The Pitt tem conexão com ER - Plantão Médico? Entenda ligação das séries
Lançada no dia 9 de janeiro pela Max, The Pitt é uma nova série médica estrelada por Noah Wyle que se aproxima muito de assuntos sensíveis do mundo real. No papel do Dr. Michael “Robby” Rabinavitch, ele interpreta um profissional talentoso, mas que sofre com os traumas causados pela pandemia da COVID-19.
Para quem é familiar com o mundo da televisão, a escolha de Wyle para o papel surgiu como uma espécie de “déjà-vu”, já que ele se tornou conhecido por fazer um personagem bem pareciodo na clássica ER (Plantão Médico, no Brasil). Mas será que as duas séries estão ligadas entre si ou isso não passa de uma mera coincidência?
The Pitt quase foi um reboot de ER
Na prática, The Pitt e ER são séries completamente distintas entre si que, apesar de seguirem a mesma temática, trazem personagens e dinâmicas bem diferentes. No entanto, a visão original dos criadores da produção mais recente era que ela fosse um reboot da história mais antiga, que fez sucesso entre os anos de 1994 e 2009.
Ela surgiu como uma ideia do ator principal, que entrou em contato com o showrunner e produtor-executivo de ER, John Wells, com a intenção de fazer algo diferente. Eles se uniram com o roteirista R. Scott Gemmil para criar uma trama mais contida e que se focaria na vida de John Carter (interpretado por Wyle), um dos personagens mais queridos da antiga franquia.
Embora a ideia tenha ganhado tração e progredido, ela acabou não sendo aceita pela NBC, que é a dona dos direitos autorais da antiga série. Acreditando que o conceito tinha valor, o trio decidiu que valia a pena retrabalhá-lo e dar a ele uma vida própria, o que acabou resultando na criação de The Pitt.
Assim, a produção exibida pela Max traz em si o “DNA” de ER, mas na prática não tem nenhuma conexão com as histórias contadas no passado. Ela também se diferencia por adotar um formato bem diferente, no qual cada episódio retrata um período de um longo plantão de 15 horas que o protagonista Michael tem pela frente.
Com isso, The Pitt acaba se aproximando muito mais do ritmo de uma produção como 24 Horas do que da antiga série médica que até hoje é uma das grandes referências do gênero. O fato de ela ser exibida no streaming, sem intervalos comerciais programados, também colabora para um roteiro mais ágil e com muitos momentos que tiram o fôlego da audiência.
Onde assistir à série clássica no streaming?
Apesar de já ter acabado há mais de uma década, ER até hoje é lembrada por ter definido padrões que são seguidos por outras produções famosas, como Grey’s Anatomy. Embora o cuidado com pacientes seja a base da série, ela acabou se destacando mais pelo relacionamento de seus protagonistas — que também viravam vítimas de mortes trágicas (e algumas tragicômicas).
A antiga Plantão Médico também ajudou a catapultar a carreira de figuras como George Clooney, dando a elas as primeiras oportunidades de abrir portas em Holywood. No Brasil, as 15 temporadas produzidas podem ser conferidas na íntegra pela Max que, coincidentemente ou não, também é a casa oficial de The Pitt.
E aí, você é fã de ER e está acompanhando The Pitt? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Fontes
Categorias