Disney 'escaneou' atores de WandaVision para uso sem consentimento com IA
Em meio às polêmicas discussões envolvendo o uso de IA por grandes estúdios, inúmeros atores e atrizes que trabalharam como figurantes em WandaVision contaram que tiveram suas imagens "escaneadas" pela Disney durante o processo de contratação. Quem denunciou o caso foi a atriz Alexandria Rubalcaba, ao National Public Radio (NPR).
Segundo ela, durante as gravações da série do MCU, a Disney e a Marvel Studios realizaram scans completos dos rostos e corpos da maioria dos figurantes para poderem utilizar as aparências dos atores em futuros projetos.
Rubalcaba conta que, em meio às gravações de WandaVision, os atores e atrizes foram encaminhados para um trailer. Lá, precisaram posar por aproximadamente 15 minutos fazendo as mais diversas expressões e movimentos para várias câmeras.
"[Eles diziam]: coloque as mãos para fora. Coloque as mãos para dentro. Olhe para cá. Olhe para lá. Deixe-nos ver seu rosto assustado. Deixe-nos ver seu rosto surpreso", relembra.
Roteiristas estão em greve desde maio; o sindicato de atores e atrizes se juntou à paralisação em julho (Foto: Getty Images)
O objetivo do procedimento, no entanto, não foi explicado pela Disney no contrato de trabalho. Ela também conta que não recebeu nenhum valor adicionar por isso, apenas US$ 187, pagamento mínimo dos figurantes.
A atriz ressaltou o medo de ter sua imagem utilizada em projetos futuros sem ser avisada e remunerada. "E se eu não quiser aparecer em MarioVision, ou SarahVision? O meu medo é que a inteligência artificial um dia substitua completamente os figurantes. Eles não vão mais precisar de nós."
Uso de IA em Hollywood
A situação confirma o que a diretora do sindicato dos atores (SAG-AFTRA), Fran Drescher, havia dito sobre a proposta incomum feita pelos estúdios durante as negociações da greve.
"Eles propuseram que nossos figurantes de fundo sejam 'escaneados', recebam o pagamento de um dia de trabalho e que as empresas sejam proprietárias dessa imagem, de sua semelhança e possam utilizá-lo para sempre em qualquer projeto que quiserem, sem consentimento e sem compensação financeira", explicou a presidente.
O uso de IA pelos grandes estúdios de Hollywood vem sendo um dos principais embates nas negociações da atual greve de roteiristas e atores. Entre as exigências dos sindicatos está a garantia de que os estúdios não usarão inteligências artificiais (IAs) para substituí-los.
--
Assista todos os filmes e séries do MCU no Disney Plus
Fontes
Categorias