Durante o evento X018, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, falou um pouco sobre como o streaming de jogos se encaixa no futuro da empresa. Segundo ele, não há chances de que opções do tipo substituam a experiência tradicional. “Por anos e anos a melhor maneira de jogar vai ser baixar um game e jogá-lo”, afirmou.
“Eu penso que o streaming é algo que está mais longe em termos de se transformar em um mercado massivo em que todos estejam fazendo isso, e ainda mais longe de ser a melhor maneira de jogar — isso se algum dia ele for”, complementou o executivo. Segundo Spencer, a intenção da Microsoft é dar aos jogadores mais opções, não substituir o que já está disponível atualmente.
Questão de contexto
“Há certos cenários em que o streaming de um game é a melhor resposta. Em um console, o melhor cenário é baixar o título e jogar. Se você tem um PC capaz de fazer isso, baixe e jogue. Nem todos os dispositivos conseguem rodar os games mais exigentes que vimos aqui no show, então o streaming é uma opção nesse cenário, e há alguns cenários como o de começo instantâneo ou de testes em que o streaming pode ser interessante.”
Recentemente, a Microsoft anunciou o Project xCloud, nova plataforma que promete levar jogos com qualidade de console a qualquer dispositivo conectado à internet. Também há rumores de que a próximo geração de consoles da empresa pode vir acompanhada por um modelo voltado ao streaming, que teria como principal vantagem um custo de entrada reduzido.
Fontes