A placa GeForce RTX 3090 Ti foi apresentada pela Nvidia na CES 2022 e o mercado esperava que o dispositivo pudesse ser lançado em breve. No entanto, problemas fizeram com que a companhia solicitasse aos seus parceiros que parassem de produzir a GPU, de acordo com notícia veiculada pelo Tweaktown.
Não foi divulgada uma razão pela qual a Nvidia teria que pisar no freio durante a produção da RTX 3090 Ti. O TweakTown sugere que problemas no silício teriam sido a causa. Já o site VideoCardz confirma que a empresa interrompeu a produção por enquanto, mas cita problemas com o hardware e o BIOS como as duas principais razões.
Como a Nvidia ainda não fez nenhuma declaração oficial sobre o assunto, não há como saber se os fabricantes da placa vão precisar revisar as GPUs que já foram feitas, nem por quanto tempo a pausa na produção deverá durar, ou quando o novo RTX 3090 Ti finalmente chegará às lojas. A única certeza é que a Nvidia prometeu que falaria mais sobre a GPU até o mês que vem.
Placa monstruosa
RTX 3090 Ti será até 10% mais rápida que a RTX 3090. (Fonte: Nvidia/ASUS/Reprodução)Fonte: Nvidia/ASUS/Reprodução
A GeForce RTX 3090 Ti é uma GPU de última geração que contará com 24 GB de memória GDDR6X de 21 GB/s, somando uma largura de banda de 1 TB/s. Ele também terá 320 núcleos Tensor, 40 núcleos shader e 78 núcleos para ray tracing.
Rumores sugerem que o dispositivo terá 10.752 núcleos CUDA e um TDP de 450 watts. No entanto, as versões personalizadas da GPU podem consumir muito mais energia, com rumores de TDPs de mais de 1000W.
Fontes
Categorias