Monitor Gamer Mancer Valak VX3H é bom? Veja review

10 min de leitura
Imagem de: Monitor Gamer Mancer Valak VX3H é bom? Veja review
Imagem: Mancer
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Seja para quem gosta de jogos de história ou títulos competitivos, escolher um bom monitor pode ser complicado na hora de montar um PC ou fazer upgrade no setup gamer. O monitor Mancer Valak VX3H, disponível para compra no Brasil, é um dos produtos que visa combinar recursos para ser uma opção intermediária interessante para diferentes públicos.

Com foco no custo-benefício, o produto pode chamar a atenção de quem está montando um PC novo e já quer sair na frente com um monitor que possui até 240 Hz de frequência. Além disso, o modelo também pode interessar quem busca um upgrade de uma tela FullHD para QuadHD.

O mercado de monitores é muito diverso e tem opções que atendem diferentes perfis de uso e também de orçamento. Nesse cenário, o Valak VX3H merece sua atenção e, quem sabe, o seu dinheiro? Nós testamos o monitor por cerca de um mês aqui no Voxel e trazemos nossas impressões completas com o produto na review a seguir!

Monitor Valak VX3HMonitor Valak VX3HFonte:  Mancer 

Valak VX3H: unboxing e instalação

Apesar de ser um monitor bastante robusto com suas 27 polegadas, o Valak VX3H pode ser instalado com facilidade. O modelo vem em uma caixa padrão de papelão com proteções de isopor — a tela também inclui um plástico adesivo grosso para evitar arranhões tanto no transporte quanto na montagem.

Além do display, a caixa inclui duas partes que formam o pé do produto, bem como os parafusos de montagem e um cabo DisplayPort para conexão com o computador. Tendo um espaço aberto, como uma mesa ou cama, você pode realizar a montagem do monitor completamente sozinho.

Caixa do Mancer ValakCaixa do monitor Mancer Valak

O suporte do dispositivo é bem simples e pode ser montado com apenas dois parafusos inclusos. Você só precisará de uma chave no padrão Philips para encaixar tudo em seu devido lugar. Vale ressaltar que o produto também suporta o padrão VESA de 100mm, o que permite instalar suportes externos.

Características físicas e design

Pesando cerca de 3,5 kg, o monitor conta com a tela levemente curvada, um design majoritariamente preto com alguns detalhes em roxo, incluindo a marca MANCER logo abaixo do display. Infelizmente os LEDs coloridos não podem ter sua cor alterada, o que seria um extra interessante para o produto.

Design do monitor Mancer Valak VX3H na sua parte traseiraDesign do monitor Mancer Valak VX3H na sua parte traseiraFonte:  Pichau 

As conexões do produto ficam localizadas na traseira, viradas para baixo, o que facilita a organização de cabos. No canto inferior direito, o produto traz cinco botões que servem para acessar os menus do dispositivo. Duas das teclas também permitem controlar opções de volume de caixas de som e fones, já que o produto não possui speakers integrados.

Terminando o roundup do design, o suporte incluso só permite ajustes de ângulo, sem permitir que a altura seja alterada. Enquanto isso é comum em monitores voltados para custo-benefício, a presença de um pé mais completo caixa seria um diferencial de destaque no produto, somando-se a outras características bem interessantes presentes nas especificações.

No entanto, como o produto suporta o padrão VESA, a compra de um suporte de terceiros, que pode ser encontrado por valores na casa dos R$ 100 online, já resolve esse problema, garantindo mais versatilidade para a tela.

Especificações técnicas do VX3H

O monitor Gamer Mancer Valak MCR-VLKVX3H-BL01 chama a atenção por conta com uma tela de resolução de 2560x1440, conhecido também como QuadHD ou QHD. Utilizando um painel de tecnologia VA, o modelo oferece melhores contrastes em comparação com outros LCDs.

O modelo também traz 240Hz de frequência, um número que deve agradar quem joga de maneira competitiva, e uma curvatura de R1500. Além da entrada de alimentação, o Mancer Valak VX3H inclui duas entradas HDMI 2.0,  duas entradas DisplayPort 1.4 e uma porta para conectar fones de ouvido e outros dispositivos de áudio.

