Final Fantasy VII: Rebirth mal precisa de introduções, já que qualquer fã de RPG sabe que ele estaria em uma lista como essa. A segunda fase desse remake continua incrível, mesmo que nem todas suas decisões tenham agradado os fãs de forma unânime. Mesmo que não tenha nostalagia pelo game original, eu acredito que essa saga vale muito a pena, especialmente agora que estamos nos aproximando mais de sua conclusão.
6. Elden Ring: Shadow Of The Erdtree
Felizmente, em uma mera lista dos melhores RPGs, a gente não precisa se preocupar se expansões devem ou não ser nomeadas. Até porque Shadow Of The Erdtree foi um dos RPGs mais essenciais de 2024 e oferece tanto conteúdo
que não seria estranho se a From Software o tivesse lançado como um jogo separado de Elden Ring. Com uma área nova a se explorar e chefes ainda mais difíceis, esse é um que você não pode deixar passar.
7. Like a Dragon: Infinite Wealth
Para quem sempre gostou da franquia Yakuza, agora sob o nome Like a Dragon, é mais do que essencial jogar Infinite Wealth. Embora o jogo tenha ficado levemente fora do radar de muita gente em um ano abarrotado de outros games grandiosos, ele é tão incrível quanto os outros RPGs dessa lista. Vale dizer que ele é uma sequência direta ao Yakuza: Like a Dragon, então se puder jogar os dois, será ainda mais proveitoso!
E aí, gostou da nossa lista dos melhores RPGs do ano? É claro que sabemos que há ainda mais jogos incríveis do gênero que saíram em 2024, mas queríamos falar dos principais aqui. Então, aproveita e deixa seu comentário nas redes sociais do Voxel nos dizendo quais outros RPGs também te surpreenderam esse ano!