Segundo o escritor e diretor criativo de Days Gone, John Garvin, a culpa de um jogo flopar – ao menos em parte – é dos jogadores que não compraram o game pelo preço cheio em seu lançamento. Em entrevista ao canal David Jaffe no YouTube, Garvin disse que "se você ama um jogo, compre pela porr@ do preço cheio".
Sobre isso, Jaffe questionou Garvin como as pessoas podem amar um jogo que nem jogaram. O diretor então citou God of War como exemplo, que teria ganhado muito mais suporte em compras já de início. Afirmação esta que gera estranhamento, já que God of War vem de uma sequência de sucesso nos consoles anteriores da Sony.
Vale ressaltar que há jogos que desempenham vendas excelentes apesar de tudo. Um exemplo é Outriders, que vendeu bem mesmo presente no Xbox Game Pass.
Mas Garvin vai além, ele afirma que aqueles que esperam para comprar com desconto ou pegar um jogo apenas ao chegar na PlayStation Plus estão prejudicando os jogos. "Não reclame se um jogo não ganhar uma sequência se você não o apoiou em seu lançamento", complementou. Esta fala se relaciona, é claro, com o desempenho nada surpreendente de Days Gone em vendas.
Já para o analista de mercado Mat Piscatella, que já trabalhou com Activision e Warner Bros., quando um jogo vai mal em vendas a culpa é do próprio game ou algo envolvendo seu marketing. Ele inclui em seu comentário a precificação do produto, se o jogador não se sente motivado a comprar devido a um preço pouco interessante não vai fazer isso no lançamento.
If a game didn't sell well at launch it's most likely because the game, its marketing or its price failed to incentivize consumers to purchase.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) April 18, 2021
Blaming the consumer for a game not selling well at launch is a bit off the rails. https://t.co/1DguPbzj1x