Assim como a Sony recentemente resolveu o problema relacionado à CMOS do PlayStation 5, a Microsoft está buscando formas de garantir que os jogos instalados no Xbox One e nos Xbox Series X|S — além, é claro, dos próprios consoles — possam continuar sendo utilizados caso algo aconteça com a bateria interna dos aparelhos.
Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, disse em entrevista que a empresa está ciente do problema e vem trabalhando em formas de lidar com a situação.
Atualmente, se a bateria for removida, danificada ou sua carga for totalmente esgotada, é possível substituí-la sem dificuldades. O problema é que, caso isso aconteça, é necessário acessar a Xbox Live para que o console seja autenticado novamente. Se for solicitado, pode ser preciso efetuar uma restauração de fábrica para, em seguida, conectar-se aos servidores do Xbox — e só então acessar as funcionalidades e os jogos do dispositivo.
Not in story, but regarding CMOS issues on Xbox hardware: "The hardware team is hearing the message about our consoles should.. allow for the ongoing relationship between the player and the content that they own. So like, we hear the message and the teams are looking at things."
— Stephen Totilo (@stephentotilo) November 17, 2021
Embora não seja um problema urgente, se no futuro a Microsoft decidir que é hora de desativar os servidores da Xbox Live, todos os consoles que por algum motivo tiverem problemas na CMOS ficarão instantaneamente inutilizáveis.
Em conversa com o jornalista Stephen Totilo, do site Axios, Spencer disse que tem uma equipe trabalhando para "permitir o relacionamento contínuo entre o jogador e o conteúdo que ele adquiriu". "Ouvimos a mensagem [sobre a CMOS], e os times [do Xbox] estão dando uma olhada", finalizou.
Categorias