A Volvo anunciou, nesta quarta-feira (30), que fez uma parceria com o Google e a NVIDIA para desenvolver um sistema operacional que será utilizado nos carros elétricos da marca. O VolvoCars.OS incorpora softwares como o Android Automotive OS, QNX, AUTOSAR e Linux.
De acordo com a fabricante sueca, a próxima geração de modelos de veículos será equipada com a tecnologia, incluindo o XC40 Recharge Pure Electric, o primeiro SUV 100% elétrico da companhia.
O VolvoCars.OS tem uma variedade de APIs e fornece aos desenvolvedores acesso a recursos do carro como dados do sensor e da frota, interfaces de usuários e ferramentas baseadas em cloud.
“O Google é um verdadeiro líder em experiência do usuário e serviços, do Google Maps ao Google Assistant, enquanto a NVIDIA nos dá acesso a alguns dos melhores e mais rápidos computadores disponíveis. Esta abordagem de parcerias estratégicas selecionadas é muito mais eficaz do que tentar fazer tudo por conta própria”, explicou Henrik Green, diretor de tecnologia do Grupo Volvo Car.
O executivo pontuou que esse modelo de desenvolvimento de softwares aumenta a velocidade do trabalho e faz com que os carros da marca consigam melhorar de maneira mais veloz ao longo do tempo com as atualizações.
Novo sistema proprietário
A Volvo também disse que está centralizando a computação dos carros em um novo sistema proprietário, que será introduzido pela primeira vez em um novo modelo que será revelado no ano que vem.
A plataforma integrada combina três computadores principais que têm visão operacional, inteligência artificial, computação geral e infoentretenimento.
A NVIDIA e o Google também estão auxiliando a fabricante neste trabalho. Enquanto a primeira empresa está trabalhando nos sistemas principais, a segunda é uma parceira no codesenvolvimento dos sistemas de infoentretenimento.
Categorias