Confira as especificações completas abaixo:

  • Marca: Mancer
  • Modelo: MCR-VLKVX3H-BL01
  • Tamanho da tela: 27 polegadas
  • Curvatura da tela: R1500
  • Tipo de Painel: VA
  • Proporção da Tela: 16:9
  • Resolução: QHD (2560 x 1440)
  • Taxa de Atualização: 240Hz
  • Tempo de Resposta: 1ms
  • Taxa de Contraste: 2500:1
  • Brilho: 250cd/m²
  • Ângulo de Visão: 178° horizontal e vertical
  • Gama de Cores: 100% sRGB, 87% Adobe RGB, 90% DCI-P3
  • Conexões: 2x HDMI 2.0, 2X DP 1.4, 1X DC e uma entrada para fone de ouvido

Características da tela

Quando o assunto é design, um dos detalhes que mais chama atenção na tela de 27 polegadas do Mancer Gamer Valak VX3H é a curvatura do display. Com a proporção do tradicional 16:9, a curvatura do monitor é de R1500, ou seja, podemos imaginá-lo como parte de um círculo de raio de 1,5 metro.

Dessa forma, a curva é relativamente sutil, mas notável no design do produto. Esse design traz uma sensação maior de imersão no conteúdo apresentado pelo monitor, garantindo uma experiência interessante em games.

Monitor Gamer Mancer Valak VX3HMonitor Gamer Mancer Valak VX3HFonte:  Mancer 

O modelo também se destaca por trazer bordas finas tanto na lateral quanto na base, fazendo um bom aproveitamento do espaço do monitor. A construção em plástico também parece robusta e, durante o nosso primeiro mês de uso com o produto, não apresentou problemas.

Resolução e taxa de atualização

A resolução do monitor Valak é de 2560x1440p, uma contagem de píxeis que tem se tornado cada vez mais popular. A solução fica no "meio de campo" do mercado, funcionando como um upgrade para telas Full HD, mas que ainda não contam com a altíssima resolução 4K, que pode ser até bem mais trabalhosa para manter em games mais exigentes.

Além disso, também é importante pontuar que, em um monitor de 27 polegadas como esse, a resolução QuadHD entrega uma alta densidade de píxeis na proporção por polegada. No caso do VX3H, a densidade é de 92,22 PPI (Píxeis Por Polegada), garantindo uma experiência interessante tanto em games quanto no trabalho.

Mesmo funcionando bem para o dia a dia de trabalho, o grande foco do monitor Mancer Gamer Valak VX3H é para uso em jogos, especialmente em PCs. Além da alta resolução para tornar a imagem mais nítida, o display também suporta uma alta taxa de atualização de 240Hz.

Mancer ValakMonitor Mancer Valak tem taxa de atualização de até 240 Hz.

Isso quer dizer que o monitor pode exibir conteúdos, com destaque para jogos, em até 240 quadros por segundo (ou 240fps). A frequência garante uma boa sensação de fluidez na imagem e permite até vantagens em jogos competitivos.

A combinação da resolução QuadHD com a frequência de até 240 Hz funciona muito bem na tela de 27 polegadas. O modelo oferece uma experiência equilibrada tanto com hardwares mais potentes quanto GPUs e processadores intermediários, permitindo escalonar bem o desempenho entre resolução e taxa de quadros em jogos competitivos e de história.

Painel VA e suas características

O monitor também conta com um painel de tipo VA (Vertical Alignment), que se baseia numa tecnologia em que os cristais líquidos mantêm alinhamento vertical em relação às outras camadas. Essa solução traz alguns pontos positivos e outros, nem tanto. Uma das vantagens está no contraste, que é superior do que a maioria dos LCDs.

Os painéis VA oferecem densidade de contraste superior a telas LCD convencionais, como as do tipo TN e IPS. O Mancer Gamer Valak VX3H, por exemplo, entrega taxa de contraste de 2500:1.

O modelo da Mancer é pensado especialmente para boas experiências com jogosO modelo da Mancer é pensado especialmente para boas experiências com jogosFonte:  Mancer 

Embora os ângulos de visão dos painéis VA não alcancem a grande amplitude das telas IPS, o modelo da Mancer garante 178° tanto na vertical quanto na horizontal. Ajustando corretamente o monitor, é possível aproveitar toda a qualidade da imagem sem distorções.

No entanto, é importante mencionar que telas VA tendem a apresentar persistência de imagens em movimento, o que é mais conhecido também como efeito de "ghosting". A Mancer conhece essa característica do display e promete um tempo de resposta de apenas 1ms para evitar esse tipo de artefato indesejado na imagem e garantir uma boa responsividade para o usuário.

O monitor VX3H, apesar de seu foco principal em jogos, também não negligencia a qualidade da sua reprodução de cores. Com uma ampla gama de cores, abrangendo 100% do padrão sRGB, 90% do padrão DCI-P3 e 87% do padrão Adobe RGB, a exibição garante uma fidelidade relativamente competente, tanto para uso diário e casual quanto para tarefas de edição de imagens e vídeos.

