7 jogos cancelados do SNES que você nunca conheceu

5 min de leitura
Imagem de: 7 jogos cancelados do SNES que você nunca conheceu
Imagem: Rayman Pirate

O SNES possui uma lista com 1756 títulos, somando tanto os que chegaram aos Estados Unidos quanto os que ficaram presos no Japão. Porém, essa relação poderia ser maior se determinados games não fossem cancelados durante a sua fase de desenvolvimento.

E acredite: tinha muita coisa boa a caminho do console, e é exatamente sobre estes games que falaremos nas linhas a seguir. O Voxel lista a seguir alguns projetos interessantes que foram desenvolvidos para o console, mas acabaram não sendo lançados

Será que você tinha ideia de que eles estavam em produção para o SNES?

7. Bobby's World

Bobby's World teria fases de plataforma e de shmup. (Fonte: Play Retro Games/Reprodução)Bobby's World teria fases de plataforma e de shmup. (Fonte: Play Retro Games/Reprodução)Fonte:  Play Retro Games/Reprodução 

Um dos maiores trunfos do SNES foi ter recebido diversos games baseados em animações famosas. Muitas delas eram focadas em personagens da Disney, mas por um pouco o console não recebeu um game inspirado em O Fantástico Mundo de Bobby.

Desenvolvido pela RSP, o game nos colocaria no controle do garoto de imaginação fértil em uma história que envolveria arrumar seu quarto. E, tal como acontece no desenho, é exatamente o imaginário de Bobby que nos daria a chance de vivenciar situações bem variadas.

A premissa básica do game seria passar por vários estágios de plataforma, mas também teríamos fases trazendo conceitos de shmups. É um dos poucos dessa lista que pode ser encontrado para curtir em emuladores e resgatar as memórias dos anos 1990.

6. Akira

Game de Akira seria bastante focado na ação. (Fonte: The Gamer/Reprodução)Game de Akira seria bastante focado na ação. (Fonte: The Gamer/Reprodução)Fonte:  The Gamer/Reprodução 

Se você curte animes das antigas, possivelmente já deve ter ouvido falar de Akira. Lançado em 1988, ele foi a primeira animação japonesa a ser exibida nos cinemas brasileiros, conquistando diversos fãs por aqui. E, com tanto sucesso, era de se imaginar que portariam o trabalho para o maior número possíveis de plataformas.

Além das versões disponíveis para NES, Amiga e Amiga CD32, Akira também teria um game destinado aos SNES. A ideia aqui seria basicamente a vista na animação: andar por um mundo cyberpunk, encarar diversos inimigos pelo caminho e usar da boa e velha violência para resolver seus problemas.

Infelizmente, o game acabou cancelado por conta de conflitos. A produtora Black Pearl, durante o desenvolvimento, decidiu entregar os direitos do título para a THQ. Quando isso aconteceu, a empresa passou a interferir bastante no game e exigir coisas impossíveis, levando o líder do projeto a deixar a desenvolvedora e o jogo ir para o limbo.

5. Killer Instintc 2

Killer Instinct 2 para SNES seria bem parecido com o game para Nintendo 64. (Fonte: The Gamer/Reprodução)Killer Instinct 2 para SNES seria bem parecido com o game para Nintendo 64. (Fonte: The Gamer/Reprodução)Fonte:  The Gamer/Reprodução 

Não há dúvidas de que Killer Instinct é um dos melhores games de luta do SNES. Seu sucesso foi tanto que a Rare chegou a trabalhar em uma continuação para o console, mas o projeto infelizmente foi cancelado.

Não há muitas informações sobre o game na rede, mas pelas poucas imagens disponíveis, dá para ver que ele seria parecido com Killer Instinct Gold para Nintendo 64. A versão de SNES obviamente seria um pouco mais limitada devido às capacidades do console, mas ainda podemos imaginar que estaríamos diante de um bom game.

