GOTY: Astro Bot é o grande vencedor do prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2024

3 min de leitura
Imagem de: GOTY: Astro Bot é o grande vencedor do prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2024

Após muitos anúncios e novidades, a cerimônia do The Game Awards chegou ao fim nesta quinta-feira (12) com o anúncio do maior prêmio da noite, o Jogo do Ano (GOTY). A disputa acirrada deste ano terminou com Astro Bot como o grande premiado.

O anúncio foi realizado por Swen Vincke, diretor de Baldur's Gate 3 e vencedor do prêmio no ano anterior, que fez um discurso comentando sobre as polêmicas atuais da indústria — e do próprio Game Awards. Os representantes da Team Asobi subiram ao palco e fizeram um discurso repleto de emoção, agradecendo os desenvolvedores no Japão.

O vencedor do prêmio de Jogo do Ano é escolhido por um júri técnico formado por veículos de games do mundo todo, incluindo o Voxel. Uma porcentagem dos votos também vem do público, que teve a chance de escolher seus jogos favoritos durante as últimas semanas no site da premiação.

Conheça ASTRO BOT

Astro Bot é um jogo de plataforma produzido pela Team Asobi e lançado exclusivamente no PS5. O título se destacou pela temática leve, mas gameplay desafiador e que aproveita muito bem os recursos do controle DualSense.

O título fez tanto sucesso que obteve uma nota média 94 no Metacritic, sendo um dos games com melhor avaliação no ano. O exclusivo de PS5 também agradou bastante aqui na review do Voxel, garantindo nota máxima pela sua diversão, otimização e belos gráficos.

Conheça os concorrentes do prêmio de Jogo do Ano do TGA

Ao todo, a categoria de jogo do ano conta com seis indicados. A relação deste ano foi marcada por bastante diversidade de gêneros, trazendo títulos de plataforma, RPGs e até um DLC. Confira a seguir mais detalhes sobre cada um dos nomeados além do grande vencedor.

Balatro (LocalThunk/Playstack)

Balatro Game HD Wallpaper - Dynamic Cards Theme

Produzido pelo estúdio LocalThunk, de apenas um desenvolvedor, Balatro é um dos jogos que mais rendeu polêmicas em sua indicação no TGA 2024. O indie publicado pela Playstack se tornou um dos melores avaliados do ano no Metacritic, mas acabou sendo desdenhado por muitos jogadores por ser “um jogo de cartas”.

Com mais de 3 milhões de cópias vendidas, Balatro está disponível no PC, consoles e mobile. Baseado nas regras de Poker, o game basicamente te desafia a fazer o maior número de pontos a cada rodada usando poderes especiais que vão desde cartas mágicas até coringas com habilidades peculiares, como multiplicadores gigantescos.

Black Myth: Wukong

Produzido pelo estúdio Game Science, Black Myth Wukong é um jogo chinês que ganhou a atenção de muitos jogadores desde seu anúncio. O título traz gráficos de ponta e gameplay de ação, garantindo boas notas, mesmo com alguns problemas de desempenho no lançamento.

Disponível no PC e PS5 desde o lançamento, o game se baseia no mito da Jornada ao Oeste, icônico da cultura chinesa. O jogador controla um jovem guerreiro que busca reviver Sun Wukong, o Rei Macaco, e usa seus poderes para batalhar com grandes inimigos em seu caminho.

Elden Ring Shadow of the Erdtree

Primeiro DLC a concorrer ao prêmio de Jogo do Ano, Elden Ring Shadow of the Erdtree expande o mundo do game da FromSoftware que venceu o GOTY em 2022. Apesar de ser uma expansão, o conteúdo trazido no pacote é gigantesco, o que garantiu ótimas avaliações para o título e um lugar de renome no The Game Awards 2024.

Final Fantasy VII Rebirth (Square Enix)

Um dos RPGs mais aclamados do ano, Final Fantasy VII Rebirth é a obra da Square Enix que continua a história de FF VII Remake. Lançado no início de 2024, o game se destacou pelo seu amplo mundo aberto e gameplay recheado de mecânicas e minigames.

O título expande o mundo de Final Fantasy VII de PS1 e também ganhará uma sequência, que fechará a trilogia de remakes baseada no icônico RPG da Square Enix. O título alcançou média 92 no Metacritic, brilhando também na review aqui do Voxel.

Metaphor: ReFantazio (Studio Zero/Atlus/Sega)

Produzido pelo talentoso Studio Zero, Metaphor: ReFantazio é o mais novo e ambicioso projeto dos criadores de Persona. O game da Atlus e da Sega leva o gameplay da icônica franquia para um novo mundo de fantasia, com novidades no gameplay em turnos e uma história densa.

O RPG japonês alcançou uma média de 94 pontos no Metacritic, sendo um dos principais games do ano de 2024 no PC, PS5 e Xbox Series S e X. Na review aqui do Voxel, o projeto foi reconhecido como “o magnum opus da Atlus”.

E aí, qual seu jogo favorito do TGA 2024? Concorda com o vencedor do prêmio de jogo do ano? Comente nas redes sociais do Voxel.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.