A Nintendo anunciou que os JoyCons do Switch OLED serão mais resistentes contra drift, um problema bastante recorrente desde o lançamento do console, em 2017.
De acordo com o Video Games Chronicle, a informação foi revelada durante o mais recente episódio do quadro Ask the Developer (antigo Iwata Asks). No vídeo, Ko Shiota e Toru Yamashita, membros da Divisão de Desenvolvimento de Tecnologia da Big N, falaram sobre as melhorias de hardware da versão OLED e das unidades de todas as versões do Switch fabricadas mais recentemente.
"Os controles JoyCon têm várias e diferentes funcionalidades, então estamos continuamente fazendo melhorias que nem sempre são visíveis", disse Yamashita. Segundo ele, as alavancas analógicas têm sido constantemente aprimoradas desde o lançamento do console híbrido, e até hoje a empresa tem trabalhado em melhorias para as peças dos controles.
Yamashita, que atua na empresa como Vice-Gerente Geral de Desenvolvimento de Tecnologia, explicou que a Nintendo tem sempre efetuado testes de durabilidade nos analógicos dos controles para melhorar a resistência e a durabilidade do equipamento.
"As peças das alavancas analógicas dos JoyCon não são algo que pode ser comprado em qualquer prateleira", continuou o Vice-Gerente, explicando que as partes são criadas especialmente para o equipamento.
"Quando os efeitos das nossas melhorias são confirmados, nós prontamente as incorporamos nos JoyCons incluídos no console, no Nintendo Switch Lite e nos [controles] vendidos separadamente que forem fabricados no período", disse Yamashita.
Ko Shiota, o Gerente Geral do setor de Desenvolvimento de Tecnologia da empresa, comparou o desgaste dos analógicos com os de pneus de carros, que "gastam conforme o veículo se move, já que estão em constante fricção com o chão".
A dupla prosseguiu falando sobre um comentário feito algum tempo atrás, que afirmava que nada mudaria no JoyCon do Switch OLED. Segundo eles, a informação se referia somente a novas funcionalidades, como novos botões. "As alavancas analógicas nos controles incluídos no modelo OLED e são a versão mais recente e com todas as melhorias", disseram no vídeo.
Desde 2017, usuários reportam problemas de drift nos controles do Switch. Em muitos casos, os analógicos começam a demonstrar sinais de "drifting" mesmo com pouco tempo de uso, o que levou a Nintendo a ser alvo de processos na justiça.
Em 2020, Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, se desculpou publicamente sobre a questão. "Em relação ao Joy-Con, pedimos desculpas por qualquer problema causado a nossos clientes", disse ao Kotaku na ocasião.
O Nintendo Switch OLED chega ao mercado brasileiro em 2022.
Fontes