4. Super Battletoads

Battletoads Arcade quase ganhou versão para SNES. (Fonte: Play Retro Games/Reprodução)Battletoads Arcade quase ganhou versão para SNES. (Fonte: Play Retro Games/Reprodução)Fonte:  Play Retro Games/Reprodução 

A série Battletoads já era bastante conhecida pelos donos de SNES nos anos 1990. Após o lançamento de Battletoads in Battlemaniacs para o console 16 bits da Nintendo, a Rare estava trabalhando em um port de Battletoads Arcade (ou Super Battletoads) para o clássico console. E, claro, se está nessa lista, é porque foi cancelado.

Aparentemente esse título traria a mesma experiência vista nos fliperamas, mas o projeto foi cancelado por conta da baixa recepção do game no Arcade. À época, ele não conseguiu competir de igual para igual com outros beat'em ups, fazendo a empresa britânica abandonar a versão para 16 bits.

3. Batman: Revenge of the Joker

Batman: Revenge of the Joker é considerado um dos games mais difíceis do Homem-Morcego no SNES. (Fonte: Play Retro Games/Reprodução)Batman: Revenge of the Joker é considerado um dos games mais difíceis do Homem-Morcego no SNES. (Fonte: Play Retro Games/Reprodução)Fonte:  Play Retro Games/Reprodução 

O Homem-Morcego recebeu alguns games para SNES, do duvidoso Batman Forever ao clássico The Adventures of Batman and Robin. E, por muito pouco, o console também teria recebido Batman: Revenge of the Joker.

Desenvolvido pela Sunsoft, ele seria um game de plataforma que deixaria de lado a troca de porradas para focar em uma mecânica de shooter. Dessa forma, o defensor de Gotham City deveria andar pelas fases atirando nos inimigos até o acerto de contas com Coringa.

Curiosamente, estamos falando de um game que estava praticamente completo e traria 12 fases no total. Tal como Bobby's World, também conta com uma ROM disponível na rede, e quem teve a chance de colocar as mãos nela ressaltou que Batman: Return of the Joker é um game bem difícil.

2. Kid Kirby

Kid Kirby ganhou destaque na mídia em 2022, quando teve diversas informações divulgadas graças a um perfil no X/Twitter conhecido como Kid Kirby Archive.

O game desenvolvido pela DMA Design, que posteriormente se tornaria a Rockstar North, e seria focado no uso do mouse do SNES. O lançamento estava inclusive agendado para outubro de 1995 antes de ser cancelado.

A história vista aqui se passaria em Dream Land e mostraria Kirby se comunicando em um dialeto alien que usa frutas e vegetais. Porém, a fraca aceitação do periférico fez com que o game fosse descartado, deixando apenas no imaginário o que esse título poderia apresentar.

1. Rayman

Rayman seria um game para o dispositivo de CD do SNES. (Fonte: Rayman Pirate/Reprodução)Rayman seria um game para o dispositivo de CD do SNES. (Fonte: Rayman Pirate/Reprodução)Fonte:  Rayman Pirate/Reprodução 

Acredite se quiser: Rayman quase teve uma versão para SNES. O mais curioso disso tudo é que o título seria desenvolvido para o SNES CD, aquele fatídico acessório feito em parceria com a Sony que acabou dando origem ao PlayStation.

O estilo de jogo seria parecido com os demais títulos do personagem, com diversos elementos de plataforma e uma opção de partida para dois jogadores. Outro ponto é que o jogo se basearia em mecânicas de Shield e Power ao longo das fases, recursos que certamente seriam utilizados nos confrontos contra os inimigos.

Apesar de a versão do game para SNES não estar completa, é possível encontrar a ROM do protótipo para ter uma ideia de como o título seria. Aliás, esse arquivo foi disponibilizado com a aprovação de Michel Ancel, criador do personagem, então você consegue dar uma olhada no que estava planejado para o personagem sem braços e pernas.

E você, conhece mais algum jogo de SNES que infelizmente foi cancelado? Compartilhe a informação com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.