Iniciativa voltada a dar mais visibilidade para os criadores de conteúdos relacionados a games dentro do YouTube, o YouTube Gaming teve suas atividades encerradas nesta terça-feira (18) pela Google. A companhia decidiu por fim às operações do app dedicado ao sistema, cujos recursos vão ser incorporados à experiência básica do YouTube.
Em seu blog oficial, a companhia se comprometeu a oferecer uma área dedicada a jogos eletrônicos em seu sistema. Segundo o diretor de conteúdos de games do YouTube, Ryan Wyatt, o aplicativo gerava confusão com o público, e a maioria das pessoas continuava usando o aplicativo do YouTube convencional para acessar seus conteúdos.
Conteúdos não serão descartados
Embora o aplicativo do YouTube Gaming ainda possa ser acessado no momento, a Google já avisou que ele vai ser “aposentado” em março de 2019. A nova área dedicada a jogos vai poder ser acessada através do endereço “youtube.com/gaming” e vai trazer recomendações de transmissões ao vivo populares, conteúdos de criadores que você assinou e listas de recomendações.
A empresa também promete uma área destinada a promover vídeos antigos, mas que merecem sua atenção diante de produções focadas em grandes lançamentos. Resta esperar para descobrir se a decisão vai ser suficiente para o serviço ganhar espaço diante de opções como o Twitch (já bem estabelecido) e o Mixer, que está recebendo grandes investimentos da Microsoft.