Descrição da reprodução de cores do modeloDescrição da reprodução de cores do modeloFonte:  Mancer 

Mesmo que trabalhos profissionais de imagem não sejam o foco do modelo, a boa reprodução de cores faz o produto ser mais versátil. Afinal, o dispositivo pode atender diferentes necessidades de uso de forma satisfatória, tanto para trabalho, quanto para lazer com jogos e outras mídias.

Tecnologias no Mancer Gamer Valak VX3H

O modelo da Mancer também não deixa de lado tecnologias de qualidade de vida que se tornaram padrão no mercado de games. A seguir, confira algumas das tecnologias presentes no monitor:

Freesync

Além dos recursos pensados para o uso em jogos que já foram comentados, o modelo da Mancer também inclui a tecnologia AMD FreeSync. Esse recurso de Variable Refresh Rate (VRR) permite que a taxa de atualização do monitor varie em sincronia com a taxa de quadros exibida pela placa de vídeo enquanto renderiza os jogos.

Demonstração da tecnologia AMD FreeSync na consistência da imagemDemonstração da tecnologia AMD FreeSync na consistência da imagemFonte:  AMD 

Como resultado, a imagem se mantém consistente, sem quebras entre os quadros, e reduz significativamente a sensação de travamento quando a taxa de quadros do jogo flutua entre diferentes valores na tela.

Flicker Free e Low Blue Light

A tecnologia Flicker-Free é projetada para reduzir a cintilação da tela em monitores, que pode causar desconforto ocular e fadiga durante longos períodos de uso. Ao eliminar a cintilação, o monitor oferece uma experiência mais confortável, especialmente para quem passa muito tempo trabalhando ou jogando.

Outra tecnologia relevante presente no Valak VX3H é a de Low Blue Light, que visa minimizar a emissão de luz azul pelos monitores e promete minimizar a fadiga ocular ao longo do tempo.

O monitor tem HDR?

O monitor da Mancer também conta com suporte para High Dynamic Range. A solução pode ser ativada nas configurações do monitor e diretamente no Windows 10 e Windows 11, por meio do menu dedicado do sistema para HDR.

Modo Mira e funções de jogo

Por fim, vale destacar que o monitor também possui modos específicos de uso para diferentes gêneros de jogos. As configurações que otimizam a imagem para cada tipo de game podem ser acessadas no menu do monitor.

Além disso, o modelo também conta com suporte para modo mira, que coloca uma retícula no meio da tela para auxiliar em jogos de tiro. O recurso é bem interessante e conta com diversas variações de mira, garantindo opções para o jogador na hora do gameplay.

Mancer ValakAs funções gamers do Mancer Valak podem ser configuradas no menu do monitor, que suporta português brasileiro.

Uma pena que o modelo não conta com um software dedicado, como acontece em monitores da AOC, o que facilitaria a configuração desses recursos. Com a ausência de um programa para PC, a única forma de usar tais funções é perdendo um tempinho buscando as opções dentro do menu usando os botões do monitor.

Vale a pena?

O Mancer Valak é vendido pela loja brasileira Pichau por valores na casa dos R$ 1299, com frete grátis para as regiões sul e sudeste do Brasil. O modelo também aparece em varejistas online com preços similares.

Trazendo um bom combo de tecnologias, o modelo possui um custo-benefício interessante para quem busca a combinação de resolução Quad HD com frequência de 240 Hz. A tela de 27 polegadas também garante uma boa densidade de pixels e não deixa de lado tecnologias que são padrão no mercado atual, como HDR e FreeSync, além de trazer extras como o modo de mira. 

Enquanto o visual gamer do dispositivo é chamativo com seus detalhes roxos e tela curva, o modelo acaba economizando em partes como a ausência de caixas de som e no suporte, que não possui ajuste de altura. No entanto, ambos os pontos podem ser corrigidos por usuários que se incomodam com isso usando soluções externas, como speakers ou um braço articulado, por exemplo.

Durante nosso primeiro mês de uso, o produto não apresentou nenhum problema de funcionamento, garantindo uma experiência satisfatória tanto em games quanto no uso cotidiano. Para quem busca um monitor focado em custo-benefício, vale a pena deixar o modelo no radar.

Pontos positivos (prós):

  • Tela de boa qualidade e com diversos recursos;
  • Design curvo garante mais imersão;
  • Bom equilíbrio de tamanho e especificações;
  • Fácil de montar;

Pontos negativos (contras):

  • Suporte não possui ajuste de altura.

A review do produto foi realizada com um modelo enviado pela Pichau. O texto da análise contou com a colaboração de Diego Amorim Goulart. E aí? O que achou do Mancer Valak VX3H? Deixe suas impressões nos comentários ou nas redes sociais do Voxel!

Compre seu Monitor Mancer Valak VX3H

Widget de produto do Hub de Ofertas

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.