A Microsoft anunciou oficialmente nesta segunda-feira (8) o serviço Project xCloud, que vai permitir fazer o streaming de jogos do Xbox para consoles, PCs e dispositivos mobile. Segundo a empresa, os primeiros testes públicos da tecnologia vão começar em 2019 e ela faz parte de esforços realizados durante vários anos.
Para garantir que jogos atuais e futuros da plataforma Xbox funcionem com o serviço, a empresa construiu centros de dados com especificações especiais. Ela afirma que seu time de engenheiros está trabalhando em “maneiras de combater a latência”, usando técnicas avanças de configuração de rede combinadas a codificadores e decodificadores de vídeo.
Solução que funciona até no 4G
A esperança da companhia é que, com essas soluções, o Project xCloud também funcione em conexões de celular que usam a tecnologia 4G. Até o momento não há uma data para a estreia oficial do serviço, tampouco a Microsoft divulgou como pretende monetizar o serviço e diferenciá-lo de opções como o GeForce Now e a PlayStation Now.
O anúncio do novo serviço não deve ser uma grande surpresa para quem acompanha as declarações da empresa nos últimos meses. Junto a nomes como Ubisoft e Bethesda, a Microsoft vê no streaming de games uma opção viável para aumentar sua base de usuários sem obrigá-los necessariamente a investir em hardwares de última geração.
Fontes