Não há dúvidas de que o Super Nintendo tem uma biblioteca de jogos marcantes, sendo muitos deles lembrados até hoje por trazerem um pacote bem completo - e por completo, nos referimos inclusive a finais memoráveis.
- Veja também: 10 piores finais de jogos da Super Nintendo
Pensando nisso, elaboramos essa lista com os 10 melhores finais de jogos de Super Nintendo. Desde já adiantamos que, apesar de trazer títulos já disponíveis no mercado há anos, teremos spoilers por aqui.
Preparado para embarcar em mais uma jornada de nostalgia? Então vamos lá!
1 - Super Mario World 2: Yoshi's Island
Super Mario World 2: Yoshi's Island é um daqueles jogos que "pegam de jeito" pela proposta de controlar Yoshis em missão de devolver o bebê Mario em segurança aos seus pais. E com um jogo que começa assim, não poderíamos esperar um encerramento menos memorável.
Após diversas fases com cenários que lembram desenhos feitos com giz de cera e o confronto à la Power Rangers contra um Baby Bowser gigante no fim de tudo, a missão de Yoshi está finalmente cumprida.
Com isso, a cegonha pode enfim concluir sua missão: entregar Mario e Luigi para seus pais para o mundo celebrar o nascimento da dupla de heróis.
2 - Mega Man X
Mega Man X marcou o início de uma nova saga do robozinho azul no Super Nintendo, trazendo diversas novidades para a franquia. Para coroar tudo isso, um final que trazia uma boa reflexão.
Depois da batalha final contra Sigma, Mega Man vê a fortaleza do vilão sendo destruída, e enquanto isso acontece ele se lembra daqueles que morreram ao longo dessa batalha.
Somado a isso, ele se pergunta se há outras formas de resolver todos esses problemas sem se envolver em lutas. O pior de tudo: encerrar essa jornada vendo Sigma prometendo que voltaria futuramente - e isso não demorou para acontecer.
3 - The Ignition Factor
Esse jogo nunca viu o sol nascer do lado de cá do globo de maneira oficial, mas ele tem ideias boas em seu pacote, incluindo o final.
A proposta aqui é conduzir um bombeiro em diversas situações do cotidiano da profissão. Após concluir a última missão, ele é entrevistado por uma jornalista e dá respostas bem curtas e sinceras para algumas questões, inclusive revelando que quase seria um gato se o plano original fosse seguido.
4 - Chrono Trigger
Chrono Trigger é tido por muitos como um dos melhores RPGs de Super Nintendo, e muito disso se deve ao fato de ele ter mais de uma dezena de finais. E a pergunta que fica no ar é: qual deles se destaca mais?
A resposta para essa pergunta possivelmente está no encerramento em que podemos ver Crono ainda morto, mas Frog consegue retornar à sua forma humana e Marle aparece sozinha no final e, após algum tempo, corre para se encontrar com seu amado – que aparece apenas como uma sombra.
5 - Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Quando a antiga Squaresoft e a Nintendo se uniram para produzir um RPG estrelado por Mario, talvez não tivessem a certeza de que estaríamos diante de um clássico absoluto do Super Nintendo em todos os sentidos.
Após derrotar o último chefe e coletar as sete estrelas, tudo volta ao normal na terra de Mario, Peach e companhia, momento em que temos a chance de ver os personagens retomando seus afazeres - e eles inclusive participam de uma grande parada ao final para coroar tudo que vimos nessa jornada especial (até mesmo Luigi dá as caras aqui).
6 - Final Fantasy III
Vamos nos manter no mundo dos RPGs para trazer um dos grandes clássicos do Super Nintendo: Final Fantasy III. E, claro, com um grande RPG surge também um excelente final.
O que chama a atenção aqui é o fato de termos um final com mais de 20 minutos. Ele amarra com maestria tudo aquilo que vimos ao longo da jornada com Terra e companhia após a vitória na batalha final contra Kefka, trazendo paz ao mundo mais uma vez.
7 - Live a Live
Live a Live é um daqueles RPGs que faz pensar, e certamente quem conseguiu curtir este game no Super Nintendo teve a chance de conferir um final bem agradável e com uma boa reflexão.
Sendo um game que nos leva a uma viagem por diversos momentos da história, chama a atenção descobrir quem era o chefe final (vamos poupar esse spoiler por termos a versão para Switch disponível) e a mensagem de que o mal sempre pode ressurgir enquanto o ódio existir no mundo.
8 - Super Metroid
Ok, Super Metroid não tem um final extremamente longo se comparado a outros jogos presentes nessa lista, mas ele encerra a jornada de forma tão gratificante que faz sentido aparecer por aqui.
- Veja também: Os 9 melhores beat'em ups de Super Nintendo
Para ver o melhor final, é preciso terminar o game com até 3 horas de jornada, e ele sofre variações caso decida salvar seus amigos animais no início do game.
Seja qual for a sua escolha, a protagonista vai remover a armadura após o final de mais essa batalha e revelar sua identidade, o que certamente pegou alguns de surpresa.
9 - EarthBound
Vamos finalizar a nossa lista com mais dois RPGs, começando por EarthBound - que por todo seu pacote também acabou se tornando um dos games mais caros do Super Nintendo.
EarthBound mostra seu caminho para um final épico já na batalha final. O confronto contra o último chefe foge um pouco de qualquer coisa que tenhamos visto até então, finalizando com uma bela sequência de encerramento e o tão sonhando retorno de Ness para casa.
10 - Terranigma
Terranigma é um jogo de RPG que divide opiniões, mas não temos como negar que ele possui um dos finais mais tocantes que tivemos a chance de ver no Super Nintendo.
Após o confronto contra o último chefe, chama a atenção de muitos o fato de que a conclusão da jornada aqui é a representação do último dia de vida do protagonista.
Nele, vemos que, cedo ou tarde, ele precisa escolher o momento de dormir (morrer) para depois viajar como um pássaro enquanto acompanha o mundo evoluindo sem a sua presença.
E para você, quais são os melhores finais do saudoso SNES? Conta pra gente utilizando as redes sociais do Voxel.
Fontes
Categorias