A manufatureira coreana LG Electronics reportou recentemente um lucro de US$ 138 milhões para o segundo trimestre deste ano, representando um crescimento de 46% em relação ao mesmo período de 2011. Os ganhos são atribuídos em grande parte a cortes operacionais e reduções de custo — além do fato de a companhia ter retirado da sua linha de produção produtos com “baixa margem de lucro”, como os tablets, por exemplo.
Entretanto, os lucros vêm em meio a uma queda de 10,6% na receita da empresa. Enquanto a divisão de entretenimento caseiro mostrou bons resultados, os lucros advindos da parcela mobile experimentaram uma queda de 28,5% em relação ao mesmo período do ano passado — a LG Mobile Communications Company apresentou uma perda de US$ 49 milhões no segundo trimestre, o que, segundo a empresa, deve-se em grande parte aos gastos com marketing para modelos como o Optimus 4X HD.
Conforme colocou a agência Reuters (de acordo com o site The Verge), a LG vem perdendo espaço constantemente no mercado asiático por conta da ascensão de fabricantes chinesas como a ZTE e a Huawei — que acabam colocando pressão tanto no nicho de aparelhos populares quanto no de gadgets de luxo.
De qualquer forma, o setor mobile reportou um aumento de 22% nas vendas de smartphones, embora o aumento se deva, possivelmente, ao declínio na demanda por aparelhos mais modestos. Ademais, a linha de televisores inteligentes Cinema 3D mostrou um bom desempenho — algo que a empresa espera que melhore ainda mais no ano que vem, em parte graças à “promoção agressiva” adotada pela companhia para o novo modelo.
Fonte: The Verge