Windows 11 ganha suporte para PowerToys, que melhoram uso do SO

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 ganha suporte para PowerToys, que melhoram uso do SO
Imagem: Microsoft
Avatar do autor

O PowerToys, um conjunto de ferramentas que permite aprimorar a experiência no sistema operacional da Microsoft, ganhou uma versão atualizada para o Windows 11. Como deverá ocorrer em todos os aplicativos do SO, a novidade já está disponível na Microsoft Store.

O recurso nasceu no Windows 95 e teve uma breve passagem pela versão XP do sistema operacional. Os PowerToys “hibernaram" por alguns anos, até reaparecerem recentemente no Windows 10.

Em geral, o pacote de ferramentas não tem como alvo os usuários medianos, trazendo, no entanto, algumas funcionalidades para utilizadores mais técnicos, normalmente os chamados "power users" no Programa Windows Insider. Os PowerToys são softwares gratuitos de código aberto capazes de alterar recursos para aumentar a produtividade ou apenas adicionar um toque de personalização ao sistema.

PowerToy Awake não deixa o PC hibernar (Fonte: Microsoft/Divulgação.)PowerToy Awake não deixa o PC hibernar (Fonte: Microsoft/Divulgação.)Fonte:  Microsoft 

Como são os PowerToys do Windows 11?

A versão dos PowerToys para o Windows 11 tem um conjunto com 9 ferramentas. Um dos PowerToys mais jovens é o Awake, um add-on que impede que o seu PC entre no modo de hibernação. Há também outras ferramentas, como o PowerRename, que permite renomear vários arquivos de uma só vez, e outras com nomes autoexplicativos: Image Resizer, Color Picker e o launcher PowerToys Run.

Um recurso muito utilizado recentemente é o PowerToy Video Conference Mute, que silencia o microfone e controla a webcam em todo o sistema. Com ele, é possível mutar de forma simples a sua participação em qualquer tipo de videoconferência, independentemente do aplicativo usado, sem ter que descobrir como fazer isso e mesmo com a interface fechada.

Até a versão do Windows 10, o PowerToys só era disponibilizado por meio da plataforma de hospedagem de código-fonte GitHub ou na linha de comando "winget" no serviço Gerenciador de Pacotes do Windows. Agora, a ferramenta será facilmente detectável diretamente na Microsoft Store, por meio deste link, mas apenas se você já tiver uma versão do Windows 11 rodando em sua máquina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.