Criador de Deus Ex: “jogos atuais são iguais, mas têm gráficos melhores”

1 min de leitura
Imagem de: Criador de Deus Ex: “jogos atuais são iguais, mas têm gráficos melhores”
Imagem: Game/YouTube

O que você acha que mudou da década de 90 até agora? Quando falamos de games AAA, ou seja, com grande tempo de desenvolvimento e orçamento gordo de produção, parece que o salto foi grande, não é mesmo? Entretanto, não é isso que Warren Spector, criador de Deus Ex, pensa sobre o assunto.

Em entrevista recente ao IGN, Spector disse o seguinte: “[os jogos] são a mesma coisa, a mesma coisa mesmo, mas com gráficos melhores”. Para o produtor, pouco mudou nas últimas décadas para os games, que estão apenas mais bonitos de serem contemplados.

Veja bem: ele não quis dizer que os títulos atuais são ruins, mas sim que evoluíram muito pouco mecanicamente, ou seja, os sistemas, exploração do mundo, inteligência artificial e muitos outros elementos tiveram alterações sutis. Por disso e da pressão em produzir rapidamente produtos que devem vender horrores, Spector disse que prefere não trabalhar mais com games AAA, pois essas coisas limitam drasticamente a criatividade.

Por conta disso, o criador de Deus Ex diz que é importante valorizar a indústria de jogos indies e que precisamos olhar para eventos como a GDC. Nessa leva de títulos diferenciados, Warren disse que está vendo com muito bons olhos o game Cuphead, que parece promissor na visão dele. E aí, concorda com ele?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.