Enquanto algumas desenvolvedoras de jogos já adotaram sistemas de crossplay em seus jogos, isso ainda não se estabeleceu como um recurso-padrão da indústria. No entanto, isso não impede que Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, acredite que estamos chegando ao fim da era em que consoles de mesa vão ter “paredes erguidas” que impedem que jogadores compartilhem a mesma experiência online.
“Eventualmente, eu acredito que vamos estar em um mundo de plataformas cruzadas, para muitos títulos”, afirmou Zelnick durante a Goldman Sachs Communacopia Conference. “Certamente, entre os consoles e os PCs”, complementou o executivo. Segundo ele, a Microsoft “já está basicamente lá”, no que pareceu ser uma referência ao sistema Play Anywhere, que unifica compras e servidores feitos entre o Windows 10 e o Xbox One.
Foco nos consumidores
“O sistema de paredes fechadas está caindo, e ele tem que cair”, continuou o CEO da Take-Two. “O streaming vai acelerar a derrubada dessas paredes. Todos estamos aqui pelos consumidores. Se você vai criar regras que não beneficiam os consumidores, mas de alguma forma beneficiam a sua empresa, você está enganado. Os consumidores vão para outro lugar. Você tem que prestar atenção ao que os consumidores querem”.
“O sistema de paredes fechadas está caindo, e ele tem que cair”
Durante a conferência, Zelnick também falou que acredita que serviços de streaming de jogos vão decolar entre 1 a 3 anos, sendo que companhias que já tem centros de dado em “hiperescala” devem ter mais sucesso nessas empreitadas. No entanto, ele não soube precisar o impacto que isso vai ter no alcance da indústria de games, mas afirmou que é ilusão esperar que essa seja a “mudança de mares” que muitos esperam.
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