Morre David Lynch, diretor de Twin Peaks e Cidade dos Sonhos, aos 78 anos
David Lynch, renomado cineasta e mestre do surrealismo, faleceu aos 78 anos. Conhecido por seu estilo único, que mistura o sombrio e o fantástico, Lynch foi responsável por clássicos como o filme Cidade dos Sonhos (2002) e a aclamada série Twin Peaks, que influencia produções até hoje.
Ele acumulou ao longo de sua carreira quatro indicações ao Oscar, consolidando-se como um dos grandes nomes do cinema e da TV. Em 2020, também recebeu um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.
A causa da morte não foi divulgada, mas o diretor revelou em 2024 que havia sido diagnosticado com enfisema pulmonar, decorrente de anos como fumante. A doença, segundo ele, limitava sua capacidade de trabalhar presencialmente, marcando uma pausa em sua brilhante trajetória.
Em um comunicado emocionado publicado nas redes sociais, a família de Lynch afirmou: "Há um grande vazio no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria, "fiquem de olho na rosquinha, e não no buraco."
A mensagem encerra com uma frase poética acompanhada de uma imagem do diretor com uma guitarra e segurando um cigarro: "É um dia lindo com raios de sol dourados e céus todos azuis."
Relação de longa data com o cigarro
Ao falar sobre a doença no fim do ano passado, o diretor comentou sobre a sua relação com o cigarro, que foi lembrada na sua foto de despedida nas redes sociais. Na época, David Lynch disse que começou a fumar aos 8 anos de idade, o que certamente contribuiu para os problemas pulmonares.
O diretor largou o vício em 2020, quando foi diagnosticado com um enfisema pulmonar. Falando à revista People, ele comentou sobre sua relação complexa com o tabagismo e as consequências da prática.
“Uma parte muito importante da minha vida era fumar. Eu amava o cheiro do tabaco, o gosto do tabaco. Eu amava acender cigarros. Era parte de ser um pintor e um cineasta para mim”, explicou o diretor, na época, completando. “Você colhe o que planta.”
Carreira de sucesso
Durante seus 78 anos de vida, David Lynch ficou conhecido pela personalidade forte e o grande sucesso como cineasta. Além dos sucessos nas telonas, eo diretor também marcou época com suas produções para televisão.
O primeiro filme de Lynch é Eraserhead, que foi lançado em 1977 e já mostrou o potencial surrealista do diretor. Em 1980, ele lançou The Elephant Man, que angariou duas indicações ao Oscar.
Na televisão, seu maior sucesso é Twin Peaks, produção que marcou época nos anos 90 e ganhou um revival aclamado em 2018. Em toda sua trajetória, a série surrealista alcançou nada menos que nove indicações ao Emmy, principal prêmio da televisão, além de uma vitória no Globo de Ouro.
E aí, você é fã do trabalho de David Lynch? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Categorias