Handmaid’s Tale: o que você precisa lembrar antes da Temporada 6 de Conto da Aia

Após três longos anos de espera, a série Conto da Aia (Handmaid’s Tale) retorna à programação da Paramount+ nesta quarta-feira (9) para iniciar sua sexta e última temporada. O primeiro episódio vai ser liberado pelo streaming a partir das 21 horas, no horário de Brasília, dando início a uma história que promete terminar em revolução.
Apesar da popularidade da série, o longo tempo entre a parte final e as anteriores pode fazer com que muitos fãs tenham se esquecido de alguns acontecimentos importantes. Assim, o Minha Série criou um resumo sobre tudo o que você precisa saber sobre a produção para ficar pronto para acompanhar seu ano de encerramento.
Sobre o que é o Conto da Aia?
Baseada no livro de mesmo nome escrito por Margaret Atwood, o Conto da Aia mostra a história de um futuro próximo, no qual a taxa de fertilidade da humanidade cai de maneira intensa. Nesse cenário de incertezas, o governo totalitário da República de Gilead toma controle de parte dos Estados Unidos — instituindo uma política religiosa machista, na qual mulheres assumem um papel de total subserviência.
Entre elas está June Osborne (Elisabeth Moss), uma ex-editora que é separada de sua família e obrigada a servir um dos líderes do novo regime com o nome Offred. Seu objetivo é servir como uma “substituta” para Serena (Yvonne Strahovski) a mulher do comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes), gerando para ele uma criança.
Durante as temporadas anteriores da série, vemos como a protagonista se organiza com a ajuda de outras mulheres e alguns líderes de Gilead que não foram cooptados pela ideologia do regime para tentar mudar a realidade em que vive. Nas cinco partes já disponíveis, testemunhamos fugas para o Canadá, assassinatos e diversas mudanças que moldam para sempre a personalidade de June.
O que aconteceu logo antes da Temporada 6?
No momento em que a quinta temporada começa, June está refugiada no Canadá, mas segue em busca de sua filha Hannah, que foi enviada para uma escola na qual mulheres são treinadas para virar novas aias. Após quase ser morta atropelada por um membro de Gilead, ela continua livre graças ao sacrifício de seu marido Luke, que no final da quinta temporada se entrega para que ela possa escapar em um trem rumo ao Oeste.
Enquanto Gilead continua de pé, o comandante Joseph Lawrence (Bradley Whitford) trabalha na criação de Nova Behlehem, um lugar no qual refugiados e traidores do regime opressor podem encontrar salvação. No entanto, a iniciativa não tem como objetivo acabar com a ordem que dominou parte dos Estados Unidos, mas sim garantir que ela terá menos fugas e continuará preservando a imagem que transmite ao mundo externo.
A criação do novo espaço isolado também deve ajudar nas relações com o Canadá, cujos moradores estão desenvolvendo um forte sentimento antiamericano. Enquanto no começo o país vizinho abraçava com felicidade os refugiados, agora eles estão sendo tratados de maneira mais fria e até mesmo agressiva.
June e Serena devem decidir os termos de sua relação
No final da quinta temporada, a protagonista June embarca em um trem rumo ao Oeste, com o objetivo de escapar de vez de Nova Gilead e também das autoridades canadenses. Ela leva consigo a jovem Holly (ou Nichole), filha que teve com comandante Waterford, que acabou sendo assassinado pela protagonista.
No entanto, ela não consegue se livrar da presença de Serena, a ex-mulher do comandante que busca pela criança Holly que considera ser sua. Com o passar do tempo as duas mulheres acabaram desenvolvendo uma relação que não é exatamente agressiva, embora não possa ser considerada uma amizade.
Conforme a série foi progredindo, vimos Serena sendo enviada ao Canadá como uma embaixadora, bem como tendo seu filho Noah caindo nas mãos dos bizarros Sr. e Sra. Wheeler. No final da quinta temporada, ela escapa do casal com a criança e ajuda June a escapar — o que significa que as duas estarão juntas no começo da nova temporada.
Dado o que aconteceu com elas nas últimas temporadas, a parte final de Conto da Aia promete um embate definitivo. Afinal, por mais que Serena também tenha sido vítima do regime de Gilead, ela prejudicou June severamente — e inclusive influenciou diretamente na decisão de Luke de se entregar às autoridades.
Série de Conto da Aia parece pronta uma revolução
O trailer da sexta temporada revela que um grande confronto pelo destino de Gilead está pronto para acontecer. Enquanto o Comandante Joseph Lawrence deve continuar querendo manter certo controle, ele pode acabar sendo prejudicado pelas ações do Comandante Nick Blaine (Max Minghella), que continua sendo um informante que colabora com as forças contrárias ao regime.
Quem também deve ter um papel importante é a Tia Lydia (Ann Dowd) que, embora continue sendo uma fanática religiosa, começa a perceber que não concorda totalmente com as decisões da liderança do regime. Já Janine (Madeline Brewer) pode se provar novamente como uma força imprevisível, especialmente dado sua tendência de sobreviver a tentativas de assassinato e punições severas.
Para completar, Mark (Sam Jaeger), um agente do que restou dos Estados Unidos, deve desempenhar um papel muito importante na revolução que se aproxima do Conto da Aia. Capaz de passar facilmente por diferentes fronteiras, ele pode ser uma peça importante no resgate de Hannah — e no desmonte completo das estruturas que ainda dão sustentação a Gilead.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Fontes
Categorias