Quais são os critérios para um filme ser indicado ao Oscar? Veja diretrizes e regras

Imagem de: Quais são os critérios para um filme ser indicado ao Oscar? Veja diretrizes e regras

Iniciada em 1929 pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas, a premiação conhecida popularmente como Oscar já virou parte do calendário fixo de muitos fãs do entretenimento. A cada ano, a entidade seleciona as melhores produções de várias partes do mundo e as premia em critérios como direção, atuação e conquistas técnicas.

No entanto, o que muitas pessoas podem não saber é que não basta que um filme seja lançado no circuito comercial para que ele seja imediatamente considerado para a premiação. A Academia possui uma lista bastante estrita de critérios que deve ser seguida por qualquer produção norte-americana ou internacional que queira concorrer a uma estatueta.

Em 2025, as diretrizes da premiação também geraram debates e até fake news polêmicas. Com isso em mente, confira a seguir mais detalhes sobre como funciona a premiação.

Quais são os critérios para concorrer ao Oscar?

Segundo o documento publicado no site oficial da premiação, alguns dos critérios mais importantes envolvem o meio de estreia de um projeto. Os filmes que desejam concorrer devem ter pelo menos 40 minutos de duração e terem sido exibidos publicamente nos formatos de 35mm ou 70mm.

Já aqueles que adotaram o formato digital devem contar com scan progressivo em 24 ou 48 quadros, uma resolução mínima de 2048 x 1080 pixels e respeitar a masterização ST 430-1:2006 D-Cinema Distribution Master. A Academia também prevê aspectos específicos para a configuração de áudio, e não considera obras que saíram inicialmente no streaming, pay per view, DVD ou pelo catálogo de companhias aéreas.

Além disso, quem deseja estar presente no Oscar 2025 precisa garantir que seu filme vai ser exibido por pelo menos sete dias consecutivos em uma das cinco áreas metropolitanas consideradas pela Academia. Elas se localizam em Los Angeles, na Bay Area (que inclui a cidade de San Francisco), Nova York, Chicago, Dallas-Fort Worth e Atlanta.

No caso dos filmes que são exibidos por festivais, há uma exceção para sua transmissão online, que deve ser bastante restrita. Isso só pode acontecer contanto que eles sejam distribuídos com a proteção de senhas específicas ou que, para acessá-los, uma transação em dinheiro seja exigida.

O Oscar traz várias regras bastante específicas para filmes que desejam concorrer a uma estatueta
O Oscar traz várias regras bastante específicas para filmes que desejam concorrer a uma estatueta

A premiação deste ano também só permite o registro de filmes que tenham passado pelo circuito comercial entre os dias 1º de Janeiro e 31 de dezembro. No caso de obras produzidos fora dos Estados Unidos, elas só vão ser consideradas caso estreiem no país dentro de cinemas — mas sua reprodução em outros meios fora do país está liberada.

Outra regra importante é que todos os projetos concorrentes devem entregar à Academia uma cópia física com qualidade semelhante à sua exibição comercial. Ela vai se tornar uma propriedade da instituição que, em troca, vai exibi-la a membros cadastrados, mas se compromete a não usá-la com nenhum intuito comercial.

Premiação traz regra especial em 2025

A lista de regras do Oscar 2025 é bastante extensa, e envolve questões como datas de votação e registro, critérios de avaliação e questões especiais envolvendo animações — muitas delas só afetando os membros votantes e as obras participantes. No entanto, a edição deste ano traz uma questão especial que promete causar polêmica.

A edição deste ano vai destacar obras que foram produzidas seguindo regras inclusivas
A edição deste ano vai destacar obras que foram produzidas seguindo regras inclusivas

A categoria de Melhor Filme só vai considerar títulos que tenham caráter inclusivo e alguma representação de grupos minoritários em seu elenco ou roteiro. No que diz respeito ao elenco, é preciso que haja uma “presença significativa” de pessoas afro-americanas, negras ou caribenhas, chineses, coreanos, mongóis, latinos ou indígenas.

Também são considerados atores com origem no Oriente Médio, Norte da África, Ilhas do Pacífico ou do Sudeste usuário. Além disso, pelo menos 30% dos participantes de um filme devem ser de dois grupos sub-representados, incluindo mulheres, grupos étnicos minoritários, membros da comunidade LGBTQ+ e pessoas com dificuldades auditivas, surdas ou que possuam limitações físicas.

Para completar, as produções devem oferecer oportunidades de aprendizado ou estágios pagos para membros de comunidades sub-representadas, regra que também se aplica a contratações nos departamentos de marketing, distribuição e desenvolvimento. Segundo a Academia, esses critérios não afetam outras categorias do evento, que respondem a regras próprias.

E aí, você sabia como funcionava a seleção de filmes para o Oscar? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no ThreadsInstagramTikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.